Deixe-se render aos inúmeros encantos da Cascata da Cabreia, uma das cascatas mais fascinantes do Centro de Portugal.
O nosso país tem cascatas encantadoras. Muitas delas encontram-se inseridas num local onde o cenário é deslumbrante. O verde selvagem faz parte da paisagem que se torna memorável.
Estas quedas de água apresentam uma beleza singular. Por isso, várias pessoas visitam determinados locais só para terem a oportunidade de assistir in loco à descida da água por entre as rochas.
É comum ver quedas de água contribuírem para a formação de lagos ou piscinas naturais. Por isso, estes locais são bastante populares no verão. A estação mais quente do ano implica a necessidade de combater o calor e dar uns valentes mergulhos nestas águas refrescantes. Esta é das melhores experiências que se podem viver.
Há várias cascatas que apresentam uma beleza invulgar. Embora todas tenham a sua riqueza, há umas que se destacam. Entre elas está a Cascata da Cabreia. Deixe-se render aos inúmeros encantos da Cascata da Cabreia, um “monumento natural” verdadeiramente imperdível!
Cascata da Cabreia: Provavelmente, uma das cascatas mais fascinantes de Portugal
A Cascata da Cabreia tem origem fluvial. Esta atração é imperdível. Ela encontra-se presente na Serra da Cabreia, mais precisamente na freguesia de Silva Escura, que integra o concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro.
Beleza natural
Portugal tem diversos encantos naturais. Em diversos pontos do nosso país, há uma riqueza natural que maravilha quem visita determinados destinos. Portugal tem diversas praias douradas e deslumbrantes. Existem grutas encantadoras. Há trilhos que nos permitem contemplar montanhas, vales e paisagens arrebatadoras…
Entre os tesouros naturais, as cascatas são bastante apreciadas. Elas representam atrações bastante populares. Muitas pessoas que apreciam cascatas procuram visitar os locais mais recônditos para as conhecer.
Por isso, é uma tarefa sensível escolher uma entre as várias as cascatas que existem no nosso país (nas ilhas e em Portugal Continental, de norte a sul). No entanto, no NCultura, escolhemos aprofundar a análise na cascata da Cabreira. Já a conhece?
Distinção
Distinguir uma entre as mais belas revela-se uma matéria sensível e delicada, porque é algo subjetivo. Há várias cascatas que maravilham quem as visita. Muitas delas formam lagos e piscinas naturais, proporcionando a oportunidade perfeita para se refrescar nas suas águas.
Por isso, cada uma das cascatas origina uma experiência distinta, agradável, única. A cascata da Cabreira é seguramente uma das mais belas do país.
Concorrência
No título, foi colocado o termo “provavelmente”, porque reconhecemos que outros podem defender que a cascata mais bela é outra. Efetivamente, a riqueza natural do nosso país é tanta que a riqueza em matéria de cascatas é pesada.
Além da Cascata da Cabreia, há outras atrações naturais que mereciam ser destacadas. Encontram-se entre as cascatas mais belas de Portugal, nomeadamente:
- Véu da Noiva (Madeira)
- Cascata da Ribeira Grande (Flores, Açores)
- Poço da Gola (Ponte da Barca)
- Fisgas do Ermelo (Mondim de Basto)
- Frecha da Mizarela (Serra da Freita)
- Fraga da Pena (Serra do Açor)
- Pulo do Lobo Mértola)
- Pego do Inferno (Tavira)
- Fecha de Barjas (Gerês)
- Portela do Homem (Gerês)
Cascata da Cabreia
Esta cascata é uma atração imperdível. A sua beleza é deslumbrante. A Cascata da Cabreia é das mais belas do país. A Cascata da Cabreia consiste numa queda de água com 25 metros de altura. As águas desta singular cascata provêm do rio Mau. Além disso, as águas da Cascata da Cabreia levam à formação de uma piscina natural.
Experiência
Esta piscina natural é simplesmente incrível. Neste espaço, é possível tomar uns banhos refrescantes. Por isso, esta é um local magnífico para enfrentar os dias de calor de verão.
A experiência torna-se ainda mais memorável, porque a piscina natural e a cascata situam-se num local de uma beleza magnífica. A vegetação natural e os rochedos que se encontram no cenário tornam este espaço num autêntico paraíso.
O que pode encontrar perto da Cascata da Cabreia
Nas imediações da Cascata da Cabreia, pode ainda viver outras experiências, como visitar um bosque com pontes pedonais. É possível caminhar tranquilamente neste espaço e tirar fotos memoráveis, enquanto admira as vistas deslumbrantes.
O trilho
Bem perto da Cascata da Cabreia também se pode fazer o trilho da Cabreia. Esta é outra experiência imperdível que pode viver neste espaço. Ao fazer o trilho irá percorrer caminhos interessantes para poder visitar as Minas do Braçal e da Malhada.
