Fique a conhecer alguns dos vários atributos das Termas do Gerês, um espaço onde pode viver uma experiência saudável e revigorante.
O nosso país tem diversas termas que proporcionam momentos bastante agradáveis, além de providenciarem tratamentos que podem fazer toda a diferença na qualidade de vida de algumas pessoas.
Entre as termas mais populares de Portugal estão as termas do Gerês. Além da beleza natural que circunda as termas, há também um conjunto vasto de atrações que tornam o Parque Nacional Peneda-Gerês bastante procurado.
No entanto, estas termas complementam a oferta local, proporcionando condições ímpares para tornar a nossa vida ainda mais agradável. Fique a conhecer alguns dos diversos atributos das Termas do Gerês, um espaço onde pode viver uma experiência saudável e revigorante.
Visite as Termas do Gerês e recarregue as baterias
Localização
As Termas do Gerês encontram-se em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês e beneficiam de um ambiente de vila de montanha tranquilo. Além disso, este espaço está circundado de grande beleza.
As Termas do Gerês asseguram algo distinto, colocando os interesses de cada cliente em primeiro lugar. Por isso, muitos consideram estas termas as melhores do país. Essa eleição será sempre algo controversa. No entanto, é seguro assegurar que este destino faz muito bem ao corpo e à alma.
As Termas do Gerês
Estas termas deixaram de ser apenas procuradas por doentes ou pessoas que desejavam cuidar das suas maleitas. Atualmente, as Termas do Gerês revelam-se um destino perfeito para relaxar, para fugir da stressante rotina diária. Nestas termas, pode usufruir de momentos agradáveis, tranquilos, sendo um espaço perfeito para descansar e recuperar energias.
Uma visita às Termas do Gerês faz-nos sentir verdadeiramente revigorados, preparados para enfrentar os desafios do quotidiano. As termas do Gerês estão abertas ao longo de todo o ano. Por isso, são um destino perfeito para uma escapadinha revitalizante.
Breve história
A água das Termas do Gerês demonstra os seus efeitos terapêuticos há milénios. Devido às suas características únicas, ela tem ajudado no tratamento de algumas doenças. Há mais de 2000 anos que os romanos descobriram as potencialidades da água das Termas do Gerês, confirmando os respetivos benefícios das mesmas, mesmo estando nessa altura num local de difícil acesso.
As propriedades benéficas da água ajudaram a propagar a sua popularidade. Junto à Fonte da Bica, encontra-se uma inscrição em latim estando incrustada no maciço granítico. A mensagem “Aegri Surgunt Sani” diz bem do valor destas águas, uma vez que significa “os doentes saem sãos”.
A água
A água destas termas é a base da Cura Termal. Quando esta água é ingerida, ela produz efeitos positivos, gerando bem-estar geral nos termalistas, além de ser algo bastante benéfico para todo o organismo, atuando ao nível da regeneração das células.
A água das Termas do Gerês apresenta características singulares. Ao longo de vários séculos de experiência, foi demonstrado que o seu efeito é particularmente eficaz nas seguintes terapias:
- Fígado
- Vesícula
- Obesidade
- Diabetes
- Hipertensão arterial
No entanto, há mais benefícios, além destas indicações terapêuticas específicas. Os especialistas defendem que a frequência da estância termal do Gerês origina benefícios gerais pelo gozo de um período de repouso-ativo.
Ao conjugar uma alimentação saudável e a atividade física, com a balneoterapia relaxante, melhoram-se determinados contextos negativos, nomeadamente as seguintes situações:
- Stress e fadiga;
- Anorexias;
- Tendência para a Depressão;
- Reumatismos crónicos;
- Má Circulação, etc…
A água destas termas é especial. Ela reúne características de diferentes grupos. Esta água apresenta um pH elevado de 9,1, marcadamente alcalino, o que é típico de água sulfúrea.
Esta água não tem enxofre no seu estado mais reduzido de sulfureto. É uma água límpida e sem cheiro. Por isso, esta é uma água atípica, sendo considerada exclusiva no que respeita às suas macro características, não existindo outra água que lhe seja comparável.
Desta forma, a água das Termas do Gerês revela-se perfeita para tratamentos específicos, nomeadamente para certas patologias diagnosticadas. Os seus benefícios generalizados revelam-se:
- Fortalecimento e relaxamento muscular;
- Melhoria a nível da mobilidade das articulações;
- Aumento da amplitude de movimentos;
- Redução de espasmos musculares;
- Melhoria de contrações musculares;
- Calmante a nível de dores e inflações;
- Estimulação da circulação sanguínea.
Leia também:
- 5 lugares paradisíacos para descobrir no Gerês
- 5 das aldeias mais encantadoras do Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Os espigueiros centenários do Soajo no Gerês
Onde ficar?
Existem vários locais onde ficar na Vila do Gerês, nomeadamente, Hotéis e Residenciais. Eis alguns exemplos:
- Águas do Gerês – Hotel, Termas e SPA
- Adelaide Hotel
- Aparthotel Gerês
- Hotel Carvalho Araújo
- Hotel Universal
- Hotel Apartamentos do Gerês
- Pensão Casa da Ponte
- Pensão Central Jardim
- Pensão Dores Capela
- Pensão Fernandes
- Pensão Flor de Moçambique
- Pensão O Horizonte do Gerês
- Pensão Lurdes Capela
- Pensão Moderna do Gerês
- Pensão Príncipe
- Pensão São Miguel
- Quinta de Souto Linho
Nos arredores da Vila do Gerês, também existem várias opções, nomeadamente:
- Pousada da Caniçada
- Pousada de Santa Maria de Bouro
- Estalagem de São Bento da Porta Aberta
- Pensão Beleza da Serra
- Pensão Manuel Pires
- Pensão Salvador
- Pensão Pontes de Rio Caldo
- Quinta do Agrinho
- Quinta de Gestaçós