Sábado, Março 25, 2023
NCultura Notícias
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Vinhos
  • Lifestyle
    • Vida Saudável
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
NCultura Notícias
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Vinhos
  • Lifestyle
    • Vida Saudável
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
NCultura Notícias
Sem resultados
Ver todos os resultados
Publicidade
Publicidade
Início Histórias Curiosidades

Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

O Tuga tem autonomia para cerca de 160 quilómetros e é fabricado em Portugal, na Marinha Grande.

Márcio Magalhães Por Márcio Magalhães
08/05/2022
em Curiosidades
11
carro elétrico feito em Portugal

Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

FacebookTwitterPinterestWhatsApp
Publicidade
Publicidade

Conteúdo do artigo

    • Artigos Relacionados
    • Velódromo Maria Amélia: um segredo para descobrir no Porto
    • Ilustres personalidades da nossa História ligadas ao Douro
    • A Forbes apaixonou-se pelos azulejos da cidade do Porto
    • Os 12 pratos de bacalhau mais famosos de Portugal
  • Tuga, o carro elétrico feito em Portugal
    • O carro elétrico
    • A startup
    • O protótipo
    • Reações
    • Conclusão
  • NCultura

Artigos Relacionados

Velódromo Maria Amélia

Velódromo Maria Amélia: um segredo para descobrir no Porto

Março 22, 2023
personalidades da nossa História ligadas ao Douro

Ilustres personalidades da nossa História ligadas ao Douro

Março 20, 2023
azulejos da cidade do Porto

A Forbes apaixonou-se pelos azulejos da cidade do Porto

Março 15, 2023
pratos de bacalhau mais famosos

Os 12 pratos de bacalhau mais famosos de Portugal

Março 14, 2023

Tuga é o carro elétrico feito em Portugal, na Marinha Grande. Este citadino elétrico tem autonomia para cerca de 160 quilómetros.

Publicidade
Publicidade

O nosso país tem inúmeros encantos naturais e um património material maravilhoso. Portugal tem uma história ímpar, uma cultura rica, tradições encantadoras, uma gastronomia de qualidade elevada, entre muitas outras atrações. Por tudo isto e muito mais, Portugal é um destino muito procurado por viajantes de todo o mundo. Mas existem muito mais razões para elogiar o nosso país.

Embora muitos desconheçam a capacidade de produção do nosso país, Portugal tem feito produção para grandes marcas mundiais em diferentes áreas. O nosso país também consegue fazer uma produção de elevada qualidade e é capaz de apresentar produtos inovadores. Exemplo disso mesmo está um carro citadino que é elétrico e que tem características fantásticas.

Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

carro elétrico feito em Portugal
Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

O carro elétrico

O Tuga é um carro pioneiro. Este veículo é 100% elétrico e tem um formato invulgar, com três rodas, dois lugares. Este carro é próprio para conduzir na cidade, pertence a uma nova gama de veículos muito práticos e ecológicos.

O Tuga é um carro projetado sobre uma plataforma modular que permite assumir duas formas distintas de carroçaria, de “cockpit” aberto ou fechado. Este veículo, fabricado na Marinha Grande, tem autonomia para 160 quilómetros.

Publicidade
Publicidade

 

carro elétrico feito em Portugal
Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

A startup

O Tuga é um modelo desenvolvido por uma startup. César Barbosa é vice-presidente da empresa que tem sede no Canadá, em Vancouver. A startup é cofundada pelo português e o Tuga revela-se parte das ambições da empresa.

Esta startup tem como grande objetivo assumir-se como alternativa aos veículos de duas rodas não poluentes. O Tuga é um modelo que permite que se possa circular na urbe, sem nenhuma das limitações da concorrência. Este veículo destaca-se em matéria de segurança e conforto.

O Tuga responde à necessidade de proteger o condutor e o passageiro. Este veículo produzido em Portugal apresenta uma aerodinâmica mais do que estudada para criar uma redução da resistência. O Tuga é um veículo elétrico com uma autonomia para cerca de 160 quilómetros, ele consegue chegar aos 140 km/h como velocidade máxima.

Publicidade
Publicidade

 

carro elétrico feito em Portugal
Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

O protótipo

Foi em Portugal que o protótipo foi produzido, mais precisamente na Marinha Grande. O protótipo foi produzido nas instalações da Vangest, empresa portuguesa de moldes. É neste espaço que o modelo será fabricado em série, após serem cumpridas todas as etapas de certificação e homologação que se encontram em curso.

O seu conceito de plataforma expansível encontra-se entre os elementos diferenciadores que a Tuga Innovations está a desenvolver. Esta plataforma expansível permite “esticar” o trem traseiro, sendo algo que serve para aumentar a estabilidade em curva e, em simultâneo, melhorar o acesso ao lugar posterior.

 

carro elétrico feito em Portugal
Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

Reações

O vice-presidente da empresa César Barbosa explicou: “A partir de uma conversa inicial com o cliente principal, começamos a aumentar nosso foco na experiência do passageiro. Essa reflexão levou-nos a pensar em como deixar a pessoa atrás do motorista ainda mais confortável. Assim como subir e descer de uma motocicleta pode exigir esforço físico, queríamos propor uma abordagem diferente que maximizasse a experiência do Tuga.” Já o CEO da Tuga Innovations, John Hagie, teve a oportunidade de referir que “os planos imediatos da empresa incluem mais engenharia, testes e impulsionar uma série de esforços de marketing que incluem colocar o TUGA em exposição nos escritórios à saída de Lisboa, em Portugal.” César Barbosa vice-presidente da Startup sublinha a celeridade com que o projeto passou do papel para a estrada, tendo afirmado: “Estamos muito orgulhosos por ter conseguido atingir tanto numa faixa temporal tão reduzida”.

