Contemple a beleza de um monumento natural memorável. Portas de Ródão, um local mágico no Centro de Portugal.
A beleza natural de Portugal é uma das muitas razões que leva muitos viajantes de todo o mundo a escolher o nosso país como destino de férias. Há diversas atrações que agradam ao olhar de quem opta por explorar a nossa riqueza natural.
Além de praias deslumbrantes, há montanhas imponentes, vales encantadores, grutas formidáveis… Portas de Ródão é outra atração que impressiona quem tem a sorte de visitar o local.
Contemple a beleza de um monumento natural memorável. Portas de Ródão é um estreitamento que parece esculpido à mão. Trata-se de uma atração imperdível.
Portas de Ródão: um local mágico no Centro de Portugal
Localização
Pouco após chegar a Portugal, o Rio Tejo faz a sua entrada num estreitamento que cria um cenário encantador, quase mágico. Este monumento natural encontra-se presente na região de Vila Velha do Ródão, no Centro de Portugal. A sua beleza torna-o numa das atrações imperdíveis da região.
Riqueza singular
As Portas de Ródão integram o concelho de Vila Velha de Ródão e estão presentes numa região de incrível beleza, estando marcada pelos contrastes de ser uma terra interior banhada pelo rio Tejo.
As paisagens naturais deste local são deslumbrantes. Existem muitos recursos naturais. Por isso, este local apresenta grande riqueza e diversidade, com várias espécies de fauna e flora.
As condições singulares deste local atraíram também a civilização. A riqueza deste território ajudou a garantir a sobrevivência das primeiras populações humanas. Há indícios que revelam que as pessoas se fixaram na região desde a pré-história.
O Complexo de Arte Rupestre do Vale do Tejo
Este local é um dos destaques da região e merece uma visita! Este espaço é considerado um dos conjuntos de arte pós-paleolítico mais importante da Europa. O Complexo de Arte Rupestre do Vale do Tejo é constituído por mais de 20 mil gravuras.
A descoberta desta riqueza invulgar conduziu a várias campanhas de salvamento arqueológico até à sua quase completa submersão, em 1974, algo que aconteceu devido à construção da barragem do Fratel.
Rua Dr. José Pinto Oliveira Rocha, 20, 6030-214 Vila Velha de Rodão
Contactos: 272 540 319 | 963 445 866
Mais informações, aqui.
Beleza singular
A beleza natural de Portas de Ródão é inesquecível. Parece um monumento esculpido à mão pelo melhor escultor de sempre, a mãe Natureza, que cria inúmeras obras-primas. Portas de Ródão parece criada propositadamente para confirmar que a Mãe Natureza sabe mesmo o que faz.
Monumento natural
Portas de Ródão é uma formação geológica de incrível beleza. Esta atração singular consiste num simples estreitamento que se encontra longe de representar um mero acidente geológico.
Este monumento natural consiste num local que alberga uma garganta rochosa impressionante que atravessa o Rio Tejo num espaço em que já se encontra em território português.
O nome
Portas de Ródão não tem este nome por mero acaso. Foi-lhe foi atribuído, devido às enormes rochas que se erguem no local. Estas rochas parecem umas portas que surgem imponentes, como que a guardar o rio e a vila. Parecem portas mágicas que só deixam entrar no local quem for merecedor da experiência.
O cenário
A paisagem criada é verdadeiramente impressionante, existindo um miradouro natural fabuloso que proporciona um encanto impossível de esquecer. A paisagem é de cortar a respiração. Sentimo-nos pequenos perante a imponente beleza da Natureza.
A sua formação
A zona rochosa onde se encontram as Portas de Ródão são o resultado da interseção do duro relevo quartzítico caraterístico da serra das Talhadas com o curso do rio Tejo, tendo sido Portas de Rodão formada por duas paredes escarpadas, com uma altura de 170 metros.
O nome deve-se a este design natural peculiar que nos faz realmente lembrar a existência de duas portas. Uma dessas “portas” encontra-se mais a norte, mais precisamente no concelho de Vila Velha de Ródão, enquanto a outra Porta se encontra no concelho de Nisa. A posição de ambas leva à formação de um estreitamento do rio que permite criar um cenário de grande beleza.
O tempo
A mãe Natureza é a melhor escultora, mas necessita de tempo para criar as suas obras. Para criar esta obra impressionante, a Mãe Natureza necessitou de 2,5 milhões de anos de erosão. Esse tempo resultou num Monumento Natural difícil de superar.
