Embarque numa viagem de comboio incrível. O troço de Pinhão ao Pocinho permite contemplar as deslumbrantes paisagens durienses.
Viajar de comboio revela-se sempre uma experiência distinta, com as suas particularidades. Andar de comboio é uma experiência incrível, pelo ritmo, pela comodidade, pela beleza dos cenários. Existem viagens de comboio que são verdadeiramente imperdíveis. Algumas podem ser realizadas em Portugal.
No nosso país, a Linha do Douro apresenta-nos uma das viagens de comboio mais impressionantes. Uma das melhores viagens de comboio em Portugal realiza-se no troço do Pinhão ao Pocinho. Essa é uma experiência verdadeiramente fascinante.
Embarque numa viagem de comboio incrível. O troço de Pinhão ao Pocinho permite contemplar as deslumbrantes paisagens durienses.
Descubra a linha do Douro e embarque numa aventura inesquecível: vá do Pinhão ao Pocinho!
Características
Esta é uma viagem de comboio memorável. O percurso realizado de Pinhão ao Pocinho representa uma experiência particularmente agradável. São 45 km de viagem de puro deleite. Este troço ferroviário existe desde o ano 1887.
Ao longo do percurso do comboio, somos acompanhados pelo deslumbrante rio Douro. A paisagem do Vale do Douro é arrebatadora, tão especial e única que se torna memorável. O cenário é imperdível, especialmente o troço que vai do Pinhão ao Pocinho.
Nesta viagem de comboio, podem testemunhar a relação singular entre o Homem e a Natureza. A paisagem que encontrará neste percurso é resultado do trabalho árduo do Homem para domar a Natureza selvagem. A beleza do cenário é a recompensa da Mãe Natureza.
Reconhecimento
O valor do Vale do Douro foi reconhecido pela UNESCO, quando esta entidade internacional decidiu classificar esta região como Património Mundial da Humanidade. Ao longo da viagem de comboio, poderá contemplar a beleza singular dos socalcos, que têm a importante função de impedir a erosão das terras. Eles que se tornam em elementos-chave no cenário.
Ao longo do percurso, também poderá ficar a conhecer outros atrativos nas paisagens, nomeadamente as vinhas, as barragens, entre outras atrações. Não faltam qualidades que tornam esta viagem num dos percursos ferroviários mais memoráveis do mundo!
Informação útil
Pode ficar a conhecer o horário de comboios da Linha do Douro Porto-Régua/Pocinho, aqui.
Atrações imperdíveis nesta viagem de comboio
Realizar esta viagem de comboio pela linha do Douro é uma experiência incrível, que implica contemplar diversos pontos de interesse. O percurso é especialmente interessante no troço de Pinhão ao Pocinho.
Este percurso é realizado pela seguinte ordem: Pinhão, Tua, Alegria, Ferradosa, Vargelas, Vesúvio, Freixo do Numão e Pocinho. No entanto, iremos sugerir alguns dos pontos mais interessantes. São imperdíveis.
Foz do Tua
Após realizada a saída de Pinhão, o primeiro local de paragem é Foz do Tua. A viagem entre Pinhão e o Tua realiza-se em cerca de 15 minutos. O principal elemento de destaque neste local é a barragem local.
Após este primeiro apeadeiro, a viagem prossegue. Ao longo do caminho, irá encontrar várias paisagens verdadeiramente deslumbrantes. A viagem prosseguirá e os encantos somam-se à medida que se vai passando pelos diversos locais, nomeadamente: Alegria, Ferradosa, Vargelas ou a Quinta do Vesúvio.
Freixo de Numão
Freixo de Numão é a paragem seguinte, o momento que antecede o Pocinho. Nesta zona, também irá encontrar a beleza. No entanto, neste local, todos irão falar de um episódio marcante; irão contar a história do Cachão da Valeira.
Esta é uma zona de incrível beleza. Havia muitos perigos para as embarcações. Por aqui, o célebre Barão de Forrester terá morrido na sequência de um naufrágio. A história é contada de forma rigorosa numa obra encantadora: Portugal, o Sabor da Terra de José Mattoso, Suzanne Daveu, Duarte Belo.
