A Serra da Estrela tem muito para lhe oferecer durante o verão! Conheça todas as atrações como aldeias, lagoas e muito mais com nosso guia!
A Serra da Estrela proporciona uma experiência maravilhosa no inverno, surgindo coberta por um belíssimo manto branco. Sabemos que a neve representa algo raro no nosso país, por isso a Serra da Estrela é mais pensada como destino de férias para a estação mais fria do ano.
No entanto, também pode revelar-se uma experiência memorável em pleno verão, sendo ideal para os que pretendem fugir às multidões das praias. Os encantos da Serra da Estrela são muitos, podendo parte deles revelarem-se particularmente valiosos na primavera e no verão. Quer saber mais?
Serra da Estrela: Pontos turísticos!
Serra da Estrela: localização
A Serra da Estrela integra o Parque Natural da Serra da Estrela, sendo esta a maior área protegida em solo português (desde 1976). A Serra da Estrela está localizada no centro do país, situando-se na região das Beiras.
Na Serra da Estrela, encontra-se uma cadeia montanhosa sem igual em Portugal Continental, surgindo nesta zona o seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude (apenas superado pelo Pico, nos Açores, onde o ponto mais elevado tem mais 358 metros, sendo este o ponto mais elevado do país).
As praias fluviais
As praias fluviais da Serra da Estrela estão entre as mais belas do país, mas não espere que tenham águas quentes…
Praia Fluvial de Loriga
Vídeo de: Praias Fluviais de Portugal
Encontrando-se no Vale Glaciar de Loriga, esta praia contém boas infraestruturas de apoio, proporcionando todas as condições para se realizarem atividades de aventura e passeios pedestres.
A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros
Vídeo de: Praias Fluviais de Portugal
Encontrando-se a apenas 8 quilómetros de Seia, esta praia (também conhecida como Caniça) encanta todos os que a visitam, sendo uma das praias fluviais mais populares.
O contexto, com paisagem de montanha, contribui para a maravilhosa experiência. Tem tudo o que precisa, nomeadamente: área de banhos, solário, bar e outras estruturas de apoio.
A Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira
Vídeo de: Praias Fluviais de Portugal
Esta praia tem águas límpidas que possuem o desencanto de serem muito frias… Mas tem outros atrativos, destacando-se a ponte romana que faz a passagem sobre o rio Alva.
Visita à Torre
Estando o ponto mais alto de Portugal Continental na Serra da Estrela, convém conhecer as vistas no alto dos seus 1993 metros de altitude. Por isso, é natural que se faça uma visita à Torre. A paisagem é absolutamente arrebatadora. Aproveite para comprar o famoso queijo da Serra desta zona e delicie-se.
Trilhos
Esta localidade contém diversos caminhos demarcados, podendo estes serem realizados a pé, de bicicleta ou até de cavalo. Há tipos de dificuldade distintos, por isso aceite o desafio e explore alguns dos 375 quilómetros de trilhos que existem, pois é na primavera e no verão que se reúnem as melhores condições para os realizar.
Recomendação: Lagoa Comprida
O trajeto, com grau de dificuldade baixa, tem 9 km, desde a Lagoa Comprida ao Covão dos Conchos (são três horas, ida e volta). A Caminhada até ao Covão dos Conchos representa uma experiência única, sendo este um espaço famoso nas redes sociais pela lagoa, que apresenta um buraco no meio.
Aldeias a visitar
A aldeia de Cabeça
Atrações:
Casas em xisto
2 igrejas (São Romão e Paroquial)
2 capelas (Santo António e Nossa Senhora da Nazaré).
Fontão de Loriga
Atrações:
Está situada num vale glaciar.
A Garganta de Loriga é um ponto de interesse geológico.
Folgosinho
Atrações:
A vista fantástica da serra.
A vista das povoações.
O castelo, com um relógio na torre principal.
Gastronomia
O queijo da Serra da Estrela é um símbolo nacional.
Alguns dos pratos típicos obrigatórios:
- O cabrito assado no forno.
- O bacalhau com broa.
- O arroz de míscaros.
- O arroz de zimbro.
- O ensopado de borrego.
- O arroz de carqueja com entrecosto.
- Pratos de caça, como perdiz, javali e coelho.
O Museu do Pão
Presente em Seia, o Museu do Pão é uma referência obrigatória. Além da diversidade de pão, das sobremesas fantásticas (como o arroz-doce e as pêras bêbadas), este espaço contém um vasto buffet, proporcionando a oportunidade de experimentar os diversos pratos regionais da zona.
Informação útil:
Morada: Rua de Santa Ana • Quinta Fonte do Marrão, 6270-909 Seia, Portugal
Contactos: 238 310 760 / [email protected]
NCultura
Se leu “Vale a pena visitar a Serra da Estrela no Verão. É encantadora!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
A Serra da Estrela é de facto uma região maravilhosa. Parece-me que falta qualquer coisa no artigo. Não refere ou melhor omite Unhais da Serra com a sua ribeira e poços de água lindos de morrer. É um artigo que podia ser um pouco mais completo. Omite várias aldeias típicas e lindas, (Cortes, Paúl…) localizadas na vertente sul da serra e omite um dos mais lindos e melhores Hotéis da Península Ibérica., o Hotel H2o, localizado na antigas Termas de Unhais da Serra.
Cumprimentos,