Conheça uma aldeia que tem uma curiosidade interessante que marca a sua origem. A aldeia onde uma zanga de pastores fez nascer duas povoações.
No nosso país, não faltam destinos rurais com curiosidades fascinantes. Em Portugal, há várias aldeias que apresentam um património que nos ajuda a conhecer partes importantes da história no nosso território. Por vezes, contam episódios que antecedem a própria fundação do nosso país.
Há aldeias que também se destacam pela beleza natural que circunda a povoação. Existem também povoações com atrações intrigantes que levam muitas pessoas a visitá-las. Existem ainda aldeias como Teixeira, que têm curiosidades que as tornam em pérolas irresistíveis. Fique a conhecer os encantos de uma aldeia que tem uma curiosidade fascinante que marca a sua origem…
Teixeira: A aldeia onde uma zanga de pastores fez nascer duas povoações no Centro de Portugal!
Localização
Este é um espaço habitado por pastores desde tempos imemoriais. Este local apresenta grande beleza. Encontra-se rodeado por matas de pinheiro-bravo, apresentando giestais e medronhais.
A aldeia de Teixeira encontra-se em Seia. A história conta que uma altercação entre congéneres fez surgir duas povoações homónimas, Teixeira (uma de Cima e outra de Baixo). Desta forma, o vale da Ribeira de Teixeira foi enriquecido por duas povoações.
O nome
O topónimo da aldeia deriva de “Teixe”, que tem o significado de peça ou de brinco de ouro.
Riqueza natural
Teixeira encontra-se num relevo acidentado, a 580 m. Neste espaço, crescem olivais cujo produto chega ao lagar de varas onde se produz um azeite famoso. Os matos deste local são aromatizados de forma natural pela urze, pelo rosmaninho e outras ervas, uma riqueza natural que atrai visitantes e também atrai abelhas.
A paisagem em socalcos
Os socalcos marcam a paisagem local. Trata-se de uma técnica usada na agricultura, especialmente em terrenos que apresentam uma inclinação acentuada. Esta técnica passa pela criação de rampas que permitem apresentar parcelas niveladas para a conservação dos solos e a redução de perdas de água.
Curiosidade
Teixeira é uma aldeia que se transformou em duas. A razão da sua divisão deve-se a uma zanga. Por isso, atualmente, há duas Teixeira, a Teixeira de Cima e a Teixeira de Baixo. Foi devido a uma zanga de pastores que surgiu a separação.
Apesar desse momento ter levado ao distanciamento, ao surgimento das duas povoações, de Cima e de Baixo, isso não as conseguiu separar. Atualmente, Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo continuam ligadas. As aldeias partilham o seu quotidiano. Desta forma, permanecem a partilhar ritos, tradições e património, como se Teixeira permanecesse sempre o mesmo lugar.
Estas povoações nunca deixaram de se ligar. A ligação entre Teixeira de Cima e Teixeira de Baixo manteve-se pelos caminhos que unem as duas povoações, nomeadamente o Centro de Teixeira de Cima que está ligado à Capela de Nossa Senhora da Conceição de Teixeira de Baixo.
Este percurso pedestre é conhecido pela Rota da Missa. Quem realiza esta rota fica a conhecer o belo casario de xisto. A beleza natural é deslumbrante, onde se destacam os campos de cultivo em socalcos, que são bastante comuns na Natureza da região.
Uma visita a este destino rural só fica completa quando se prova a aguardente de medronho típica de Teixeira. Ora, a melhor forma de terminar uma qualquer zanga é realizar um brinde com esta aguardente de medronho!…
Leia também:
- Um dos mais belos palácios portugueses no Centro de Portugal
- Provavelmente, uma das cascatas mais fascinantes do Centro de Portugal
- Portas de Ródão: um local mágico no Centro de Portugal
Principais atrações
Ponte em xisto
Esta ponte rústica em xisto encontra-se a curta distância do núcleo principal da aldeia. Ela apresenta arco único e revela-se um elemento fascinante, num cenário incrível.
Foi construída sobre a ribeira da Teixeira, sendo um elemento que reivindica protagonismo numa paisagem deslumbrante. Esta ponte é uma das atrações imperdíveis da aldeia.
Localização GPS: 40.253889, -7.739286
Lagar em Azeite
Este lagar está presente no termo da povoação. Encontra-se num socalco sobranceiro à ribeira da Teixeira. Esta atração imperdível consiste num lagar de vara para produção de azeite.
Esta é uma construção feita em xisto. O lagar assenta sobre uma construção mais antiga. Em 1995, foi objeto de obras de requalificação e ampliação. Ele manteve-se em laboração até ao início do corrente século.
O lagar de vara funcionava por uma engrenagem que era movida através da força da água. Atualmente, conserva ainda parte do equipamento original.
Localização GPS: 40.251061, -7.739817
Igreja Matriz de Teixeira
Este templo é uma atração imperdível de Teixeira. Esta construção religiosa revela-se um ponto de interesse que encantará todos, não apenas pessoas de fé.
Morada: Rua da Igreja, 6285-051 Teixeira de Cima
Localização GPS: 40.253596, -7.741229
Capela de Nossa Senhora da Conceição
Este é o edifício mais antigo da freguesia. A Capela de Nossa Senhora da Conceição é um edifício encantador, datado do século XVIII.
É Fabuloso conhecermos o nosso país ao pormenor. Temos coisas fabulosas, MUITAS, ainda do total desconhecimento das pessoas. O ministério tinha obrigação de criar uma rede nacional de recolha de tudo o que é histórico, gastronomico, cultural, religioso, etc. Há muita coisa feita mas sem um rumo, um objetivo, um interesse coletivo, nacional. As crianças e jovens devem fazer esse trabalho comandados pelas faculdades e alunos ESTAGIÁRIOS. Chama -se a isto, interesse público, PATRIOTISMO, ORGULHO NACIONAL.. INFELIZMENTE só vimos casas dos degredos, agricultor porquinho, mealheiro e futebol