É um destino perfeito para uma escapadinha. Trata-se de uma vila com muitas atrações e que deu nome a uma emblemática dinastia portuguesa.
Existem diversos locais em Portugal que proporcionam experiências incríveis. Há aldeias e vilas que reúnem um conjunto de monumentos que nos ajudam a compreender parte da vasta história de Portugal.
O nosso país tem uma história com quase 900 anos. Muitos episódios foram passados em pequenas aldeias e vilas. Um dos destinos que devemos visitar é Avis. Se necessita de sugestões para uma escapadinha que proporciona descanso e se revela uma experiência enriquecedora, visite Avis.
Este é um destino perfeito para uma escapadinha. Trata-se de uma vila com muitas atrações, que alia história e beleza natural.
Avis: a vila no Alentejo que deu nome a uma dinastia portuguesa
Localização
Avis é uma vila charmosa presente em pleno coração alentejano. Ela está presente no distrito de Portalegre. A encantadora vila de Avis ergue-se no alto de um monte granítico alentejano, estando presente a 201 metros de altitude.
A sua importância histórica para o território nacional é frequentemente esquecida, mas a sua história é uma das razões que torna a vila num destino memorável.
Experiência inesquecível
A experiência de passear nas ruas estreitas de Avis revela-se particularmente agradável. As suas casas caiadas destacam-se no cenário que se apresenta como um dos mais espetaculares da planície alentejana.
Esta vila é um destino perfeito para uma escapadinha. Avis assegura momentos de descanso ou diversão. Avis proporciona uma experiência memorável, que conjuga história e tradição, beleza natural e atrações imperdíveis. Além disso, a gastronomia local representa bem a região.
Descubra os encantos de Avis, uma vila perdida no coração do Alentejo, mas que se revela uma experiência inesquecível. O seu conjunto de atrações é uma lição de história.
História
No século XII, a reconquista cristã decorreu em redor do seu castelo. Avis tornou-se bastante importante para o reino português no século XIII, quando passou a acomodar a importante Ordem Militar de Avis.
Atualmente, a vila de Avis ainda conserva três das suas seis torres originais, tratando-se de Rainha, Santo António e S. Roque. Na vila, também é possível encontrar algumas partes da muralha medieval, que ainda garantem a segurança de muitas das casas de Avis.
Principais atrações da vila
Castelo de Avis
Estima-se que o castelo tenha sido construído por volta de 1214. Portanto, terá sido no reinado de D. Afonso II, pelos membros da Ordem de Avis. O mestre da Ordem, D. João I, subiu ao trono de Portugal em 1385.
Existe uma lenda curiosa associada ao nome da Ordem de Avis e ao castelo. Segundo reza a lenda, alguns frades estavam à procura do local mais indicado para a construção de uma fortaleza. Nesse momento, encontravam-se num monte, frente ao território que ainda se encontrava sob domínio muçulmano.
Subitamente, os frades viram duas águias pousadas num sobreiro. Aquela imagem foi tão impactante que foi considerada pelos religiosos como um sinal favorável. Foi desta forma que ficou decidido que a construção da fortaleza seria erguida naquele local. Este espaço foi chamado de Avis, que significa ave em latim.
Se tivermos em conta que no símbolo da Ordem se encontram as águias integradas, percebemos que este é um animal muito estimado na região. O castelo de Avis está classificado como Monumento Nacional. No entanto, atualmente, pouco resta desta fortificação.
Igreja Matriz
Este templo também é conhecido como igreja da Nossa Senhora da Orada. Este templo foi erguido durante o século XV. No entanto, ao longo do templo, foi alterado e sofreu várias renovações e reconstruções já no século XIX.
Esta construção religiosa apresenta um exterior onde se destaca a fachada, que se apresenta no estilo clássico. Neste espaço, há ainda duas torres sineiras.
No interior da Igreja Matriz, está uma nave que apresenta um teto revestido a madeira. Além disso, nas laterais da igreja encontram-se duas pequenas capelas. A Igreja da Nossa Senhora da Orada apresenta também uma imagem da Virgem e alguns painéis de azulejo.
Convento da Ordem de Avis
Este complexo monumental impressiona. Ao longo da sua história, conseguiu reunir a igreja, sacristia, sala do capítulo, refeitório, claustro e torre sineira. Um conjunto assinalável que nos faz constatar a sua grandeza. Este espaço com tanta história está cheio de vida.
A entrada para o Convento da Ordem de Avis faz-se por um majestoso portal em mármore. O convento mantém a sua traça medieval. No interior desta construção, iremos encontrar vestígios de fantásticos azulejos (amarelos e azuis).
