Países que oferecem um ambiente tranquilo e estável, proporcionando paz de espírito aos seus cidadãos e visitantes. Conheça os países mais seguros do mundo em 2023.
O Institute for Economics and Peace ou, numa tradução livre, Instituto para Economia e Paz (IEP), é uma organização de pesquisa global sem fins lucrativos sediada em Sydney, Austrália.
Recentemente, o IEP divulgou o seu relatório anual sobre o Índice de Paz Global, classificando e listando quais os 20 países mais seguros e pacíficos a nível mundial. De salientar ainda que, na escala divulgada, quanto mais baixa é a pontuação, maior é a segurança e o índice de paz nesse país. Este índice anual serve como apoio e medida para se fazer uma análise adequada sobre quais os países que apresentam mais segurança.
O Institute for Economics and Peace, para preparar este estudo e criar o ‘ranking’ dos países com os seus níveis de segurança e paz, mede e analisa múltiplos fatores, tais como a segurança social, os gastos militares relativamente ao PIB, o número de mortes violentas, as relações internacionais, o impacto do terrorismo ou os conflitos internos, etc.
Neste artigo, vamos conhecer quais os 20 países que ocupam as melhores posições neste estudo realizado pelo Institute for Economics and Peace (IEP).
TOP20 dos países mais seguros do mundo em 2023
20 – Eslováquia
- Pontuação no IEP: 1,499
A Eslováquia ocupa a vigésima posição no Índice de Paz Global. Esta nação destacou-se principalmente devido à estabilidade política existente neste país, assim como ao reduzido número de conflitos violentos.
19 – Butão
- Pontuação no IEP: 1,481
Na décima nona posição, encontramos o Butão. Este país asiático evidencia-se pela sua harmonia, tranquilidade e paz social. Muitas políticas aqui desenvolvidas estão voltadas para criar felicidade nacional.
18 – Malásia
- Pontuação no IEP: 1,471
A Malásia ocupa a décima oitava posição no IEP, onde este país sobressai pelos altos níveis de segurança e a sua reduzida taxa de criminalidade, o que facilita e leva muitos turistas a esta nação, podendo apreciar e usufruir das belas praias e das magníficas paisagens naturais, sem muitas preocupações.
17 – Noruega
- Pontuação no IEP: 1,465
A Noruega ficou-se pelo décimo sétimo do ‘ranking’ do Índice de Paz Global. Contudo, é conhecida e reconhecida pela sua qualidade de vida, assim como pelo bem-estar social que proporciona aos seus habitantes.
16 – Alemanha
- Pontuação no IEP: 1,462
O décimo sexto lugar no Índice de Paz Global vai para a Alemanha. Conhecida por ser uma potência a nível da economia, este país também se destacou pelos baixos índices de violência e de desordem social apresentados.
15 – Croácia
- Pontuação no IEP: 1,440
A Croácia, aqui classificada no décimo quinto lugar de país mais seguro e pacifico do mundo, destacou-se pela sua atmosfera tranquila e serena, tornando o ambiente bem propício para apreciarmos os seus lagos e as suas boas e belas praias.
14 – Finlândia
- Pontuação no IEP: 1,439
Na décima quarta posição no Índice de Paz Global, a Finlândia destacou-se pelo seu sistema de ensino altamente capaz e até mesmo exemplar, assim como pelos seus altos padrões sociais.
13 – Hungria
- Pontuação no IEP: 1,411
A Hungria classificou-se com o décimo terceiro lugar na lista dos países mais seguros do mundo. Destacou-se pela sua tranquilidade e paz e pelos seus elevados padrões sociais.
12 – Canadá
- Pontuação no IEP: 1,389
O primeiro país a representar os continentes americanos, no Índice de Paz Global, ficando com o décimo segundo lugar entre os países mais seguros do mundo, onde se destacou principalmente pela segurança em geral e pela tranquilidade e paz.
