Um lugar mágico, onde a beleza da natureza se une ao sabor inigualável do vinho. Conheça a vila em que dá azar sair sem brindar com um copo.
O nosso país tem diversos destinos rurais que proporcionam experiências particularmente encantadoras. Há vilas que se distinguem por razões distintas, tornando-se memoráveis pela sua autenticidade. Existem vilas que apresentam uma beleza singular, estando presentes em locais mágicos, de uma beleza natural verdadeiramente deslumbrante.
Há destinos rurais que apresentam construções que revelam parte da história do nosso país, com castelos, igrejas, conventos… Muitas vilas distinguem-se por causa da sua história, das suas estórias, das suas lendas ou por meras curiosidades.
Freixo de Numão é uma vila que se encontra associada a uma curiosidade ligada a um produto muito estimado pelos portugueses… o vinho. Conheça as qualidades de Freixo de Numão. Tem muitos encantos e uma ligação especial com o vinho.
Freixo de Numão: A vila em que dá azar sair sem brindar, no Norte de Portugal
Localização
Esta vila beneficia do cenário onde se encontra, que apresenta uma beleza verdadeiramente deslumbrante. Freixo de Numão está presente no concelho de Vila Nova de Foz Côa, sendo uma vila situada no Douro.
No cenário, podemos contemplar as vinhas, a perderem-se no horizonte, numa paisagem maravilhosa. De longe, o casario de granito, rude como o chão, destaca-se, reivindicando protagonismo numa imagem incomum.
Freixo de Numão tem muito mais do que belas paisagens e um casario de beleza única. Este território serve como uma janela no tempo, existindo sítios arqueológicos que nos informam sobre o que se viveu por aqui, como no caso de Prazo, por exemplo.
Ligação ao vinho
Como foi dito, na paisagem, as vinhas são um elemento preponderante na beleza que se encontra neste território. Freixo de Numão é uma vila particularmente pitoresca, pelo aglomerado de casas encantadoras.
Estas habitações apresentam-se muito juntinhas, criando um cenário que prima pela singularidade. A vila destaca-se num enquadramento verde que circunda este destino rural.
Há um percurso do circuito arqueológico que se revela uma experiência singular. Fazer um percurso a pé permite-nos contemplar muitas das suas riquezas. Nesta região, há bom vinho e as pessoas desta terra dizem que dá azar sair sem brindar com um copo!…
Principais atrações
Vila
O Centro Histórico da Vila proporciona-nos momentos bastante agradáveis. O largo do pelourinho é um dos locais mais agradáveis da vila, um dos espaços que merece uma visita. Esta vila surpreende os visitantes pelo seu património arquitetónico. Muitas das construções conseguem manter a traça original e encontram-se bem preservadas.
Os miradouros
Uma das melhores formas de testemunhar a incrível beleza desta vila é ir ao encontro dos miradouros locais. Os miradouros da Sra. da Carvalha e do Castelo Velho são atrações imperdíveis, porque apresentam a vila e a paisagem envolvente de uma forma simplesmente magnífica
Achados arqueológicos
Esta vila surpreende pelos sítios arqueológicos de grande riqueza. Houve o esforço de preservar e valorizar os sítios arqueológicos presentes neste território. Criaram-se acessibilidades a quase todos eles. Eles podem ser visitados de carro ou em percursos pedestres. Na Casa Grande, existe informação sobre os sítios e no exterior há sinalética.
Museu da Casa Grande
Este é um solar do século XVIII, uma construção magnifica. Esta casa em pedra tem uma beleza singular. No seu interior, encontra-se uma capela privativa. Na fachada do segundo piso desta construção, destaca-se um enorme brasão.
Este solar é de estilo barroco. Este é um sinal da glória e da ostentação da nobreza. O mesmo foi realizado noutras casas apalaçadas da então sede de concelho, no século XVIII.
A Casa Grande esteve em ruína no século passado após ter entrado em decadência. No entanto, o solar foi adquirido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão.
Posteriormente, transformou o solar num espaço museológico. Este museu serve como um bom ponto de partida para a descoberta do património presente em Freixo de Numão.
Este espaço inaugurou o “Núcleo da Casa do Moutinho” em maio de 2005. Este novo espaço do Museu da Casa Grande permite gerar um apoio importante aos investigadores. Existe uma dinâmica que foi criada em torno do património arqueológico, nomeadamente através do centro de documentação e das salas de tratamentos de materiais.
Neste novo espaço, encontram-se salas destinadas à realização de exposições temporárias e itinerantes e aos serviços educativos.
Associação Cultural Desportiva Recreativa de Freixo de Numão:
Morada: Rua Direita – 5155-246 Freixo de Numão
GPS: Lat: 41,06729673331239 Long: -7,220610223977246
Contactos: +351 279 789 117 / [email protected]
Castelo Velho de Freixo de Numão
Castelo Velho é um sítio arqueológico pré-histórico. Esta atração encontra-se implantada sobre um esporão sobranceiro aos vales secundários dos rios Douro e Côa, existindo um amplo domínio visual, tratando-se de um recinto monumental do Calcolítico.
O sítio de “Castelo Velho de Freixo de Numão” é um local que ajuda a perceber como era a vida no passado. O “Castelo Velho”, pelos seus diversos indícios, leva-nos à conclusão de que aquele espaço se assumiria como um dos povoados mais importantes do Noroeste peninsular.
Este território estava dotado de um excelente domínio sobre a paisagem envolvente e apresentava boas condições naturais de defesa. Este local é também um interessante miradouro.
O Prazo
Este espaço oferece uma maior janela temporal em comparação com o Castelo velho. Este local tem ocupação desde a pré-história aos romanos e à época medieval. É uma lição de história, sendo também um local fantástico a nível paisagístico.
Por isso, quando seguimos a estreita estrada que nos permite circundar o vale onde o sítio arqueológico se encontra, o olhar frequentemente se desorienta. A atenção ora se centra nas construções de pedra que são herança de outros tempos, como se perde na beleza das vistas deslumbrantes que fazem parte do cenário.
As Ruínas do Prazo apresentam-nos os vestígios arqueológicos mais interessantes e bem preservados do nosso país. Estas ruínas apresentam um exemplar excelente de uma Vila Romana, que remonta ao século I e ao início do século V d.C.
Leia também:
- Os encantos dos Passadiços do Côa no Douro
- A história do rei que lutou pela região das Aldeias Históricas de Portugal
- Ilha dos Amores: a ilha paradisíaca do rio Douro
Rumansil I
Trata-se de uma villa rústica ou de um complexo industrial.
Zimbro II
Trata-se de uma villa rústica romana.
Colodreira/Escorna Bois
Trata-se de uma villa rústica romana.
Forno-Anta da Colodreia; Regadas e Atalho
Trata-se de uma via romana e uma possível Mutatio.
Circuito Arqueológico de Freixo de Numão
Este circuito apresenta-nos os sítios arqueológicos visitáveis deste território.
Ao realizar este circuito, podemos ficar a conhecer a riqueza da vila e do território circundante, pois iremos visitar algumas das suas atrações, como Prazo, Castelo Velho, Rumansil I, Zimbro II, Colodreira, Calçada Romana das Regadas, Centro Histórico da Vila.
Vinho verde, em Freixo de Numão? É novidade!