Início Saúde O tinto previne cáries? Descubra a resposta

O tinto previne cáries? Descubra a resposta

Sabia que o vinho tinto pode ser um precioso aliado para a sua saúde bocal? Vinho tinto previne cáries. Mais uma razão para beber moderadamente.

tinto previne cáries
O tinto previne cáries? Descubra a resposta

Sabia que o vinho tinto pode ser um precioso aliado para a sua saúde bocal? Vinho tinto previne cáries. Mais uma razão para beber moderadamente.

O prazer de acompanhar uma refeição com um bom vinho tinto é enorme. Além de ser uma bebida particularmente saborosa, o vinho tinto está na génese de diversos benefícios para a saúde.

Praticamente todos os anos são publicados estudos que revelam como um copo de vinho pode contribuir para melhorarmos a nossa saúde. Os benefícios para o coração é dos mais falados, no entanto há muitos mais. Entre eles, está o benefício revelado por um estudo recente. Sabia que o vinho tinto pode ser um precioso aliado para a sua saúde bocal? Vinho tinto previne cáries. Mais uma razão para beber moderadamente.


Leia também: Alho e vinho tinto: uma combinação super benéfica para a saúde


O tinto previne cáries? Descubra a resposta

tinto previne cáries
O Vinho Tinto previne cáries? Descubra a resposta

Higiene da boca

A boca é uma das partes do corpo que devemos preservar ao máximo, pois é extremamente importante mantê-la saudável. A escovagem (bem feita!) é imprescindível para a higiene diária. No entanto, pode não ser suficiente e existem outras ações que devemos ter em linha de conta.

O uso de fio dentário diariamente contribui eficazmente para a saúde da boca. Além da pasta de dentes, que deve ser bem escolhida, pode recorrer a outros produtos como creme dental, que contenha flúor. Um enxaguante bucal com flúor pode ser uma boa opção, algo que o seu dentista pode recomendar.

Deve também evitar comer entre as principais refeições. Tenha em consideração optar por alimentos mais saudáveis e preterir outros que impliquem uma escovagem mais agressiva e aprofundada. Sabia que o vinho tinto pode contribuir para a prevenção de cáries?

tinto previne cáries
O Vinho Tinto previne cáries? Descubra a resposta

A fonte

No Journal of Agricultural and Food Chems, foi publicado um estudo que defende que os polifenóis presentes no vinho podem ser benéficos para a saúde bucal. Esta investigação foi realizada por uma equipa de investigadores.

Embora se reconheça que o açúcar e o nível de ácido presentes no vinho possam ter um impacto negativo no esmalte dos dentes, o consumo moderado de vinho pode realmente contribuir para uma boa saúde bucal, por conter polifenóis.

tinto previne cáries
O Vinho Tinto previne cáries? Descubra a resposta

O estudo

O vinho tinto está na origem de diversos benefícios que têm vindo a ser comprovados em várias investigações realizadas pelo mundo fora. A tese de que o vinho também contribui para prevenir cáries sustenta-se pela presença no vinho de polifenóis e, segundo os investigadores, estes podem mesmo melhorar a saúde, pois trabalham com aquilo que é definido como “bactérias boas” que estão presentes no nosso intestino e, simultaneamente, ainda afastam bactérias nocivas da boca.

Benefícios

Muitos benefícios do vinho tinto já foram comprovados cientificamente. Chegou a ser defendido que alguns benefícios para a saúde se devem aos polifenóis, por estes serem antioxidantes, o que significa que eles protegem o corpo de danos causados pelos radicais livres. Contudo, as investigações recentes indicam que, além dessas ações, os polifenóis também contribuem para melhorar a nossa saúde pela sua interação com as bactérias.

tinto previne cáries
O Vinho Tinto previne cáries? Descubra a resposta

Polifenóis

Os investigadores, ao longo do seu trabalho, puderam testar os efeitos do vinho tinto, nomeadamente por meio de dois polifenóis. Segundo o estudo, o ácido cafeico e o p-coumarico, dois polifenóis presentes no vinho, atuam em bactérias presentes nos dentes e nas gengivas, bactérias que estão na origem do aparecimento de cáries e outras doenças.


Leia também: Vinho Tinto e branco são bons para o coração. Descubra porquê.


Descoberta

Esta equipa de investigadores descobriu que os referidos polifenóis presentes vinho tinto têm uma ação protetora, contribuindo para uma redução da capacidade das bactérias aderirem às células. Os efeitos dos polifenóis foram ainda mais poderosos e eficazes ao impedirem o crescimento de bactérias más, quando eram combinadas com um probiótico oral (Streptococcus dentisani) que estimula o crescimento de bactérias boas.

tinto previne cáries
O Vinho Tinto previne cáries? Descubra a resposta

Conclusão

Num comunicado da Blessing Anonye, equipa de investigação da Warwick Medical School (Microbiology & Infection, Biomedical Sciences), é revelado:

“Pesquisas anteriores demonstraram que os extratos de vinho tinto e semente de uva impediram o crescimento de diferentes bactérias que causam doenças bucais. Esta nova pesquisa foi mais longe ao mostrar que os polifenóis do vinho inibiram a capacidade de bactérias causadoras de doenças naboca de aderirem às células. Além disso, eles revelaram a capacidade das bactérias orais para processar polifenóis e libertar metabólitos que poderiam auxiliar nesse processo. Esta pesquisa tem o potencial de transformar a maneira como a doença oral é tratada.”

Como tivemos oportunidade de testemunhar, não faltam boas razões para beber um copo de vinho. Mas deve sempre ter em conta que os benefícios só surgem se o consumo for moderado. Seja responsável, beba com moderação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.