Esta é uma vila com muitos encantos e uma história apaixonante! Aldeia histórica, Almeida é uma vila fortificada que vista do ar parece uma estrela de 12 pontas.
O nosso país apresenta tesouros turísticos de norte a sul do país, em Portugal Continental e nas ilhas. Apesar de haver várias cidades bastante populares, devemos também centrar as nossas atenções em vilas e aldeias que não sendo tão famosas, escondem qualidades que as torna perfeitas para uma escapadinha.
Existem destinos turísticos rurais que conjugam beleza natural, um património encantador e uma história fascinante. No presente artigo, damos a conhecer uma das 12 aldeias históricas portuguesas. Uma vila com uma localização estratégica que a tornou num verdadeiro escudo de Portugal. A sua arquitetura militar prova a sua importância na defesa do reino.
Fique a conhecer as qualidades e atrações de Almeida, uma vila com muitos encantos e uma história apaixonante!
A vila arrasada por explosão provocada pelas tropas francesas, no Centro de Portugal
Localização
Almeida integra a rede de 12 aldeias históricas de Portugal. A vila encontra-se presente no distrito da Guarda. Visitar Almeida representa uma experiência maravilhosa uma vez que a vila apresenta um pequeno tesouro que está a disposição para explorar.
Charmosa, com muitos encantos e atrações, a vila tem ainda uma beleza natural deslumbrante a servir de cenário. Fique a conhecer um pouco do património e da história desta vila singular.
História
Almeida é uma vila com uma história rica e fascinante. Devido ao posicionamento geográfico da vila, Almeida sempre serviu propósitos militares. Esta vila serviu como um campo de batalhas ao longo da história, tendo sido feito um uso estratégico de Almeida.
Esta vila apresenta grande riqueza do ponto de vista da arquitetura militar. Esse papel de defesa ajuda a revelar a importância de Almeida.
A origem do nome
Segundo defendem alguns historiadores, a origem de Almeida remonta a 61 a.C. Inicialmente, o espaço territorial que hoje reconhecemos como parte de Almeida terá sido ocupado pelos romanos. Mais tarde, quem ocupou esse território foi outro povo. Foram os bárbaros que ocuparam Almeida.
Aliás, foram os árabes que deram o nome de Al-Mêda (a Mesa). Houve ainda outros nomes associados, como Talmeyda ou Almeydan. No entanto, com o passar do tempo, a designação acabou por evoluir para Almeida.
A quase destruição da vila
O famoso imperador francês Napoleão Bonaparte está ligado à história de Almeida. O francês tentou invadir Portugal por três vezes. Foi no ano de 1810, que ocorreu a terceira tentativa de invasão das tropas francesas.
Nesse momento, o marechal Massena chefiava as tropas francesas e trazia consigo cerca de 16 mil homens de Ciudad Rodrigo (Espanha), que se encontra nas proximidades de Almeida. Nessa época, a vila de Almeida encontrava-se devidamente protegida pelas suas muralhas.
No entanto, havia cerca de 5 mil homens e mais de 100 peças de artilharia. O início do cerco montado a Almeida ocorreu no dia 24 de julho. O cerco durou cerca de um mês. No entanto, no dia 26 de agosto, as tropas francesas desencadearam um forte bombardeamento de artilharia, tendo o seu castelo e parte da muralha sido gravemente danificados pela explosão de uma enorme quantidade de pólvora armazenada nos paióis.
Além dos danos, o ataque fez com que 500 homens morressem e a vila acabou por se render, “abrindo” portas às tropas francesas.
O valor histórico das ruínas do Castelo de Almeida permitem justificar a valorização dada ao Monumento Nacional. Este edifício histórico foi destruído nesse ano, em 1810, durante as invasões napoleónicas, quando a vila ficou sob o domínio das tropas francesas.
A lenda
Segundo reza a lenda, após o ataque, os habitantes de Almeida fizeram uma grande fogueira com o propósito de queimar todos os destroços. No entanto, nesse momento, começou a nevar como por milagre. O nevão apagou a fogueira.
