Início Histórias Aquecimento global: os factos mais alarmantes

Aquecimento global: os factos mais alarmantes

Reunimos alguns factos e dados que consideramos importantes para que possa perceber melhor tudo o que se passa devido ao aquecimento global.

Aquecimento global: os factos mais alarmantes
Aquecimento global: os factos mais alarmantes

Aquecimento global: os factos mais alarmantes

O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acumular de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e prende-o na superfície terrestre, aumentando a temperatura da Terra.

O aquecimento global é um problema que parece estar na ordem do dia de várias cimeiras internacionais e governos espalhados pelo mundo. Apesar de ser um assunto controverso, sendo que nem todos os países dão a mesma importância a este acontecimento constante, é um tema preocupante que poderá colocar em risco a vida como a conhecemos.

O que faz o aquecimento global? Por exemplo, segundo dados de especialistas, entre 1901 e 2010 o nível médio das águas do mar subiu 19 centímetros e existem previsões para que continue a subir cerca de 28 a 82 centímetros até 2100.

Estas são apenas algumas das consequências que o planeta enfrenta e pode vir a enfrentar por muitos mais anos. Nas imagens que se seguem, reunimos alguns factos e dados que consideramos importantes para que possa perceber melhor tudo o que se passa devido ao aquecimento global.

01 – Conheça os factos mais alarmantes do aquecimento global 

© Shutterstock

O aquecimento global continua a ser uma das grandes preocupações que o planeta tem de enfrentar. Apesar de ser algo ignorado por alguns governos, e mais recentemente , por Donald Trump, a realidade é que o aquecimento global já deu provas dos danos que pode provocar no planeta Terra.

02 – Como acontece?

© Shutterstock

O aquecimento global resulta de um aumento médio da temperatura da Terra devido ao uso excessivo de gases como dióxido de carbono e metano. Estes gases são importantes para a sobrevivência da espécie humana na Terra, contudo, a emissão excessiva está a colocar o planeta em risco.

03 – Na atmosfera

© Shutterstock

Os gases como o dióxido de carbono e óxido nitroso permanecem na atmosfera terrestre durante vários anos, o que torna impossível eliminar por completo o problema do aquecimento global durante várias décadas.

04 – Temperatura média do planeta

© Shutterstock

A temperatura média da Terra subiu 0,85ºC entre 1880 e 2012.

05 – As décadas mais quentes

© Shutterstock

A últimas duas décadas do século XX foram, segundo os estudos climatéricos, as mais quentes dos últimos 400 anos.

06 – Gelo do Ártico

© Shutterstock

O gelo do Ártico está a desaparecer de uma forma assustadoramente rápida. Alguns estudos apontam para que em 2040 a região esteja sem gelo durante a época do verão.

07 – Parque Nacional Glacier

© Shutterstock

Este parque de glaciares está situado em Montana, nos Estados Unidos, e tem atualmente 25 glaciares, ao contrário dos 150 que tinha em 1910.

08 – Dióxido de carbono

© Shutterstock

Este gás de efeito de estufa estava a ser lançado em 2011 para a atmosfera terrestre a uma velocidade de 1000 toneladas por segundo.

09 – Gases na Terra

© Shutterstock

Os níveis de dióxido de carbono na Terra durante o século XX foram os mais altos desde há 650 mil anos.

10 – Níveis por ano

© Shutterstock

As atividades humanas lançam para a atmosfera cerca de 37 mil milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano.

11 – O que pode acontecer no Futuro? 

© Shutterstock

Segundo o relatório mais recente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, entre 2081 e 2100, as temperaturas médias da Terra deverão subir entre 1,5ºC e 4,5ºC.

12 – A primeira extinção

© Shutterstock

Os cientistas acreditam que o primeiro animal a ser extinto como resultado do aquecimento global foi o sapo-dourado. Sendo que mais nenhum foi avistado desde 1989.

13 – Árvores 

© Shutterstock

Calcula-se que 40% das árvores da floresta Amazónica possam desaparecer antes do final do século se a temperatura média da Terra subir 2 a 3 graus.

