Trata-se de mais uma prova que Portugal é um País cheio de locais verdadeiramente surpreendentes! As buracas do Casmilo são um lugar único e (quase) secreto no Centro de Portugal.
O nosso país tem um património natural fascinante. Portugal tem destinos particularmente ricos num património natural incomum. A Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor em diferentes locais portugueses, por isso há inúmeros turistas a procurar algumas atrações incomuns.
As nossas maravilhas naturais ajudam a encantar os estrangeiros, que escolhem o nosso país como um dos seus destinos favoritos. Existem alguns locais que se destacam por representarem uma experiência singular, capaz de perdurar na nossa memória por muito tempo…
As buracas do Casmilo são um exemplo disso mesmo. São uma formação geológica única. Trata-se de mais uma prova de que Portugal é um País cheio de locais verdadeiramente surpreendentes!
Fique a conhecer esta atração natural com caraterísticas invulgares que têm captado a atenção de muitos estudiosos.
Vale das Buracas do Casmilo: um lugar único e (quase) secreto no Centro de Portugal
A povoação de Casmilo situa-se numa das margens do concelho de Condeixa-a-Nova. A povoação é ladeada pelo monte de Senhora do Círculo e pela Serra de Janeanes. Portanto, a beleza do local é espantosa.
Esta zona é profundamente marcada pela paisagem cársica dos calcários e predomina por aqui uma agricultura de subsistência. As Buracas do Casmilo encontram-se na Serra do Sicó, perto deste concelho. Elas são uma atração bastante invulgar, que muitos desconhecem. As Buracas do Casmilo são muito procuradas, quer pela sua enorme beleza, que pelo interesse que geram a nível espeleológico, por isso são consideradas um ex-libris de Condeixa-a-Nova.
Lugar invulgar
Este local tem grande interesse geológico. O vale das Buracas do Casmilo merece destaque.
A sua riqueza é tão singular que consegue atrair a atenção de muitos estudiosos. Pessoas interessadas em fenómenos naturais escolhem visitar o vale das Buracas do Casmilo, de forma a ficarem a saber mais sobre este lugar invulgar que tem ainda a vantagem de ser verdadeiramente deslumbrante.
As buracas
Esta é uma região com pouca água, sendo comum as superfícies secas. Essas caraterísticas invulgares interferem de forma significativa no tipo de fauna e flora deste local.
Nesta zona, é possível encontrar vários abrigos rochosos (são as chamadas “buracas”). Estes abrigos rochosos impressionam pela imponência e dimensão que apresentam. O vale das Buracas do Casmilo apresenta abrigos rochosos cujos buracos apresentam dimensões superiores a 10m de diâmetro e a 5m de profundidade!
O fenómeno geológico
As “buracas” foram formadas através de um processo de incasão. Este processo consiste num abatimento da parte central de uma conduta, permanecendo visíveis apenas as partes laterais extremas.
As buracas representam, desta forma, os vestígios de uma sala (ou mais salas) de uma gruta existente no interior do monte.
Riqueza invulgar
É nesta zona de Condeixa-a-Nova, em plena serra de Sicó, que se encontra a maior concentração de buracas de Portugal. As buracas são pequenas grutas que se desenvolveram horizontalmente. As entradas destas grutas podem atingir os dez metros, por isso encantam pelo seu tamanho.
Segundo os especialistas na matéria, estas formações calcárias foram sendo desenvolvidas em épocas em que o clima era mais frio do que é atualmente. Estas pequenas grutas foram muito úteis ao longo do tempo, uma vez que eram nestas zonas que se abrigavam os animais, protegendo-se assim os rebanhos de cabras e ovelhas.
As redes sociais
A experiência de visitar este local tem os seus dividendos. O vale das Buracas do Casmilo revela-se uma atração particularmente deslumbrante. As fotografias tiradas neste local facilmente se tornam num sucesso nas redes sociais.
Público-alvo
Este património natural revela-se um autêntico tesouro. As Buracas do Casmilo proporcionam uma experiência imperdível para os amantes da Natureza, sendo um destino perfeito para quem gosta de desafios.
Atividades radicais
A paisagem local é fascinante. Além disso, as Buracas do Casmilo e a área envolvente geram grande interesse geológico. Por isso, este é um local muito procurado para a realização de pequenos acampamentos.
Esta zona é também muito procurada para a prática de desportos de ar livre. A adrenalina é responsável por preparar o nosso organismo para a realização de grandes feitos. Ora, no vale das Buracas do Casmilo, não faltam experiências de aventura.
Todas as pessoas que gostam de realizar atividades mais ousadas, poderão testar as suas qualidade no vale das Buracas do Casmilo. Graças às suas grandes escarpas, muitos poderão encontrar aqui a oportunidade de enfrentar diversos desafios, tais como: escaladas, montanhismo, caminhadas, orientação, rappel…
Misticismo
O vale das Buracas do Casmilo está envolto em grande misticismo. Sobre este vale contam-se diversas histórias. Segundo reza a lenda local, foi no vale das Buracas do Casmilo que se enterrou ouro mouro. Ora, como ninguém o encontrou, ele ainda está por lá escondido…
Beleza selvagem
Esta atração encontra-se numa zona onde não se encontra o impacto da ação humana na Natureza, por isso esta região apresenta uma beleza selvagem. A escassez de água na superfície também acaba por afetar a pitoresca aldeia de Casmilo, que está situada nas proximidades, a pouco mais de 1 km do vale.
A aldeia
A pitoresca aldeia de Casmilo é maioritariamente constituída por idosos. Não existem muitos jovens nesta povoação. Como aconteceu noutras aldeias do País, alguns dos mais jovens foram à procura de melhores condições de vida noutros locais, do país ou do estrangeiro.