Ora, esse acontecimento permitiu revelar algo inusitado entre as cinzas. Tratava-se da imagem de Nossa Senhora, que estava intacta. Atualmente, essa imagem ainda se encontra no altar da igreja matriz de Almeida…
Principais atrações de Almeida
Características da vila
O traçado de Almeida é hexagonal, apresentando-se em formato de estrela de doze pontas. Esta é uma das caraterísticas principais da vila.
Almeida também se distingue pelas suas portas duplas, pelos baluartes e casamatas que remontam ao século XVII, época em que o burgo medieval foi convertido numa praça-forte, a qual exibe a tal planta hexagonal, 6 baluartes e 6 revelins.
Fortaleza
A vila de Almeida revela-se uma fortaleza. Esta vila preserva caraterísticas que comprovam que serviu como elemento de defesa do reino. Almeida apresenta muralha, portas, baluartes e revelins.
É possível visitar as portas duplas de São Francisco da Cruz, o Paiol e a Casa da Guarda no revelim de Santa Bárbara. Também é possível visitar as Portas Duplas de Santo António ou o Revelim Doble / Hospital de Sangue.
Castelo
Apesar de se encontra em ruínas, o castelo é um elemento importante da vila. Como se disse anteriormente, este Monumento Nacional foi destruído no início do século XIX, na sequência dos ataques napoleónicos.
Outra atração que se encontra nas imediações é a Torre do Relógio, cuja construção remonta ao mesmo século, a 1830.
Paços do Concelho
No centro de Almeida, encontram-se os Paços do Concelho. Ainda é possível ver o Brasão de Armas no seu edifício principal. Este brasão é composto por canhões, bolas de canhão e o tambor de guerra.
Picadeiro d’El Rey
Os cavalos são treinados neste picadeiro. Este é um espaço interessante da vila. Nas proximidades, é ainda possível encontrar um edifício distinto com as cavalariças e que exibe as Armas Reais no seu portal. Aqui, neste espaço também existe um Centro de BTT.
Praça Alta e o túmulo de Beresford
A Praça Alta apresenta o Baluarte de Santa Bárbara. Este é o ponto mais alto de Almeida.
A partir deste espaço, é também possível ter uma vista panorâmica privilegiada. O Túmulo de John Beresford encontra-se neste local. Ele tratava-se do líder do exército português. Este homem faleceu no contexto das invasões francesas.
Cemitério
O cemitério antigo já não é utilizado para o fim para o qual foi criado. No entanto, a sua história torna-o num ponto de interesse desta vila. Este cemitério mantém um misticismo peculiar.
O cemitério antigo é um espaço que apresenta uma atmosfera única, destacando-se pelos seus jardins românticos, que são belíssimos. Passear pelo seu interior é uma experiência surpreendente, destacando-se por alguns detalhes da escultura funerária.
No cemitério, destaca-se ainda a presença de uma campa que apresenta um coração de ferro. Na entrada, podemos ler uma frase inspiradora que chama a atenção para a verdade nua e crua que normalmente preferimos esquecer:
“Ó tu quem quer que és repara como eu estou. Eu já fui como tu és, E tu serás como eu sou”.
Edifícios religiosos
Em Almeida, existem muitas igrejas que pode visitar. Tratam-se de espaços religiosos que encantam. Entre os templos mais populares, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, uma atração imperdível de Almeida.
A antiga capela era dedicada a Nossa Senhora de Loreto. No entanto, atualmente, este templo encontra-se associada a Nossa Senhora das Candeias. A Igreja da Misericórdia é outro templo de interesse em Almeida.
Esta construção religiosa remonta ao século XVII. A Igreja da Misericórdia fica perto do antigo Hospital da Misericórdia. No entanto, a Igreja da Misericórdia só abre ao público em ocasiões especiais.
Casa da Roda dos Expostos
Estas casas foram instituídas por Pina Manique no século XIX. Estes espaços serviam para acolher as crianças abandonadas. Atualmente, este edifício da vila ainda preserva essa memória de outros tempos.
A Casa da Roda dos Expostos mantém funcional o mecanismo giratório, no qual os bebés abandonados eram colocados e entregues à responsabilidade casa. Esta pequena porta permitia ser útil a quem dava a criança (permitindo conservar o anonimato dessa pessoa), além de proporcionar uma vida mais digna à criança.
