Início Histórias Curiosidades históricas sobre Coimbra

Curiosidades históricas sobre Coimbra

Coimbra apresenta uma grande história e é uma das cidades mais importantes de Portugal. Por isso é natural que existam várias curiosidades por revelar.

583
COMPARTILHE
Curiosidades históricas sobre Coimbra
Curiosidades históricas sobre Coimbra

Curiosidades históricas sobre Coimbra

Coimbra apresenta uma grande história e é uma das cidades mais importantes de Portugal. Por isso é natural que existam várias curiosidades por revelar.

Conheça algumas curiosidades históricas sobre a cidade dos estudantes:

Sé Velha

Foi capital de Portugal entre 1131 e 1255. “A decisão foi estratégica, pois esta mudança da capital para os campos do Mondego revelou-se vital para viabilizar a independência do novo país, a todos os níveis: económico, político e social. Coimbra foi capital até 1255”, conta o blog Lusofonias.

D. Pedro I de Portugal

A primeira dinastia portuguesa residiu em Coimbra, sendo por isso natural que seis dos nossos monarcas tenham nascido em Coimbra (como por exemplo D. Sancho II, D. Afonso IV ou D. Pedro I).

Universidade de Coimbra

A universidade mais antiga do país (e uma das mais velhas da Europa) situa-se em Coimbra. Foi fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis, em Lisboa. Após várias mudanças para Coimbra e Lisboa, a Universidade acaba por ser instalada definitivamente em Coimbra, por ordem do Rei D. João III, em 1537.

Universidade de Coimbra

Durante séculos, foi a única universidade existente no império português, não sendo por isso de estranhar que muitas figuras de relevo tenham ali estudado.

Invasão muçulmana da Península Ibérica

Coimbra foi transformada num relevante posto comercial com a chegada dos mouros à Península Ibérica.

(cont.)

1
2
COMPARTILHE

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here