Vladimir Putin tornou-se no homem mais temido do século XXI. Autorizou uma invasão e pode ter dado origem à III Guerra Mundial. Conheça 7 factos sobre o ditador russo.
A Ucrânia foi invadida pelo Exército russo a mando de Vladimir Putin. O presidente da Rússia sempre foi tido como um homem perigoso, contudo, esperava-se que a influência e poder dos Estados Unidos da América e da União Europeia demovesse este ser humano de fazer as atrocidades que se previa.
A sua decisão de invadir a Ucrânia, tomar conta de várias cidades, nomeadamente Kiev, é fruto de um plano bem urdido ao longo de anos. Mas, essa ação está a tornar o seu inimigo (Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia) num herói em todo o mundo, ficando o russo com o papel de maior vilão da história do século XXI, um Adolf Hitler 2. Quer saber mais sobre este homem que quer destruir o planeta?
Vladimir Putin: o percurso
O russo estudou Direito na Universidade Estadual de Leningrado, o curso foi concluído em 1975. Ele revelou–se um fiel servidor do Partido Comunista tendo ingressado no Serviço de Espionagem Russo, o famoso KGB. Vladimir Putin foi designado como agente para ficar em Dresden, na Alemanha Oriental. Nesta cidade permaneceu até ao momento da queda do muro de Berlim, em 1989.
A vida pessoal
O homem que originou a mancha de sangue que se instalou na Europa é Vladimir Vladimirovich Putin. Ele nasceu em 1952 em São Petersburgo (na época era Leningrado) na Rússia (na época, era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS). Vladimir Putin sempre procurou esconder a sua vida pessoal, conseguindo preservar ao máximo a privacidade da sua família.
Foi casado com Lyudmila Shkrebneva entre 1983 e 2013, dessa relação surgiram duas filhas. Maria Putin (ou Mariya Vorontsova ou Masha) é a mais velha, tendo nascido em abril de 1985, ainda em Leningrado. A filha mais nova é Katerina Tikhonova (ou Katya, ou Yekaterina), sendo que esta nasceu em agosto de 1986.
Ascensão
Putin foi agente da KGB, serviço secreto soviético antes de assumir o poder. Este seu trajeto é motivo de muito orgulho do atual presidente da Rússia. Em 2012 Putin iniciou o seu terceiro mandato, tendo-se tornado no presidente que permaneceu mais tempo no cargo após a dissolução da União Soviética. Reunimos alguns factos curiosos sobre este homem que irá assombrar a nossa vida ao longos dos próximos dias, semanas, meses, anos, décadas!…
Vladimir Putin: 7 factos do homem mais temido do séc. XXI
1 – Tem uma mãe sobrevivente
A mãe do político russo sobreviveu ao cerco de Leningrado. No ano de 1941, num contexto delicado em que as tropas alemãs e finlandesas bloquearam todos os suprimentos para Leningrado, a mãe de Vladimir Putin sobrevive.
A ação de bloquear os suprimentos é tida como um dos episódios mais cruéis cometidos pela Wehrmacht na Rússia, pois visava matar à fome todos os moradores de Leningrado. Contra todas as probabilidades Maria Ivanova sobreviveu.
2 – Família sem vínculos
“Ich, Putin” foi um documentário realizado pela rede pública alemã ARD. Nesse documentário Putin revelou:
“Não posso dizer que éramos uma família emocional. Que conversássemos muito. Éramos todos bastante reservados. Mas por outro lado, sempre nos demos muito bem. Os meus pais ficaram juntos ao longo de muitos anos, até o fim de suas vidas. Mas nunca tive contacto com nada emocional, não houve dificuldades ou tragédias. Eles não falavam sobre isso”.
3 – Capa da Revista Time
Platon é o nome de um famoso fotógrafo que colocou uma foto de Putin para a capa da revista Time. Essa foto ganhou o prémio World Press Photo 2008.
4 – Artes marciais
Quando tinha apenas 11 anos Putin queria aprender judo, uma arte marcial. Contudo, não recebeu a aprovação da mãe. Essa desaprovação não impediu Putin de seguir a sua convicção. Ele tornou-se um grande praticante de artes marciais.
Em 2001, Putin venceu o quinto dan faixa preta em judo. Em 2013, o político russo venceu o nono dan mais alto do taekwondo.
5 – O amor… por cães
Pode surpreender muita gente, mas o presidente russo é um grande admirador de cães. Ele possui um pastor búlgaro. Putin até realizou um concurso nacional para a escolha do nome. Ele tem vários animais de estimação que foram criados para si, entre eles estão uma cabra Skazka e um tigre siberiano.
6 – Cristão ortodoxo
Quando era criança, Putin pode definir-se como ateu. Contudo, na sequência de dois grandes acidentes que ocorreram na década de 1990, Putin voltou-se para a igreja. Nessa década, Putin sofreu um acidente de carro (juntamente com a sua esposa) e também ainda sobreviveu a um incêndio que ocorreu em sua casa. Depois desses acontecimentos marcantes, tornou-se mais espiritual, assumindo-se como um membro devoto da Igreja Ortodoxa Russa.
7 – “Talento” para as artes
Num evento de cariz solidário que ocorreu em São Petersburgo, Putin cantou “Blueberry Hill”. Para alguns mostrou ter talento, certo é que enfrentou uma plateia que tinha nomes importantes na área do entretenimento, nomeadamente Sharon Stone. O porta-voz confirmou que Putin aprendeu as letras da música nas suas aulas de inglês.
Leia também:
NCultura
Se leu “Vladimir Putin: 7 factos do homem mais temido do séc. XXI” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…