Além de ter sido palco de um episódio curioso da história de Portugal, Trancoso é uma Aldeia Histórica de excelência!
O nosso país tem diversas aldeias encantadoras. São destinos perfeitos para uma escapadinha de sonho, pois conseguem conjugar diferentes elementos que são do agrado de todos os elementos da família.
Trancoso serve de exemplo perfeito de um destino ideal para passar uns dias tranquilos num local deslumbrante com diversas atrações. Além dos seus icónicos monumentos, Trancoso tem na sua história rica uma das suas grandes qualidades. Aliás, há nesta terra uma curiosidade que associa um rei português, uma rainha santa e a celebração de um casamento…
Trancoso, a aldeia onde D. Dinis casou com a rainha Santa Isabel
Localização de Trancoso
Trancoso apresenta-se num vasto planalto, a 885m de altitude. O seu castelo altaneiro e cintura de muralhas reivindicam protagonismo na paisagem raiana. Trancoso está presente no distrito da Guarda, junto da Serra da Estrela. O facto de integrar o restrito programa das “Aldeias Históricas de Portugal” torna Trancoso num destino ainda mais apetecível.
Características singulares
Trancoso é antiquíssima. Tem uma história tão longa, quanto fascinante. As características únicas deste território e o estado de preservação do seu património tornam Trancoso num destino imperdível.
A sua riqueza patrimonial é invejável e transporta-nos para um cenário medieval. Por isso, este é um belo destino de férias. Um espaço encantador, um local perfeito para uma escapadinha em família.
Uma curiosidade histórica
D. Dinis nasceu no dia 9 de outubro de 1261. D. Afonso III (“O Bolonhês”) e D. Beatriz de Castela eram os seus pais. D. Dinis reinou entre 1279 e 1325. Este rei português ficou conhecido pelo cognome de “O Lavrador”.
Era um homem inteligente e culto que até foi apelidado de “Rei Poeta”. Este rei terá escrito 173 poemas, em galaico-português. O casamento com D. Isabel de Aragão fez com que assegurasse um herdeiro. D. Afonso IV (“O Bravo”), seu sucessor após D. Dinis falecer no dia 07 de janeiro de 1325 (em Odivelas).
O momento curioso
O casamento entre o casal foi realizado em Barcelona, por procuração. Isabel era uma menina de 11 anos, quando foi dada em casamento ao rei D. Dinis. A menina era culta, sensível, corajosa, generosa. Os noivos encontram-se, pela primeira vez, em terras portuguesas, dois meses depois desse casamento por procuração.
Isabel foi uma rainha que protegeu os mendigos com o coração e com milagres de rosas. A cerimónia do casamento em Portugal foi realizada em Trancoso, no dia 26 de junho de 1282. Foi na Ermida de S. Bartolomeu que se realizou o casamento que uniu o rei e a rainha Santa Isabel. Posteriormente, o casal fixou-se em Coimbra.
Este casamento deu frutos: dois filhos. Foram eles: D. Constança e D. Afonso (D. Afonso IV, que viria a suceder D. Dinis). D. Dinis acabou por ter diversas relações extraconjugais. Muitos dos relacionamentos resultaram em filhos. No entanto, alguns deles tiveram a sorte de terem sido educados pela própria Rainha Santa!
As principais atrações de Trancoso
Porta d’El Rei
A entrada em Trancoso faz-se pela Porta d’El Rei, uma das principais portas da muralha, estrutura que ainda permanece a rodear a povoação. Facilmente estimula a nossa imaginação. Surgem no nosso imaginário os cavaleiros, reis e rainhas que percorreram aquelas ruas e atravessaram há séculos aquela mesma porta.
Centro Histórico
Este é um centro histórico bastante rico, que atrai diversas pessoas a visitá-lo pela sua singularidade.
O castelo de Trancoso
O belo castelo medieval é o ex-libris de Trancoso. Por ser terra de fronteira, Trancoso foi palco de diversas lutas e batalhas e contribuiu com momentos marcantes para a formação e independência do reino.
O Castelo está presente no topo da colina. A sua posição privilegiada foi crucial noutros tempos, pois permitiu o desempenhar um papel importante a nível defensivo e estratégico. Este majestoso conjunto fortificado apresenta-se imponente e está rodeado de muralhas, da época dinisiana.
A experiência de subir à Torre de Menagem no interior do Castelo é uma experiência fantástica. Permite que se tenha acesso a vistas deslumbrantes sobre a planície que rodeia Trancoso.
Barbacã
Esta construção foi edificada no reinado de D. Fernando (1370).
