Conheça a posição de Portugal e compare-a com a de outros países. Um dos 5 melhores passaportes do mundo é português.
O nosso país pode ser pequeno, mas tem diversas riquezas. Além da riqueza natural, existem diversas criações feitas pelo homem que encantam não só quem por cá vive, mas também todos os que escolhem o nosso país para o visitar.
Há castelos, pontes, palácios, conventos, igrejas e muito mais. Agora, há outra qualidade que, para muitos, é desconhecida. A área da tecnologia onde o país tem desenvolvido boas soluções é no passaporte. Segundo a última atualização do “The Henley Passport Index” (“Índice do Passaporte Henley”), o nosso país ocupa um honroso quinto lugar no ranking de melhores passaportes do mundo.
O índice foi construído, tendo por base os dados fornecidos pela Associação Internacional de Transportes Aéreos, sendo que ele cobre 227 destinos de viagem, sendo atualizado em tempo real a cada momento em que entram em vigor alterações nas restrições às viagens.
Fique a conhecer os países com melhor colocação e também os países com pior posição nesse ranking.
Um dos 5 melhores passaportes do mundo é português
Conheça o top 5 dos melhores passaportes do mundo
O passaporte português está no TOP 5 dos passaportes mais poderosos do mundo! O passaporte português subiu este ano um lugar na lista do The Henley Passport Index.
Contudo, o fosso existente entre países continua a crescer e a pandemia de Covid-19, natural e compreensivelmente, veio impor muitas restrições à movimentação a nível global.
O nosso passaporte encontra-se na quinta posição, posição partilhada com França, Irlanda, Suécia e Países Baixos.
O passaporte português
Qualquer cidadão com um Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade válido pode fazer o pedido para ter o Passaporte Eletrónico Português. O Passaporte Eletrónico Português (PEP) reúne no documento todos os dados de identificação do seu titular, nomeadamente: nome, altura, data de nascimento, género, local de nascimento.
O passaporte é um documento indispensável a qualquer cidadão português que pretenda viajar para fora da União Europeia e do Espaço Schengen.
Vantagens do passaporte português
Como se teve a oportunidade de perceber, Portugal ocupa uma honrosa quinta posição no ranking dos passaportes mais poderosos do mundo. Assim, entre os 199 passaportes avaliados pelo índice Henley Passport (na última atualização), Portugal é dos poucos que dá acesso a 187 destinos, sem necessidade de visto prévio.
Logo, Portugal encontra-se no TOP 5 dos melhores passaportes, numa posição partilhada com a França, Irlanda, Suécia e Países Baixos. Assim, o Passaporte português é dos mais poderosos do mundo, encontrando-se numa melhor posição do que o de países como o Reino Unido ou os Estados Unidos da América.
O topo
Os países asiáticos até podem assumir os lugares cimeiros, mas é a Europa que domina o top 10 dos melhores passaportes, com o maior número de nações na lista. Apesar de serem o Japão e a Singapura a ocuparem o topo da lista, sendo países que permitem que se possa viajar livremente para 192 destinos, são depois os países europeus que lideram a lista.
Na segunda posição, está o poder equilibrado, com um país europeu e outro asiático. São eles a Alemanha e a Coreia do Sul, que permitem que se possa viajar livremente para 190 destinos.
Depois, é na Europa que o pódio é fechado, nomeadamente com países como Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha. Estes países permitem que se possa viajar livremente para 189 destinos. Nos restantes lugares, não faltam representantes europeus (assim como dos Estados Unidos da América). Confira a lista.
O top 10 dos melhores passaportes em 2021
1 – Japão e Singapura (tem acesso a 192 destinos)
2 – Alemanha e Coreia do Sul (tem acesso a 190 destinos)
3 – Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha (tem acesso a 189 destinos)
4 – Áustria e Dinamarca (tem acesso a 188 destinos)
5 – Portugal, França, Irlanda, Países Baixos e Suécia (tem acesso a 187 destinos)
6 – Bélgica, Nova Zelândia e Suíça (tem acesso a 186 destinos)
7 – República Checa, Grécia, Malta, Noruega, Reino Unido e Estados Unidos da América (tem acesso a 185 destinos)
8 – Austrália e Canadá (tem acesso a 184 destinos)
9 – Hungria (tem acesso a 183 destinos)
10 – Lituânia, Polónia e Eslováquia (tem acesso a 182 destinos)
Os piores passaportes em 2021
Para o índice aqui apresentado, não contaram as restrições temporárias ocorridas, tendo em conta a pandemia. Ou seja, teoricamente, estes passaportes permitem viajar para vários destinos, sem necessidade de visto prévio mas, momentaneamente, tal pode não se aplicar em todos os casos, dependendo das medidas sanitárias em vigor.
107 – Irão, Líbano, Sri Lanka e Sudão (tem acesso a 41 destinos).
108 – Bangladesh, Kosovo e Líbia (tem acesso a 40 destinos).
109 – Coreia do Norte (tem acesso a 39 destinos).
110 – Nepal e territórios palestinianos (tem acesso a 37 destinos).
111 – Somália (tem acesso a 34 destinos).
112 – Iémen (tem acesso a 33 destinos).
113 – Paquistão (tem acesso a 31 destinos).
114 – Síria (tem acesso a 29 destinos).
115 – Iraque (tem acesso a 28 destinos).
116 – Afeganistão (tem acesso a 26 destinos).
Desigualdades
Assim, as diferenças são tão gritantes, quanto assustadoras. Se compararmos os países com os melhores passaportes com aqueles que têm os piores passaportes, as diferenças são tão claras que se fica a perceber bem como um documento pode realmente fazer toda a diferença.
Por exemplo, enquanto os cidadãos do Japão e de Singapura podem viajar para 192 lugares, sem necessitarem de visto, os cidadãos provenientes do Afeganistão apenas podem deslocar-se para 26 destinos!
Pandemia
De acordo com as conclusões do relatório da Henley & Partners, as desigualdades entre países aumentaram no último ano, no que diz respeito às restrições de viagens.
A firma britânica, que organiza todos os anos o índice dos passaportes, esclareceu que, nos últimos 18 meses, foram introduzidas restrições à liberdade de movimento devido à pandemia de Covid-19, restrições que resultaram no alargamento das diferenças entre países e respetivos passaportes.
Este contexto representou um maior fosso de mobilidade entre países desde o ano de 2006, momento em que o índice começou a ser divulgado.
Leia também:
- 7 magníficas viagens de comboio pelo mundo (1 é portuguesa)
- Não são moedas! São as 10 notas mais valiosas do escudo
- Este é o verdadeiro rosto de D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil)
NCultura
Se leu “Um dos 5 melhores passaportes do mundo é português” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…