11 – Suíça
- Pontuação no IEP: 1,357
No décimo primeiro lugar, conforme o Índice de Paz Global, está a Suíça. Mundialmente famosa pelos seus chocolates, assim como pela qualidade na produção de relógios, depois desta qualificação no ‘ranking’ mundial, a Suíça é reconhecida também como uma nação pacífica e bastante segura.
10 – Japão
- Pontuação no IEP: 1,336
O Japão ocupa o décimo posto da lista dos países mais seguros, segundo o IEP. Apesar dos desafios naturais que enfrenta, como os abalos sísmicos, o Japão mantém uma cultura de segurança elevada, assim como um alto padrão de qualidade de vida.
9 – Singapura
- Pontuação no IEP: 1,326
Na nona posição no Índice de Paz Global, encontramos Singapura. Destacando-se pela baixa taxa de criminalidade, excelentes cuidados de saúde, educação de qualidade, a cidade-Estado insular também é reconhecida como eficiente e moderna.
8 – República Checa
- Pontuação no IEP: 1,318
A República Checa garantiu o oitavo lugar no IPE. A República Checa destacou-se na saúde e educação, com uma alta qualidade de vida, com excelentes infraestruturas. É ainda rica histórica e culturalmente, com bastante segurança e tranquilidade.
7 – Eslovénia
- Pontuação no IEP: 1,316
A Eslovénia, classificada como o sétimo país mais seguro do mundo conforme o índice de paz global, destaca-se pela tranquilidade e paz.
6 – Portugal
- Pontuação no IEP: 1,301
Na sexta posição do Índice de Paz Global, Portugal, conhecido pelo seu bom tempo, excelente gastronomia e praias deslumbrantes, teve particular destaque na segurança que oferece aos seus habitantes e visitantes.
5 – Áustria
- Pontuação no IEP: 1,300
A Áustria assegura o quinto posto no ‘ranking’ dos países mais seguros do mundo, evidenciando-se na tranquilidade pública aliada às belas paisagens e a uma atmosfera bastante pacifica.
4 – Dinamarca
- Pontuação no IEP: 1,296
A Dinamarca não atinge o Top 3 mundial por 8 pontos, mas garante o quarto lugar na lista dos países mais seguros no Índice de Paz Global, tendo bastante destaque na segurança que oferece aos seus habitantes.
3 – Irlanda
- Pontuação no IEP: 1,288
A Irlanda ocupa o terceiro lugar entre os países mais seguros do mundo. Este país destacou-se especialmente na segurança e proteção aos seus habitantes, aliando isto às suas icónicas e belas paisagens. Além disso, tem um povo acolhedor e um ambiente bastante tranquilo e pacífico.
2 – Nova Zelândia
- Pontuação no IEP: 1,269
A Nova Zelândia está classificada como o segundo país mais seguro, segundo o IEP, e é reconhecida pela sua hospitalidade e pelas belas paisagens naturais. Este país insular destaca-se também pela segurança que oferece aos seus cidadãos.
1 – Islândia
- Pontuação no IEP: 1,107
O grande destaque deste ‘ranking’ vai para a Islândia, que ocupa o primeiro lugar do pódio no IPE, sobressaindo na segurança, qualidade de vida e tranquilidade que oferece aos seus habitantes.
Conclusão
Todos os 20 países aqui citados são os melhores exemplos de nações que investem na segurança, na harmonia e no equilíbrio social e, claro, na paz. E, para terem destaque neste Institute for Economics and Peace, estes países têm que reunir uma combinação de fatores como o baixo número de mortes violentas, as relações internacionais, o impacto do terrorismo e outros já citados acima, no início do artigo.
Viver ou visitar estas nações proporciona-nos a segurança e a tranquilidade necessárias para desfrutar de umas merecidas férias e aproveitar ao máximo estes países.
Por fim, devemos acrescentar que, conforme o relatório nos indica, nos últimos 15 anos, o mundo tornou-se menos pacífico e a pontuação dos países caiu em média 5%.