Tuga é o carro elétrico feito em Portugal, na Marinha Grande. Este citadino elétrico tem autonomia para cerca de 160 quilómetros.
O nosso país tem inúmeros encantos naturais e um património material maravilhoso. Portugal tem uma história ímpar, uma cultura rica, tradições encantadoras, uma gastronomia de qualidade elevada, entre muitas outras atrações. Por tudo isto e muito mais, Portugal é um destino muito procurado por viajantes de todo o mundo. Mas existem muito mais razões para elogiar o nosso país.
Embora muitos desconheçam a capacidade de produção do nosso país, Portugal tem feito produção para grandes marcas mundiais em diferentes áreas. O nosso país também consegue fazer uma produção de elevada qualidade e é capaz de apresentar produtos inovadores. Exemplo disso mesmo está um carro citadino que é elétrico e que tem características fantásticas.
Tuga, o carro elétrico feito em Portugal
O carro elétrico
O Tuga é um carro pioneiro. Este veículo é 100% elétrico e tem um formato invulgar, com três rodas, dois lugares. Este carro é próprio para conduzir na cidade, pertence a uma nova gama de veículos muito práticos e ecológicos.
O Tuga é um carro projetado sobre uma plataforma modular que permite assumir duas formas distintas de carroçaria, de “cockpit” aberto ou fechado. Este veículo, fabricado na Marinha Grande, tem autonomia para 160 quilómetros.
A startup
O Tuga é um modelo desenvolvido por uma startup. César Barbosa é vice-presidente da empresa que tem sede no Canadá, em Vancouver. A startup é cofundada pelo português e o Tuga revela-se parte das ambições da empresa.
Esta startup tem como grande objetivo assumir-se como alternativa aos veículos de duas rodas não poluentes. O Tuga é um modelo que permite que se possa circular na urbe, sem nenhuma das limitações da concorrência. Este veículo destaca-se em matéria de segurança e conforto.
O Tuga responde à necessidade de proteger o condutor e o passageiro. Este veículo produzido em Portugal apresenta uma aerodinâmica mais do que estudada para criar uma redução da resistência. O Tuga é um veículo elétrico com uma autonomia para cerca de 160 quilómetros, ele consegue chegar aos 140 km/h como velocidade máxima.
O protótipo
Foi em Portugal que o protótipo foi produzido, mais precisamente na Marinha Grande. O protótipo foi produzido nas instalações da Vangest, empresa portuguesa de moldes. É neste espaço que o modelo será fabricado em série, após serem cumpridas todas as etapas de certificação e homologação que se encontram em curso.
O seu conceito de plataforma expansível encontra-se entre os elementos diferenciadores que a Tuga Innovations está a desenvolver. Esta plataforma expansível permite “esticar” o trem traseiro, sendo algo que serve para aumentar a estabilidade em curva e, em simultâneo, melhorar o acesso ao lugar posterior.
Reações
O vice-presidente da empresa César Barbosa explicou: “A partir de uma conversa inicial com o cliente principal, começamos a aumentar nosso foco na experiência do passageiro. Essa reflexão levou-nos a pensar em como deixar a pessoa atrás do motorista ainda mais confortável. Assim como subir e descer de uma motocicleta pode exigir esforço físico, queríamos propor uma abordagem diferente que maximizasse a experiência do Tuga.” Já o CEO da Tuga Innovations, John Hagie, teve a oportunidade de referir que “os planos imediatos da empresa incluem mais engenharia, testes e impulsionar uma série de esforços de marketing que incluem colocar o TUGA em exposição nos escritórios à saída de Lisboa, em Portugal.” César Barbosa vice-presidente da Startup sublinha a celeridade com que o projeto passou do papel para a estrada, tendo afirmado: “Estamos muito orgulhosos por ter conseguido atingir tanto numa faixa temporal tão reduzida”.
Conclusão
Os portugueses podem assumir as rédeas da produção em diferentes áreas. Produtos inovadores e pioneiros podem ser produzidos no nosso país, como acontece com este veículo elétrico.
Este carro citadino com autonomia para 160 quilómetros é mais uma prova da grande capacidade que os portugueses têm na produção feita com qualidade elevada. O carro elétrico fabricado na Marinha Grande permite concluir que há um futuro risonho para as empresas que apostam numa produção realizada em Portugal.
Leia também:
- Portugal tem uma das 27 piores atrações da Europa
- Portugal tem um dos 30 lugares famosos do Mundo
- 12 locais em Portugal saídos de contos de fadas
- Portugal tem duas das 15 melhores caminhadas na Europa
- Portugal tem um dos 50 destinos mais românticos do mundo
- Portugal tem duas das praias mais bonitas da Europa
- Portugal tem um dos 15 destinos secretos da Europa com poucos turistas
NCultura
Se leu “Tuga, o carro elétrico feito em Portugal” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Até que enfim há alguma coisa feita em Portugal .
Qualquer coisa que leve a chancela de produto Made in Portugal é sempre de louvar ! Mas pergunto , qual a dificuldade de se produzirem autos de quatro rodas , por exemplo um Tuga eléctrico para 4 ou 5 ocupantes, quatro rodas , enfim produzir um auto eléctrico normal (?)
não querem que tenhamos filhos
Não gosto do carro. É frágil, só tem 3 rodas, se for cotucado por outro/ou, era uma vez. Como pode ser citadino? Deveriam circular em circuitos e espaços fechados (urbanizações). As suas linhas são redumentares. Ficaria como protótipo, sujeito a remodelação. Maio 2022.
Enfim, tinha que ter um grande defeito…3 rodasl!! É um triciclo?!
Porque não um tipo “smart” “TUGA” para 4 ocupantes ?, era concerteza uma ideia fantástica para o 1o carro totalmente Português.
Viva, que boa notícia. Aproveitemos a imaginação do povo português MAS demos-lhe dignidade. Tuga é uma palavra buçal, quase depreciativa , sem elegância. Por favor Tuga não..
É lamentável este artigo. Não conseguiram dar uma ideia de preço ao consumidor. Só coisas boas. É mesmo à Tuga!!!!!!
A opção dos 2 lugares parece-me correta para o tipo de veículo. É pena que o artigo não aponte um preço alvo
Carro??? Tenham dó… Um triciclo… Previsão do preço era fundamental… Isto não é alternativa a um carro, mas sim a um triciclo Piaggio… A parte positiva, é a divulgação da autonomia, o que a maioria dos anúncios dos veículo elétricos omitem e é fundamental, para que alguém possa tomar uma decisão…
a ideia parece boa mas coloquem-lhe mais uma roda para deixar de ser triciclo e refaçam o estilo pouco atrativo.