Início Saúde 10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

Não desperdice o pó do seu café: reaproveite. Há outras formas de reaproveitar a borra de café. Quer conhecê-las?

aproveitar a borra de café
10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

Não desperdice o pó do seu café: reaproveite. Há outras formas de aproveitar a borra de café. Quer conhecê-las? O café é uma bebida bastante popular, sendo amada em todo o mundo. São inúmeras as pessoas que não prescindem de beber o seu café. No entanto, normalmente, sobra uma borra que muitas pessoas não sabem reaproveitar.

Mas esta substância pode ter diversos usos pois, além de estar cheia de nutrientes, contém propriedades que a tornam bastante útil para os mais diferentes fins. O café que sobra depois de se tomar um café, o pó usado ou a borra têm muito mais valor do que imagina. Pode ser usada para fins estéticos ou de limpeza, entre outros. Quer saber mais?

10 formas surpreendentes para reaproveitar a borra de café

Cabelo bonito e saudável

Se pretende ter um remédio natural para os cabelos castanhos e negros, saiba que o pó de café pode ser o que procura! Ele não é indicado para as cores claras como o loiro e o ruivo, pois é um produto que pode escurecer os fios.

Mas o café concede mais brilho ao cabelo, permitindo ainda combater problemas como a caspa e a oleosidade. Basta juntar pó de café ao champô líquido e misturar bem. Depois, lave o cabelo como o faz habitualmente.

 Leia também:

aproveitar a borra de café
10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

Esfoliante para revigorar a pele

O café pode ser usado como esfoliante, tornando a sua pele mais bonita, mais limpa e mais macia. Esfregue a borra do café sobre a pele, suavemente, para eliminar as células mortas.

Combate olheiras

O café pode ainda ajudar a eliminar as olheiras. Basta colocar um pouco de pó de café húmido na área. Aplique cuidadosamente e terá um ar descansado e saudável. Basta aguardar uns 20 minutos depois da aplicação. Faça-o uma vez por semana.

aproveitar a borra de café
10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

Ajuda na limpeza, nomeadamente de panelas e frigideiras

Por vezes, alguns restos de comida ficam agarrados nas nossas panelas e frigideiras. Algo irritante e difícil de remover. Mas, se esfregar um pano ou esponja com duas colheres de pó de café, verá que com facilidade os restos de comida saem.

Sabonete perfumado

Quando o seu sabonete estiver a acabar, não deite fora o resto. Guarde algum e misture com pó de café e um pouco de água. Você terá uma pasta perfumada que pode ser usada para lavar as mãos ou para esfoliar a pele.

aproveitar a borra de café
10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

Elimina maus cheiros

Os maus odores são bastante desagradáveis e difíceis de eliminar. Contudo, o pó de café pode ser uma solução eficaz, pois é capaz de os eliminar. Coloque o café num recipiente, junto ao local que não está com bom cheiro.

Isto funciona com diferentes espaços (frigorífico, armários, caixote do lixo, gavetas). Pode ainda colocar sachês de café em gavetas ou noutros espaços.

Mau cheiro nas mãos

Depois de cozinhar determinados alimentos, as mãos ficam a cheirar mal. Mas se esfregar pó de café nas mãos, elimina até o mau cheiro a alho e a cebola!…

Utilidade na horta e jardim

A borra de café deve ser usada na jardinagem. É um produto que contém nutrientes que se revelam importantes para as plantas. Contudo, tenha cuidado com a quantidade usada e garanta o equilíbrio da acidez do solo.

Espalhe o pó do café sobre a terra e misture com a parte superficial do solo. Quem faz compostagem, pode juntar o pó de café aos outros resíduos orgânicos.

aproveitar a borra de café
10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

Afasta os gatos do seu jardim

Os gatos costumam visitar os jardins das pessoas, mas nem sempre são bem vindos, não é verdade? Afaste os felinos, colocando pó de café pelo jardim, pois os gatos não gostam do cheiro do café.

Pode ser usado, enquanto repelente contra pulgas e formigas

É verdade! Se colocar pó de café em torno de potes de doces ou de pratos de sobremesas, irá conseguir afastar as irritantes formigas que gostam de atacar o que gostamos de comer.

As pulgas também podem ser combatidas. Pode melhorar a vida dos seus animais de estimação, colocando um pouco de pó de café húmido no animal e, depois, dar-lhe um banho.

aproveitar a borra de café
10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

A saber sobre o consumo de café

Qual a quantidade adequada para se beber por dia?

Os médicos recomendam que não se excedam as 3 chávenas diárias.

Qual a quantidade máxima de cafeína que se deve consumir por dia?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que são apenas 400mg de cafeína.

Há cafeína noutros alimentos?

Sim, em produtos regularmente consumidos, nomeadamente: chocolates, chás, bebidas energéticas (como a Red Bull, a Monster ou outras), refrigerantes (como a Pepsi ou a Coca-Cola), medicamentos e até suplementos alimentares.

aproveitar a borra de café
10 formas surpreendentes para aproveitar a borra de café

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre café, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo do café, saiba que há mais artigos sobre café no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.