14 – Desertos

© Shutterstock

Todos os anos, cerca de 2 mil quilómetros quadrados transformam-se em deserto devido à falta de chuva.

15 – Anos quentes 

© Shutterstock

Todos os anos do século XXI estão entre os anos mais quentes de sempre desde 1880.

16 – Consumo de combustíveis fósseis

© Shutterstock

Os combustíveis fósseis são um dos maiores perigos para o aquecimento global, e nos últimos 30 anos, uma média de 80% do consumo deste tipo de combustíveis tem sido feito só nos Estados Unidos.

17 – Mosquitos

© Shutterstock

O aquecimento global está a fazer com que exista uma vaga de mosquitos que aparece todos os anos no Ártico. As temperaturas mais altas são a causa.

18 – Quem acredita?

© Shutterstock

Através de vários inquéritos, estima-se que cerca de 31% dos americanos caucasianos não acreditam na existência do aquecimento global. Em contraste, só 11% dos hispânicos nos Estados Unidos e 17% dos afro-americanos é que não acreditam.

19 – A primeira deslocação 

© Shutterstock

Mais de 100 residentes da ilha de Tegua, no Oceano Pacífico, foram obrigados a abandonar os sítios que habitavam devido a inundações. Este foi o primeiro caso relatado de uma deslocação populacional provocada pelo aquecimento global.

20 – Raios

© Shutterstock

Existem atualmente 25 milhões de quedas de raios por ano. No entanto, os cientistas acreditam que a cada grau que a temperatura da Terra subir, a queda de raios poderá também subir até 12%.

21 – Subida preocupante 

© Shutterstock

Os climas árticos como o Alasca, o Canadá, e a Rússia sofreram uma subida de temperatura duas vezes maior do que a média global no último século.

22 – Ursos Polares 

© Shutterstock

De acordo com o World Wide Fund (WWF), os ursos polares poderão estar extintos dentro de 20 anos se as temperaturas continuarem a subir da mesma forma.

23 – Calor e relações sexuais 

© Shutterstock

De acordo com um estudo publicado no National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, o aumento das temperaturas está a fazer com que as taxas de natalidade no mundo diminuam. Isto porque o calor faz com que o libido das pessoas diminua.

24 – Os maiores produtores de emissões de gases

© Shutterstock

Os Estados Unidos da América são o país que mais gases efeito de estufa lança para atmosfera e é responsável por 27% das emissões de dióxido de carbono. Em seguida estão a China e a Rússia.

25 – Automóveis 

© Shutterstock

Calcula-se que em média, um carro produza cerca de quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono.

26 – 2014

© Shutterstock

O mês de agosto de 2014 foi o mês mais quente de sempre registado globalmente.

27 – Vacas 

© Shutterstock

Acredite ou não, as vacas emitem mais metano do que a indústria do petróleo e são vistas como uma das maiores causadoras do aquecimento global.

28 – O ano mais quente 

© Shutterstock

O ano de 2016 foi o ano mais quente de que há registo.

29 – Disputa resolvida 

© Shutterstock

O aquecimento global resolveu uma disputa entre a Índia e o Bangladesh. Como? Os dois países estavam em disputa pela ilha ‘New Moor’ há vários anos. Contudo, a ilha acabou por desaparecer devido à subida do nível dos mares.

30 – Ilhas Marshall 

© Shutterstock

Este pequeno país da Micronésia pode deixar de existir se a temperatura média da Terra subir 2ºC.

31 – Inverno 

© Shutterstock

Já se passaram mais de 30 anos desde que o planeta Terra sentiu um inverno mais frio do que o habitual, as temperaturas têm-se mantido iguais ou aumentado.

32 – Buraco 

© Shutterstock

O buraco na camada de Ozono que se encontra por cima da Antártida está atualmente duas vezes maior do que o continente Europeu.

33 – Donald Trump 

© Shutterstock

Donald Trump é o único líder de um país grande e industrializado a negar a existência do aquecimento global causado por humanos.
_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.