Se deseja descansar e relaxar num cenário verdadeiramente maravilhoso, poderá encontrar o que deseja em pleno Minho, em Vilar de Mouros.
Vilar de Mouros adquiriu fama nacional, devido ao festival homónimo que colocou a vila no mapa. Apesar do sucesso do evento ser inegável, há muito mais para ver. Vilar de Mouros
conquistou um lugar especial no coração dos portugueses com o festival de música local. Contudo, não faltam razões para visitar este destino.
O ar bucólico da vila Vilar de Mouros encanta e encontra-se perfeitamente integrado na envolvente natural deste local. Quer saber mais sobre ele?
Vilar de Mouros: a aldeia do Festival
- Festival de música
- Vida tranquila
- Localização
- A capela do Senhor dos Passos
- A ponte Medieval
- A Capela de Santo Amaro
- Dar os mergulhos no rio
- Lagoas de São João
- Gastronomia
Festival de música
O evento de música foi criado pelo médico António Barge. A primeira vez que o evento se realizou foi em 1971. Ainda se vivia nos tempos da ditadura, quando esta espécie de Woodstock à portuguesa se deu a conhecer.
Contudo, Vilar de Mouros é muito mais do que esse evento.
Vida tranquila
Há muito mais do que o festival neste local. Existe uma riqueza histórica marcante em Vilar de Mouros e nas imediações. Todos os que procuram fugir da agitação da cidade e da vida “stressante” devem apontar este local como destino de férias ou para uma escapadinha.
Vilar de Mouros proporciona dias ricos. Há paz e sossego numa estadia relaxada e memorável.
Localização
Vilar de Mouros revela-se um local perfeito para descansar. As famílias que desejam que as crianças compreendam a importância e a beleza da Natureza devem escolher este local para passar uns dias de descanso.
Existe um número reduzido de habitantes para uma área com pouco mais de 10 mil km2, o que assegura sossego em grande parte do dia. No entanto, poderá aproveitar para explorar a riqueza natural e patrimonial deste local magnífico. Há várias atrações fantásticas.
A capela do Senhor dos Passos
Esta construção está datada do século XVIII. Ela também é conhecida como Igreja Nova e encontra-se pela zona norte da aldeia.
A ponte Medieval
Se seguir em direção ao centro de Vilar de Mouros, poderá usufruir de uma caminhada agradável, passeando pelas ruas de calçada. Por aqui, poderá encontrar os típicos cafés de aldeia, espaços onde as pessoas se reúnem e poderão trocar histórias.
A ponte Medieval que se encontra sobre o rio Coura encontra-se ali, sendo uma das atrações mais populares de Vilar de Mouros, uma imagem que serve como autêntico cartão-postal da aldeia.
A ponte terá sido edificada entre os séculos XIV e XV e tornou-se monumento nacional em 1910. As águas do rio Coura são calmas e transparentes e contribuem para a formação de um cenário deslumbrante. Por isso, este é um maravilhoso espaço para descansar, antes de partir para mais exploração.
A Capela de Santo Amaro
Esta obra arquitetónica revela-se mais uma atração desta aldeia. A Capela de Santo Amaro revela-se uma obra do Mestre Francisco Lourenço. Esta construção conjuga diferentes estilos, nomeadamente o manuelino, o barroco e o renascentista.
A entrada nesta capela é gratuita, um dado que ajuda a tornar “obrigatória” a visita a este espaço.
Dar os mergulhos no rio
As águas fluviais do rio Coura que passam por baixo da ponte medieval não contribuem apenas para dar beleza à aldeia. Podem ter utilidade nos dias de maior calor. A praia fluvial das Azenhas é um destino muito procurado pelas pessoas que se encontram na aldeia.
O vasto areal da praia assegura que as famílias tenham sempre espaço para colocar a toalha. As crianças terão vários metros para brincarem e se divertirem. Esta praia encontra-se adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.
Além disso, a praia fluvial das Azenhas contém vários equipamentos de apoio: tem snack-bar, casas de banho, entre outros atributos essenciais. Esta praia beneficia ainda de uma paisagem deslumbrante. Dar um mergulho refrescante nas águas cristalinas do rio revela-se uma experiência imperdível!
Lagoas de São João
Esta atração é também muito procurada, mas encontra-se a cerca de 8 quilómetros de Vilar de Mouros. Estas lagoas de águas azuis e verde-esmeralda são bastante populares.
Elas não possuem qualquer infraestrutura de apoio, mas os turistas ficam fascinados por darem um mergulho nas suas águas cristalinas. As lagoas encontram-se presentes num cenário deslumbrante.
Gastronomia
Por aqui, há uma gastronomia de qualidade, que representa bem a região. O restaurante Vilar é uma referência em Vilar de Mouros, um local onde se pode comer e beber bem.
As papas de sarrabulho e os rojões à moda do Minho são duas tentações que encantam os turistas e que representam bem a gastronomia da região.
O doce néctar da região dos Vinhos Verdes serve para acompanhar na perfeição os pratos que escolhem para a sua refeição.
Leia também:
- Vila Nova de Milfontes: descubra a Princesa do Alentejo
- Vilarinho de Negrões, a aldeia que flutua
- 10 das aldeias e vilas de pescadores mais bonitas de Portugal
NCultura
Se leu “Vilar de Mouros: a aldeia do Festival” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…