A Barbacã foi criada para reforçar o sistema fortificado existente (castelo e muralhas). Infelizmente, apenas resta um pequeno troço desta primeira linha de defesa. O troço existente está presente entre a Porta da Traição e a Porta do Olhinho do Sol.
No entanto, segundo a documentação existente, a sua extensão era bem superior e circundava toda a cerca urbana.
Construções religiosas
As igrejas paroquiais de Santa Maria de Guimarães e de S. Pedro são uma referência de Trancoso.
A primeira igreja é uma das igrejas mais antigas de Trancoso. A segunda igreja é o resultado de uma reconstrução realizada no séc. XVIII (anteriormente a Igreja já tinha sido fundada na Idade Média).
No interior desta igreja, encontra-se o mausoléu seiscentista de Gonçalo Annes Bandarra. Este famoso profeta foi sepultado em 1545.
A Igreja da Misericórdia
Esta construção religiosa foi fundada no século XVI. A Igreja da Misericórdia é uma das várias atrações religiosas que se podem encontrar em Trancoso.
A Casa dos Arcos
Esta é uma construção do século XVI. A Casa dos Arcos e a respetiva travessa apresentaram vestígios de um antigo mercado presente no local.
Património Judaico
Existe em Trancoso um património judaico bastante significativo. É um facto que a presença da comunidade judaica em Trancoso antecede o reinado de D. Pedro I, mas foi este monarca que lhe concedeu (em 1364) judiaria apartada, ficando localizada na rua da metade da “vila onde sempre tinham vivido” (LIPINER, 1996:29).
A população judaica cresceu e no século XV tornou-se até mais numerosa que a comunidade da Guarda. Os judeus sentiram necessidade em ampliar a sinagoga. O pedido foi efetuado ao rei D. João II no ano de 1481. A Casa do Gato Preto (conhecida igualmente como “Casa do Leão de Judá”) é um curioso edifício presente no antigo Bairro Judaico. Esta construção tornou-se num dos símbolos judaicos mais importantes que se encontram em Trancoso.
Este espaço foi residência e local de comércio de Judeus. A Casa Judaica e o Poço do mestre são outros exemplos que comprovam a riqueza do património judaico local. A casa da Cultura Judaica apresenta várias exposições centradas neste tema.
O Pelourinho
Esta é uma bela peça que apresenta o mais puro estilo manuelino. O Pelourinho está presente na Praça D. Dinis.
Existem outras atrações presentes fora da muralha… tais como:
Fonte Nova
Monumento encantador feito de linhas clássicas. A Fonte Nova foi erguida no séc. XVI. Esta construção foi edificada em 1589. Esta é uma fonte renascentista notável.
A Fonte Nova possui um brasão régio ao centro do espaldar e encontra-se gravada a data de construção da fonte nos plintos sobre os quais assentam as colunas frontais. No mesmo local, ainda surge a inscrição “Devs ajvda[-]me”.
Construções religiosas
A Capela de S. Bartolomeu é uma construção religiosa que serve de exemplar barroco. A Capela de Santa Luzia é outra construção religiosa. A Igreja da Senhora da Fresta é uma construção que chama a atenção dos visitantes de Trancoso.
Ela foi fundada no século XII e é uma das Igrejas de Trancoso mais antiga. A Igreja da Senhora da Fresta está localizada fora das muralhas. Apesar das reformas realizadas nesta construção religiosa, a Igreja mantém o seu aspeto original.
As capelas do Senhor da Calçada e de Santa Eufémia (ambas as construções são do séc. XVIII) são exemplos de templos da transição do românico para o gótico. O antigo Convento dos Frades Franciscanos, com elementos do séc. XVI ao séc. XVIII, foi recuperado e transformado em Auditório Municipal.
O antigo Convento dos Frades Franciscanos
Esta construção com elementos do séc. XVI ao séc. XVIII foi recuperada e transformada no Auditório Municipal.
Estátua de Gonçalo Anes Bandarra
Esta estátua está situada no Largo do Município, em frente ao edifício dos Paços do Concelho (construção datada de 1920). A estátua de Gonçalo Anes Bandarra serve de homenagem a uma figura famosa que viveu por aqui no século XVI.
Bandarra era um homem dos 7 ofícios. Foi sapateiro, poeta e profeta… Ele escreveu trovas que fizeram com que fosse perseguido pela Inquisição de Lisboa, sob suspeitas de “Judaísmo”. O túmulo encontra-se no interior da Igreja de São Pedro.
Nota: Existe a Casa do Bandarra, que consiste num espaço museológico que tem como escopo a vida e obra do profeta.
