Início Histórias Aquecimento global: os factos mais alarmantes

Aquecimento global: os factos mais alarmantes

Reunimos alguns factos e dados que consideramos importantes para que possa perceber melhor tudo o que se passa devido ao aquecimento global.

Aquecimento global: os factos mais alarmantes
Aquecimento global: os factos mais alarmantes

Aquecimento global: os factos mais alarmantes

O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acumular de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e prende-o na superfície terrestre, aumentando a temperatura da Terra.

O aquecimento global é um problema que parece estar na ordem do dia de várias cimeiras internacionais e governos espalhados pelo mundo. Apesar de ser um assunto controverso, sendo que nem todos os países dão a mesma importância a este acontecimento constante, é um tema preocupante que poderá colocar em risco a vida como a conhecemos.

O que faz o aquecimento global? Por exemplo, segundo dados de especialistas, entre 1901 e 2010 o nível médio das águas do mar subiu 19 centímetros e existem previsões para que continue a subir cerca de 28 a 82 centímetros até 2100.

Estas são apenas algumas das consequências que o planeta enfrenta e pode vir a enfrentar por muitos mais anos. Nas imagens que se seguem, reunimos alguns factos e dados que consideramos importantes para que possa perceber melhor tudo o que se passa devido ao aquecimento global.

01 – Conheça os factos mais alarmantes do aquecimento global 

© Shutterstock

O aquecimento global continua a ser uma das grandes preocupações que o planeta tem de enfrentar. Apesar de ser algo ignorado por alguns governos, e mais recentemente , por Donald Trump, a realidade é que o aquecimento global já deu provas dos danos que pode provocar no planeta Terra.

02 – Como acontece?

© Shutterstock

O aquecimento global resulta de um aumento médio da temperatura da Terra devido ao uso excessivo de gases como dióxido de carbono e metano. Estes gases são importantes para a sobrevivência da espécie humana na Terra, contudo, a emissão excessiva está a colocar o planeta em risco.

03 – Na atmosfera

© Shutterstock

Os gases como o dióxido de carbono e óxido nitroso permanecem na atmosfera terrestre durante vários anos, o que torna impossível eliminar por completo o problema do aquecimento global durante várias décadas.

04 – Temperatura média do planeta

© Shutterstock

A temperatura média da Terra subiu 0,85ºC entre 1880 e 2012.

05 – As décadas mais quentes

© Shutterstock

A últimas duas décadas do século XX foram, segundo os estudos climatéricos, as mais quentes dos últimos 400 anos.

06 – Gelo do Ártico

© Shutterstock

O gelo do Ártico está a desaparecer de uma forma assustadoramente rápida. Alguns estudos apontam para que em 2040 a região esteja sem gelo durante a época do verão.

07 – Parque Nacional Glacier

© Shutterstock

Este parque de glaciares está situado em Montana, nos Estados Unidos, e tem atualmente 25 glaciares, ao contrário dos 150 que tinha em 1910.

08 – Dióxido de carbono

© Shutterstock

Este gás de efeito de estufa estava a ser lançado em 2011 para a atmosfera terrestre a uma velocidade de 1000 toneladas por segundo.

09 – Gases na Terra

© Shutterstock

Os níveis de dióxido de carbono na Terra durante o século XX foram os mais altos desde há 650 mil anos.

10 – Níveis por ano

© Shutterstock

(cont.)

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média / 5. Numero de classificações:

Seja o primeiro a classificar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.