Normalmente, os bebés eram abandonados durante a noite. Não era incomum serem abandonados juntamente com manuscritos ou medalhas que os pudessem identificar.
No interior da casa, a Irmã rodeira girava a roda e, no imediato, acolhia o bebé ou a criança que era batizada e, posteriormente, tratada por amas-de-leite. Normalmente, o abandono destes bebés devia-se à falta de condições das mães para tratar dos respetivos filhos ou ao devido ao facto destes bebés serem bastardos.
A Casa da Roda dos Expostos é um edifício quadrangular que apresenta um chão de seixos rolados. Esta casa apresentava dois andares. No entanto, atualmente, só conta com um. A Casa da Roda dos Expostos tem um núcleo museológico com peças oitocentistas, da mesma época desta casa.
As casamatas
Estes espaços serviam para proteger e esconder a população. As casamatas eram abrigos de guerra importantes que protegiam a população durante um ataque ou invasão. Neste espaço, encontram-se túneis, poços e minas de água. Os abrigos também chegaram a funcionar como prisão.
Museu Histórico Militar
Este espaço singular funciona nas casamatas que eram abrigos de guerra. Por isso, ao visitar o Museu Histórico-Militar, vai poder encontrar diversos túneis, poços e minas de água.
Neste espaço, também poderá visitar diversas salas, locais onde poderá ficar a saber mais sobre os confrontos militares que ocorreram neste território. Este museu é composto por 20 salas.
O núcleo apresentado neste espaço é bastante interativo. Este espaço apresenta muitos recursos multimédia. O Museu Histórico-Militar apresenta um património rico, composto por itens relativos às Guerras Peninsulares, mas também relativos às invasões francesas e ao Cerco de Almeida.
Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida
Este espaço ajuda-nos a saber mais sobre a arquitetura militar local. Ao visitar este centro poderá conhecer mais sobre esta área. O Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida reúne diversos documentos com interesse sobre este tema, existindo ainda vestígios que remontam para o passado militar desta terra.
As pessoas que se interessam por história militar devem visitar o Centro de Estudos de Arquitetura Militar (CEAMA). O CEAMA permite-nos encontrar livros e informação sobre a fortaleza e conhecer melhor os locais onde se encontrava o Corpo de Guarda e onde ainda se encontram vestígios de lareiras de pedras e latrinas.
Outros pontos de interesse
Após explorar toda a riqueza da Vila Almeida, pode aproveitar a oportunidade para explorar todos os pontos de interesse que existem nas proximidades. Pela região, há mais a conhecer, além deste destino fantástico.
Há algumas aldeias históricas que também proporcionam experiências encantadoras nas imediações de Almeida. Entre as aldeias mais populares que se encontram perto de Almeida estão as Aldeias Históricas: Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Trancoso e Marialva.
Leia também:
- O Templo da Pátria que demorou 7 reinados a ser construído no Centro de Portugal
- O Paraíso fica no Centro de Portugal
- A vila raiana conquistada pelo rei D. Dinis no Centro de Portugal
Informações úteis
Posto de turismo
Morada: Portas de São Francisco – 6350-239 Almeida
Contacto: 271570020
Horário: De segunda a domingo, das 9:00 às 12:30 / das 14:00 às 17:30
Quer saber onde pode comer em Almeida?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Casa da Amelinha
Morada: R. Afonso de Albuquerque 15 -20, 6350-104 Almeida
O Caçador
Morada: Largo do Olmo, 6350-091
Contacto: 271 574 344
Talmeyda
Morada: R. Joaquim Carvalho dos Santos nº 12, 6350-119 Almeida
Contacto: 915 512 099
Quer saber onde pode dormir em Almeida?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Mulagueta
Morada: Rua da Estrada Vale de Mula, 6350-361 Almeida
Contactos: (+351) 271 571 220
A Muralha
Morada: Bairro de São Pedro, 6350-210 Almeida
Contactos: (+351) 271 571 744
Casa Morgado
Morada: Bairro de São Pedro, 6350-210 Almeida
Contactos: (+351) 271 574 412