O miradouro
Este monumento é incrível e fascina todos o que o observam. As Portas de Ródão são visíveis aos olhos mais experientes. No entanto, a experiência torna-se mais impressionante e mais evidente na margem direita. Portanto, a montante deste local.
Neste espaço, encontra-se um miradouro que é ideal para a apreciação de toda a zona, sendo possível admirar toda a beleza em perfeita segurança. Destaca-se ainda a presença de um parque de estacionamento no local que é gratuito.
Vida animal
Até os animais que por lá passam mostram respeito pela beleza das Portas de Ródão. Este espaço geográfico é altamente privilegiado para a investigação da fauna e da avifauna. Por isso, este é um local que será do agrado dos amantes de Birdwatching, para quem gosta de fazer observação de pássaros.
Neste espaço, nidificam diversas espécies raras de aves. Por aqui, podem ser observadas mais de 100 espécies de aves. Muitas destas espécies encontram-se em vias de extinção e algumas são raras. Eis algumas das aves que podem ser observadas por aqui:
- Aves aquáticas: corvo-marinho-de-faces-brancas;
- Grandes aves terrestres: águia de Bonelli, cegonha-preta, grifo, pica-pau-verde;
- Passeriformes: ferreirinha-alpina, melro-azul, alvéola-branca, chapim-de-poupa, chapim-carvoeiro, toutinegra-de-cabeça-preta, pega-rabuda;
- Raridades: grifo de Rüppell, andorinhão-cafre.
Por aqui, há ainda a destacar a presença de vários animais selvagens, o ginete, a lebre, o coelho, o javali, o veado, a raposa, o saca-rabos, o gato-bravo e as lontras…
Como chegar?
Esta atração encontra-se bem junto ao Rio Tejo, estando a meio caminho entre Portalegre e Castelo Branco, acedendo pela A23. Deve passar por Abrantes e sair no nó de Vila Velha de Ródão.
Para quem vem do Alentejo, via Nisa, deve seguir para norte pela N18. Estes são os caminhos a tomar por quem deseja testemunhar a beleza das Portas de Ródão in loco.
Leia também:
- Faça um passeio maravilhoso no Centro de Portugal
- 5 lugares paradisíacos para descobrir no Centro de Portugal
- A aldeia “berço” da rainha das Maçãs no Centro de Portugal
A lenda
Segundo a lenda, noutros tempos, viveu por ali o rei Wamba, o Rei Visigodo da Hispania. O seu reinado estendeu-se entre os anos de 672 a 680. A vida deste rei foi marcada pelos combates frequentes com os Mouros.
O rei Wamba era casado. Teve o azar de ver a sua esposa apaixonar-se pelo rei mouro. O rei mouro sabia e tentou raptá-la (ou salvá-la) para viver o amor correspondido. Tendo o objetivo de resgatar a sua amada das mãos do rei Wamba, o rei mouro decidiu fazer um túnel que passaria por baixo do Tejo.
No entanto, os seus cálculos para a criação do túnel forem errados. Portanto, o buraco criado não saiu no local desejado, ficando a saída ao nível das águas. O rei Wamba descobriu o buraco e a traição. Por isso, decidiu “oferecer” a mulher rei mouro.
No entanto, não iria dar um presente ao seu arqui-inimigo. Ele simplesmente atou a esposa à mó de um moinho e, em seguida, fê-la rolar pelas encostas até ao Rio Tejo.
Segundo a lenda, nos locais onde a mó (com a esposa do rei Wamba amarrada) passou nunca mais nasceu qualquer vegetação. Ora, é possível comprovar isso mesmo quando se visita esta região.
De modo a se poder relembrar o passado, o que noutros tempos terá sido o castelo do rei Wamba, presente no topo da porta norte, atualmente há uma pequena atalaia que recentemente foi alvo de obras de recuperação.
Este local pode servir como ponto de observação de aves e da paisagem. Para chegar a este local necessita de respirar fundo e reservar energias. O trajeto para lá chegar é difícil. O percurso é longo e revela-se de grande exigência. Não é para amadores.
Após cruzar a pequena passagem de nível que se encontra do lado norte da ponte, deve-se subir a estrada que se prolonga por 3km, sensivelmente, indo posteriormente na direção de uma pequena estrada à esquerda.
Por toda esta riqueza que aqui apresentamos, Portas de Rodão revela-se uma experiência perfeita para uma escapadinha de fim de semana, um destino encantador que deve ser explorado com calma.
Além de alimentar o espírito de aventura, também poderá deliciar o estômago. A gastronomia local tem muitas tentações que permitem recuperar as forças com o máximo sabor. Não faltam petiscos irresistíveis nesta região.
Cheira é mal que se farta!