Um dos melhores queijos do mundo é português
O queijo Amarelo da Beira Baixa conquistou os EUA há cerca de 10 anos e foi considerado o melhor entre os melhores queijos do mundo. Fique a conhecê-lo.
O queijo do Fundão ou queijo Amarelo da Beira Baixa conquistou há cerca de 10 anos um prestigiante prémio nos EUA. As revistas Vanity Fair e Wine Spectator reuniram provadores que foram sujeitos a uma prova cega, onde se destacou o queijo português.
Este produto nacional foi considerado o melhor entre os melhores 100 queijos, provenientes de todo o mundo!
Desde aí, a sua popularidade não tem parado de aumentar, com conferências dedicadas a este produto e uma exportação crescente do mesmo.
O Queijo Amarelo da Beira Baixa, da região do Fundão, continua a ser muito apreciado nos Estados Unidos da América, onde já foi premiado em 2009.
Um dos melhores queijos do mundo é português
Este é um queijo produzido com leite cru de ovelha e de cabra, com coalho de origem animal, na região serrana, entre as serras da Gardunha e da Estrela. O microclima local influencia os pastos e, também, o processo de cura.
As caraterísticas, texturas, cor e sabor deste queijo dependem do tempo de cura e da estação do ano em que foi produzido. A consistência da sua pasta, por exemplo, pode ter uma textura semidura, semimole, dura ou, até, extradura (Queijo Amarelo da Beira Baixa Velho).
Por ser um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP), a confeção deste queijo respeita uma série de especificações como proveniência, produto envolvido, regras de confeção e manuseio.
Método de produção
O coalho usado para confecionar o Queijo Amarelo da Beira Baixa é de origem animal. A sua maturação decorre entre os 10ºC e os 18ºC, à humidade relativa de 70% a 85%, durante 45 a 90 dias, tratando-se neste último caso de um queijo curado de pasta dura a extra-dura, designado “Queijo Amarelo da Beira Baixa Velho”.
Caraterísticas
Uma das principais caraterísticas dos Queijos da Beira Baixa DOP relaciona-se com o facto dos rebanhos de ovelhas serem mantidos ao ar livre durante todo o ano, tendo acesso a várias pastagens.
Este queijo possui entre 7cm a 10cm de diâmetro, tendo um peso entre os 200g a 500 g. O seu aroma é intenso e agradável e o seu o sabor limpo e ligeiramente acidificado.
Área de produção
A área geográfica de produção destes queijos abarca o distrito de Castelo Branco e parte do distrito de Santarém.
História
A produção destes queijos iniciou-se cerca de 1870, na região de Castelo Branco, sendo Lisboa o principal mercado.
Em 1905, este era já considerado um dos queijos mais conhecidos e antigos. Em 1940, o estudo dos queijos portugueses inicia-se e fica-se a saber mais sobre a produção da Beira Baixa.
Para comprovar toda esta descrição elogiosa, nada como provar esta iguaria. Escolha o que é nacional e bom e renda-se a este queijo que já conquistou o mundo!
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Receita. Bolas de Berlim à portuguesa, história e receita
Ovos moles de Aveiro, um doce com história (receita original)
5 fantásticas receitas da Doçaria Conventual
_