Esta aldeia é merecedora de uma visita. Este é um destino perfeito para uma escapadinha de sonho. Os amantes da Natureza que pretendem fugir da agitação das grandes cidades poderão encontrar o descanso que precisam nesta aldeia.
Naturalmente que, além de se partir em busca das Buracas do Casmilo, poderá aproveitar-se bem o ar puro, a tranquilidade local e as belas paisagens. Existem vários encantos na aldeia. Há ainda um cenário encantador para os amantes da Natureza. O silêncio ajudará ao desenvolvimento da reflexão.
O percurso pedestre
Existe um percurso pedestre que permite conhecer a fundo esta atração presente num cenário deslumbrante. Este percurso vale mesmo a pena fazer, porque proporciona uma experiência invulgar e inesquecível.
O Trilho das grandes Buracas do Casmilo
Existe um percurso pedestre que se revela uma excelente opção para todos os que desejam conhecer esta maravilha natural. Este trajeto tem início e fim na aldeia de Casmilo (as coordenadas GPS do início do percurso são: N40 03.296 W8 29.864), mais precisamente, junto ao polidesportivo). Este trilho tem diversos pontos de grande interesse turístico.
Ao longo do percurso, irá deparar-se com toda uma paisagem cársica, que nos diz muito sobre a geomorfologia destas formações de calcário. O percurso é feito com relativa facilidade, apesar de ter algumas subidas mais íngremes.
Para repor energias ao longo do percurso, convém levar água e uns snacks. O percurso tem cerca de 6,5 km, o que demora entre 2 a 3 horas.
Nota: Como a sinalização é fraca, aconselhamos uma preparação prévia.
Leia também:
- Visitar Drave, a aldeia de xisto na Serra da Freita
- 15 fantásticos locais para visitar em Arouca
- Pedras Parideiras em Arouca: fenómeno único no mundo
Informação Útil
Como lá chegar
Para chegar ao Vale das Buracas do Casmilo, deve ter em consideração as seguintes indicações: ter a vila de Condeixa-a-Nova (presente no distrito de Coimbra), como ponto de referência.
Posteriormente, apanhe o IC2 em direção a sul. Siga para a povoação da Arrifana (que se encontra à saída de Condeixa) e, finalmente, suba o monte na direção da aldeia de Casmilo.
Quer saber onde pode comer em Condeixa-a-Nova ou nas proximidades?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Non Solo Pane
Morada: Rua Dona Maria Elsa Franco Sotto Mayor nº21 A
Contactos: (+351) 915 612 570 / [email protected]
Mais informações, aqui.
COME
Morada: Rua D. Elsa Sotto Mayor nº5 Condeixa A Nova, Coimbra
Contactos: (+351) 239 945 502
Mais informações, aqui.
A Taberna
Morada: Rua dos Combatentes da Grande Guerra 86, Coimbra
Contactos: (+351) 239 716 265 / [email protected]
Mais informações, aqui.
A Cozinha da Maria
Morada: Rua das Azeiteiras, nº 65 Coimbra
Contactos: (+351) 911 533 126 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Condeixa-a-Nova ou nas proximidades?
Infelizmente, a aldeia de Casmilo não tem nenhum tipo de alojamento onde se possa pernoitar, por isso escolhemos locais de Condeixa-a-Nova ou nas proximidades. Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa Bela Vista
Morada: Rua da Igreja, 3150-040 Bem da Fé, Portugal
Contactos: (+351) 926 014 532 / (+351) 969 308 670
Mais informações, aqui.
Tivoli Coimbra
Morada: Rua João Machado Nº4, 3000-226 Coimbra
Contactos: (+351) 239 858 300 / (+351) 239 858 345 / [email protected]
Vila Gale Coimbra
Morada: Rua Abel Dias Urbano, 20, 3000-001 Coimbra
Contactos: (+351) 239 240 000 / reservas: [email protected] / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Conímbriga do Paço / Pousada Condeixa Coimbra
Morada: Rua Francisco Lemos, 433150-140 Condeixa-a-Nova
Contactos: (+351) 239 944 025 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Sete Quintas
Morada: Retorta s/n, 3220-238 Miranda do Corvo
Contactos: (+351) 239 538 562 | (+351) 911 514 587 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Um lugar para agendar muito obrigada
Fiz um comentário ontém á noite e não aparece aqui hoje…
Entretanto aparece um comentário de á… 4 horas atrás…
Não gostaram do meu comentário?
Aqui vai o que não apareceu aqui ontém:
Só uma jornalista que não sai do seu escritório, que não vai aos locais que descreve pode escrever isto: “ A pitoresca aldeia de Casmilo é maioritariamente constituída por idosos. Não existem jovens nesta povoação…”
Os tais jovens existem, sim. E estão bem presentes. Casais jovens, com crianças andam por aqui.
Excelente publicação. No entanto resalvo duas situações que não se encontram correctas.
1.°- A aldeia não é constituída maioritariamente por idosos, pois nesta pequena aldeia existem 16 crianças sendo que a mais velha tem 14 ou 15 anos, fixando -se a idade média das mesmas nos 8 anos de idade. No ano de 2022 nasceu uma e este ano 2023 se tudo correr bem irá nascer outra.
2.°- Na aldeia existem duas lagoas denominadas de Dolinas do Casmilo em que uma mesmo de verão nunca se encontra seca. A parte destas cada família tem normalmente tanques de água que são usados na altura do Verão para a agricultura e que são cheios através do aproveitamento das águas pluviais na altura do Inverno.
Bem haja.
Portugal é um espetáculo!!