 

carro elétrico feito em Portugal
Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

Conclusão

Os portugueses podem assumir as rédeas da produção em diferentes áreas. Produtos inovadores e pioneiros podem ser produzidos no nosso país, como acontece com este veículo elétrico.

Este carro citadino com autonomia para 160 quilómetros é mais uma prova da grande capacidade que os portugueses têm na produção feita com qualidade elevada. O carro elétrico fabricado na Marinha Grande permite concluir que há um futuro risonho para as empresas que apostam numa produção realizada em Portugal.

carro elétrico feito em Portugal
Tuga, o carro elétrico feito em Portugal

Leia também:

  • Portugal tem uma das 27 piores atrações da Europa
  • Portugal tem um dos 30 lugares famosos do Mundo
  • 12 locais em Portugal saídos de contos de fadas
  • Portugal tem duas das 15 melhores caminhadas na Europa
  • Portugal tem um dos 50 destinos mais românticos do mundo
  • Portugal tem duas das praias mais bonitas da Europa
  • Portugal tem um dos 15 destinos secretos da Europa com poucos turistas

NCultura

Se leu “Tuga, o carro elétrico feito em Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Publicidade
Publicidade

Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…

NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…

Etiquetas: carro elétricocuriosidades
Márcio Magalhães

Márcio Magalhães

Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

Próximo
melhores praias de Portugal

As 15 melhores praias de Portugal, segundo o EBD

Comentários 11

  1. António José Bezerra says:
    11 meses atrás

    Até que enfim há alguma coisa feita em Portugal .

    Responder
  2. Luis Fernandes says:
    11 meses atrás

    Qualquer coisa que leve a chancela de produto Made in Portugal é sempre de louvar ! Mas pergunto , qual a dificuldade de se produzirem autos de quatro rodas , por exemplo um Tuga eléctrico para 4 ou 5 ocupantes, quatro rodas , enfim produzir um auto eléctrico normal (?)

    Responder
    • LR says:
      9 meses atrás

      não querem que tenhamos filhos

      Responder
  3. Ana Maria Olival says:
    11 meses atrás

    Não gosto do carro. É frágil, só tem 3 rodas, se for cotucado por outro/ou, era uma vez. Como pode ser citadino? Deveriam circular em circuitos e espaços fechados (urbanizações). As suas linhas são redumentares. Ficaria como protótipo, sujeito a remodelação. Maio 2022.

    Responder
  4. Natália says:
    11 meses atrás

    Enfim, tinha que ter um grande defeito…3 rodasl!! É um triciclo?!

    Responder
  5. Jose Meireles says:
    11 meses atrás

    Porque não um tipo “smart” “TUGA” para 4 ocupantes ?, era concerteza uma ideia fantástica para o 1o carro totalmente Português.

    Responder
  6. António Cunha says:
    10 meses atrás

    Viva, que boa notícia. Aproveitemos a imaginação do povo português MAS demos-lhe dignidade. Tuga é uma palavra buçal, quase depreciativa , sem elegância. Por favor Tuga não..

    Responder
  7. Orlando says:
    9 meses atrás

    É lamentável este artigo. Não conseguiram dar uma ideia de preço ao consumidor. Só coisas boas. É mesmo à Tuga!!!!!!

    Responder
  8. António says:
    9 meses atrás

    A opção dos 2 lugares parece-me correta para o tipo de veículo. É pena que o artigo não aponte um preço alvo

    Responder
  9. Licínio Negrão says:
    8 meses atrás

    Carro??? Tenham dó… Um triciclo… Previsão do preço era fundamental… Isto não é alternativa a um carro, mas sim a um triciclo Piaggio… A parte positiva, é a divulgação da autonomia, o que a maioria dos anúncios dos veículo elétricos omitem e é fundamental, para que alguém possa tomar uma decisão…

    Responder
  10. Carlos says:
    8 meses atrás

    a ideia parece boa mas coloquem-lhe mais uma roda para deixar de ser triciclo e refaçam o estilo pouco atrativo.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade

Subscrever Blog via email

Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Publicidade
NCultura Notícias

© 2022 ncultura
Contacte-nos em [email protected]

Navegar

  • Autores
  • Quem Somos
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Siga-nos

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Língua Portuguesa
    • Português
    • Poemas e Poesia
  • Histórias
    • História de Portugal
    • Curiosidades
    • Pessoas
    • Opinião
  • Receitas
    • Aperitivos e Petiscos
    • Receitas de Carne
    • Receitas de Peixe
    • Receitas Rápidas
    • Receitas Vegetarianas
    • Sopas
    • Bolos e Sobremesas
    • Truques e Dicas
  • Vinhos
  • Lifestyle
    • Vida Saudável
    • Moda e Beleza
    • Animais de Estimação
    • Limpeza e Arrumação
  • Viagens
    • Destinos e Viagens
    • Monumentos
  • Pensamentos
    • Pensamentos e Frases do Dia
    • Mensagens
  • Zodíaco
    • Horóscopo
    • Signos
  • Notícias

© 2022 ncultura
Contacte-nos em [email protected]

 

Loading Comments...