Também é possível ver traços de retábulos de talha barroca, que se encontram na capela-mor. A sacristia está datada do Renascimento. Ela apresenta uma abóbada com arranques suportados por mísulas em pedra gravada.
A igreja guarda um tesouro importante. Trata-se do túmulo feito em mármore de Fernão Rodrigues de Sequeira, último dos mestres de Avis.
O antigo Convento de São Bento de Avis
Este espaço apresenta um legado histórico que carrega entre paredes. Há oito anos que os claustros e as salas deste espaço arquitetónico apresentam nova vida. O antigo Convento de São Bento de Avis aloja tanto o Centro Interpretativo Ordem de Avis, como o Museu do Campo Alentejano.
Museu do Campo Alentejano
Este espaço encontra-se presente no antigo dormitório do Convento. O Museu Municipal de Avis ou Museu do Campo Alentejano é um espaço cultural com muito a ensinar. Neste espaço, podemos a ficar a conhecer a história da região por achados arqueológicos, destacando-se a presença de peças de artesanato e réplicas de monumentos.
No núcleo museológico, a ruralidade é apresentada numa sala. A típica casa alentejana é recriada. Existe um espólio dedicado ao trabalho agrícola, de campo e carpintaria, nomeadamente selecionadores de sementes, enxadas, descascadores de milho, ferros de marcar o gado e objetos em cortiça, entre outros.
Centro Interpretativo Ordem de Avis
Neste espaço, reúnem-se em painéis informativos e ecrãs interativos que informam sobre nove séculos de História.
O Centro Interpretativo Ordem de Avis faz-nos realizar uma viagem no tempo, passando pela fundação do convento, no século XIII, dando o natural foco no desenvolvimento da vila ao longo do tempo.
Neste espaço, é destacada a forma como a Ordem de Avis (e outras semelhantes) funcionava.
Informação útil
Morada: Largo Cândido dos Reis, Avis
Contactos. 242 410 093
Horário: das 10h às 12h30 e das 14h às16h30
Sábado, até às 15h30
Encerra domingo e segunda
Barragem do Maranhão
Esta construção encontra-se nos arredores desta pequena vila, por isso não deixe de visitar esta atração. A barragem do Maranhão é uma obra criada nos 1950. Esta barragem destinou-se à rega.
O cenário é verdadeiramente deslumbrante. As vistas são de cortar a respiração. A beleza da paisagem apresenta-se pintada de azuis e verdes. A barragem merece uma visita, porque é inspiradora, tenha ou não tenha alma de artista. Muitos aproveitam a oportunidade para praticar vários desportos.
Gastronomia
Avis apresenta uma gastronomia de qualidade, respeitando a tradição alentejana. Por isso, quando se visita a vila de Avis, deve-se provar os seus produtos. O mel, o pão e o vinho são bastante populares.
Os doces, azevias, filhoses e broas produzidos de forma artesanal são tentações imperdíveis. Os licores são uma tentação. Este é um produto típico da região. Há qualidade e diversidade. Há licores de diferentes sabores, nomeadamente: framboesa, canela, mirtilo, bolota, entre outros.
Onde comer?
Taberna da Muralha
Este espaço encontra-se incorporado em plena muralha medieval. A Taberna da Muralha mantém-se fiel ao receituário tradicional alentejano. Este estabelecimento abriu recentemente e apresenta os melhores produtos da região.
Este espaço aposta num ambiente mais intimista, até pela própria lotação da Taberna da Muralha, de 28 comensais. O bacalhau assado é uma das propostas irresistíveis da Taberna da Muralha.
Morada: Rua Cerca do Convento, 3, Avis
Contactos: 242 032 691
Horário das 12h às 16h e das 19h às 00h
Este espaço encerra ao domingo.
Mais informações, aqui.
Tasca do Montinho
Este espaço também preza a tradição e os bons sabores da região. Este restaurante fica situado na aldeia de Alcórrego, que se encontra às portas de Avis.
Morada: Rua do Comércio, 6, Alcórrego
Contactos: 242 412 954
Horário das 10h às 23h. Encerra à segunda feira.
Mais informações, aqui.
Onde dormir?
Herdade da Cortesia
Morada: Herdade da Cortesia 7480-102 Avis
Contactos: 242 410 130
Mais informações, aqui.
Casa da Moira
Morada: Largo Doutor Sergio Castro 1, 7480-119 Avis
Contactos: 916 834 818
Mais informações, aqui.