“No local onde o Douro é atravessado por um esporão granítico, formava-se o cachão da Valeira e, até ao século XVIII, aqui terminava a possibilidade de navegar. (…) A Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro recebe a incumbência de destruir o cachão. A obra vai durar 12 anos e, em fins de 1792, é possível atravessar o local em barco rabelo. Apesar de navegável, mantém-se perigoso. Em 12 de Maio de 1861, Joseph James Forrester foi visitar D. Antónia Adelaide Ferreira à Quinta do Vesúvio. De regresso à Régua, ao atravessar o local, os remeiros perderam o controlo da embarcação e esta afunda-se. Morrem dois criados da casa, cujos corpos são encontrados mais tarde perto da Régua. Do barão de Forrester não voltou a haver notícias, nunca foi encontrado. Era engolido pelas águas do rio um homem que lhe dedicara a vida, que muito contribuiu para o seu desenvolvimento.”
Pocinho
A última paragem nesta viagem (sem contar com a viagem de regresso) é Pocinho. Esta paragem representa outro momento imperdível. Vivem-se experiências incríveis e inesquecíveis no Pocinho.
A barragem local é uma das grandes atrações que se encontra no Pocinho. A barragem apresenta-se perfeitamente integrada no cenário que revela uma paisagem deslumbrante. Trata-se de um elemento importante que ajuda a tornar este destino memorável.
Os socalcos do Douro representam outro dos grandes destaques. Se os vinhos do Douro deliciam o nosso palato, os socalcos deliciam o nosso olhar. Ambos (socalcos e vinho) representam momentos de deleite, para os sentidos, para a alma. Ambos apresentam-se no Pocinho de forma extremamente agradável.
A aldeia de Pocinho está situada no belo concelho de Vila Nova de Foz Côa. Esta aldeia encantadora está presente na margem esquerda do mítico rio Douro. A Barragem do Pocinho encontra-se bem próxima desta charmosa aldeia. A Estação Ferroviária do Pocinho, atual terminal da Linha do Douro, é outra atração local que não se pode perder.
A singela povoação de Pocinho desenvolveu-se e cresceu a partir da construção da estação ferroviária, algo que aconteceu no século XIX. Por isso, a construção da estação ferroviária foi muito importante. Ela permitiu que este local servisse como entreposto de mercadorias, tais como de minério e produtos agrícolas.
O singular Vale do Côa
No ano de 1998, o Vale do Côa foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. Esta entidade internacional identificou-o como “o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre”.
O Vale do Côa apresenta-se como uma galeria ao ar livre. Este é um espaço icónico da região que interessa conhecer. O Vale do Côa é uma atração única que se revela mais um argumento que comprova a riqueza da Região do Douro, ajudando na tese de que se trata de uma das regiões mais fascinantes do país.
O Rio Côa é afluente do Douro e reivindica protagonismo na paisagem que se pode encontrar no Vale do Côa. A paisagem é verdadeiramente deslumbrante. Contudo, por aqui, o grande destaque vai para a arte primitiva. A arte dos nossos antepassados que se pode testemunhar no local é um presente que devemos preservar e cuidar. Trata-se de um património de valor inestimável.
Nas paredes de xisto que se encontram no Vale do Côa, estão provas de atividade humana que remontam ao fim do Paleolítico (isto é, 10 mil anos antes de Cristo). Nessas paredes, podem ver-se representadas figuras de milhares de animais.
Entre as figuras representadas, podemos destacar determinados animais, nomeadamente: cavalos, veados, bois e cabras. As representações não se cingem a animais. Existem também representações humanas, de caçadores.
Côa Parque – Fundação Côa Parque
Informação útil:
Morada: Rua do Museu, 5150-620 Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Contactos: [email protected] / (+351) 279 768 260 / (+351) 965 778 799
Confira bilheteira, aqui.
Mais informações, aqui.
Leia também:
- 3 Maravilhosas aventuras em Portugal nos comboios da CP
- A mais longa viagem de comboio do mundo começa em Portugal
- 10 Viagens de sonho em comboios de luxo para fazer uma vez na vida
Quer saber onde comer em Vila Nova de Foz Côa?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Snack-Bar: Tá-se Bem
Morada: Praça da República, 28 1 Andar, Vila Nova de Foz Côa 5150-686 Portugal
Contactos: +351 912 776 503
Mais informações, aqui.
Taberna do Barriga Verde
Morada: Rua Dom Dinis 8, 5150-580 Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Contactos: +351 279 765 039
Mais informações, aqui.
Taberna Da Julinha
Morada: Ip2 10, 5150-569 Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Contactos: +351 965 398 826
Mais informações, aqui.
Restaurante Coa Museu
Morada: Rua do Museu, 5150-610 Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Contactos: +351 932 150 155
Mais informações, aqui.
Aldeia Douro
Morada: Rua Dr. José Augusto Saraiva Aguilar, Nº19, 5150-616 Vila Nova de Foz Côa, Portugal
Contactos: +351 279 094 403
Mais informações, aqui.