Parque Municipal
Este parque está datado de 1886. Este é um espaço perfeito para quem vai em família e carrega os filhos às costas, pois aqui poderão correr e respirar ar puro. O Parque Municipal de Trancoso alberga cerca de 650 árvores de 40 espécies.
Esta grande mancha verde pode ser considerada os pulmões de Trancoso. É visível logo à chegada. O circuito de manutenção que foi instalado em 2015 permite a prática de exercício físico ao ar livre.
Palácio Ducal
Este é um dos edifícios mais imponentes de Trancoso. O Palácio Ducal foi construído durante o século XVIII. Apesar do nome que apresenta, este espaço serviu como residência de Viscondes. Na fachada do Palácio Ducal, destaca-se o brasão da família dos Costa, Lopes e Tavares.
Campo Militar da Batalha de Trancoso
Neste local, decorreu a Batalha de Trancoso que colocou em oposição tropas portuguesas e tropas castelhanas. O momento aconteceu no dia 29 de maio de 1385. O Campo Militar da Batalha de Trancoso está situado a cerca de 2 km de Trancoso.
Desde 2012 que este espaço é considerado Monumento Nacional. Decorrem escavações no Campo Militar da Batalha de Trancoso desde 2005. As escavações revelaram a presença de dois templos medievais.
Festas e romarias
A Festa em honra de Nossa Senhora da Fresta ocorre nos dias 12, 13, 14, 15 de agosto.
Como chegar a Trancoso
Para quem vem do Porto:
Deverá seguir pela autoestrada A1, em direção a Lisboa. Depois, sair para a A25 (na saída 7), em direção a Vilar Formoso e em Celorico da Beira (na saída 24) e apanhar a E.N. 102/IP2, seguindo com destino a Trancoso.
Para quem vem de Lisboa:
Deverá seguir pela autoestrada A1 em direção ao Porto. Após 90 Km deve sair para a A23 (Abrantes/Torres Novas) e seguir até à Guarda, onde deverá apanhar a A25 (em direção a Aveiro) até Celorico da Beira. Uma vez aqui deve sair para a E.N. 102/IP2 (saída 25) e, depois, seguir até Trancoso.
Para quem vem de Madrid:
Deverá apanhar a A6 em direção a Corunha. A seguir deve apanhar a AP-6 e depois a AP-51, em direção a Ávila. Posteriormente, deve sair da AP-51 para a N-110 e N-501.
Em seguida, deve seguir pela A62 em direção a Portugal até Vilar Formoso. Depois, deverá entrar na A25. Na A25, zona de Celorico da Beira, deve sair para a E.N. 102/IP2 (saída 25) em direção a Trancoso.
Quer saber onde comer em Trancoso ou nas proximidades?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante O Museu
Morada: Largo Santa Maria Guimarães, Trancoso.
Contactos: +351 926 378 049.
Restaurante Dom Gabriel
Morada: Avenida Engenheiro Frederico Ulrich 9A, Trancoso.
Contactos: +351 918 408 755
Retiro do Castiço
Morada: Rua de São João, Trancoso 6420-080 Portugal.
Contactos: +351 919 188 129.
Cantinho dos Arcos
Morada: Largo Pelourinho 2A, Trancoso 6420-112 Portugal.
Contactos: +351 271 828 270.
Taberna do Pica Pau
Morada: Rua Escura, Trancoso 6420-208 Portugal.
Contactos: +351 969 816 805.
Quer saber onde pode dormir em Trancoso ou nas proximidades?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Quinta da Bacelada Rabaçal
Morada: Rua Dr. Eurico Afonso Inocêncio – 6430-351 Rabaçal – Mêda.
Contactos: +351926430697.
Hotel Turismo de Trancoso
Morada: Rua Prof. Irene Avilez – 6420-227.
Contactos: +351271829200, +351960378583
Alojamento Local Dom Dinis
Morada: Avenida Da República Nº10, 6420-140 Trancoso, Portugal.
Contactos: 271 811 525.
Solar Sampaio e Melo
Morada: Largo Dr. Eduardo Cabral, N.º 3, 6420-053 Trancoso, Portugal.
Contactos: 966 046 766.
Casas do Durão Lageosa do Mondego
Morada: Rua Engenheiro Couto dos Santos nº 58 a 62 – 6360-497 Lajeosa do Mondego.
Contactos: 271 743 412.
Informação útil
Posto de turismo
Morada: Av. Heróis de S. Marcos, N.º 2 – 6420-003.
Contactos: 271811147
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.
Dei uma passada rápida em Trancoso e após ler este artigo, voltarei amanhã e passarei o dia. Muito obrigada pelas informações.