O trajeto realizado tem início no parque de lazer da Cabreia. Curiosamente, há opções a fazer, porque existem três percursos possíveis que pode seguir. Portanto, pode moldar a experiência consoante o seu gosto.
O piquenique
Neste espaço, também é possível fazer um piquenique. Esta é uma das melhores experiências que se pode viver neste local. Permite-lhe aproveitar ao máximo o cenário que por aqui se encontra e que é verdadeiramente deslumbrante.
Equipamentos disponíveis
Se pensa passar um dia neste local e visitar a famosa Cascata da Cabreia, saiba que existem por aqui algumas infraestruturas de apoio com as quais pode contar, nomeadamente:
- parque de merendas;
- bar;
- mesas de pedra;
- casas de banho;
- fonte de água potável;
- grelhadores.
Cuidados a ter
Antes de visitar a Cascata da Cabreia e de usufruir deste lugar magnifico que proporciona experiências distintas, saiba que há alguns aspetos a considerar. Por exemplo, apesar de existir um parque de estacionamento, a sua capacidade é reduzida.
Além disso, também deve ter em conta que os acessos pedonais se encontram danificados. Por isso, deve tomar algumas precauções. Por exemplo, no final do percurso, existe uma descida que se apresenta muito íngreme e que se revela de difícil passagem. Logo, pode originar alguns acidentes. Para os evitar, tome todos os cuidados.
Direções
Uma das possibilidades que tem é seguir pela A25, indo em direção a Sever do Vouga. Depois, quando chegar a um cruzamento, deve virar à esquerda em direção a Silva Escura/Cabreia.
Posteriormente, irá encontrar placas indicativas do local. Primeiramente, existirá um caminho em terra batida que pode realizar de carro, sendo que, posteriormente, deve seguir a pé.
Quem parte de Lisboa, deve primeiro seguir pela A1 e, posteriormente, apanhar a A25, saindo para Vouga/Carvoeiro. Depois, continue pela estrada nacional N16 até Sever do Vouga e, posteriormente, pela M554 até Silva Escura. Por fim, resta acompanhar as indicações para a cascata.
Para quem parte do Porto, deve seguir pela autoestrada A32. Deve fazer um pequeno troço da N224 até Vale de Cambra. Posteriormente, deve seguir pela N328 até Dornelas e, mais tarde, pela estrada CM1480 até à aldeia de Silva Escura.
Onde dormir
Se optar por pernoitar nas imediações da cascata, fique a saber que existem algumas opções de alojamento que vale a pena conhecer.
Moleiro da Costa Má
Este alojamento encontra-se perto da Cascata da Cabreia. Moleiro da Costa Má consiste num espaço cujos quartos apresentam zona de estar e casa de banho privativa. A cozinha e a piscina do Moleiro da Costa Má são comuns a todos os hóspedes do alojamento.
Morada: Moleiro da Costa Má, Silva Escura, nº 931 3740-323 Sever do Vouga
Contactos: 234 035 359 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Refúgio da Cascata da Cabreia
Esta cabana tradicional encontra-se a meros 5 minutos da Cascata da Cabreia, em Silva Escura. Neste espaço, fica-se em total harmonia com o ambiente envolvente. O Refúgio da Cascata da Cabreia dispõe de dois quartos e uma casa de banho. Neste local, encontra-se uma paisagem incrível sobre o vale e a serra do Arestal.
Morada: Silva Escura, Sever do Vouga, Portugal, 3740-313
Contactos: 965 643 348 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Onde comer?
Nas imediações da Cascata da Cabreia, podemos encontrar algumas boas opções para a realização das refeições, nomeadamente na zona de Sever do Vouga. Ora, tome nota!
Restaurante O Canastro
Este restaurante agrada a todos os que procuram refeições tradicionais. Neste restaurante, as pessoas são bem servidas e sem complicações. Esta é uma excelente opção para comer em Sever do Vouga.
O Restaurante O Canastro apresenta um ambiente familiar. Os seus petiscos asseguram a satisfação dos seus visitantes.
Endereço: Rua Nossa Sra de Fátima 117, 3740-218 Sever do Vouga
Telefone: 234 597 248
Mais informações, aqui.
Restaurante Quinta do Barco
Este espaço apresenta o melhor da gastronomia local, com pratos típicos e tradicionais da região. Este restaurante é bastante elogiado, pela boa comida e pelos preços bem convidativos.
No Restaurante Quinta do Barco, a gastronomia portuguesa encontra-se bem representada e o serviço prestado agrada a todos os que visitam o estabelecimento.
Endereço: Rua da Grela – Pessegueiro do Vouga, 3740-128 Sever do Vouga
Telefone: 234 556 246
Mais informações, aqui.