Prepare-se para uma viagem pelo universo das plataformas digitais sociais e descubra as redes sociais mais usadas do mundo e que lideram a revolução digital atual.
Provavelmente, já todos ouvimos falar de redes sociais como o Facebook, Instagram ou o WhatsApp, muito populares em Portugal. Contudo, nesta lista, vamos conhecer as 15 redes sociais com mais utilizadores no mundo. De algumas, eventualmente, nunca ouviu falar. Confirme connosco a lista das 15 redes sociais mais usadas do mundo em 2024.
TOP15 das redes sociais mais usadas do mundo
15 – Pinterest: 465 milhões de utilizadores
O Pinterest é uma rede social onde podemos partilhar, carregar, classificar e gerir imagens ou fotos. Esta rede social desenvolveu-se em 2009 e foi lançada em 2010.
Em 2011, o Pinterest foi eleito pela Revista Time um dos melhores sítios web do mundo e hoje ainda continua entre os mais populares.
14 – QQ: 571 milhões de utilizadores
O Tencent QQ, originalmente chamado OICQ, lançado nos primeiros meses de 1999, é um programa de mensagens gratuitas e instantâneas, de grande popularidade na China, sendo que, fora da China, apenas teve algum impacto na África do Sul.
13 – Sina Weibo: 599 milhões de utilizadores
Mais uma rede social chinesa de grande popularidade, lançada no verão de 2009. De recordar que este país asiático tem como costume bloquear as mais conhecidas e globais redes sociais como, por exemplo, o Facebook.
12 – X (antigo Twitter): 666 milhões de utilizadores
X, antigamente designado de Twitter, foi lançada em 2006 com a ideia inicial de que o Twitter fosse como que um serviço de SMS na ‘internet’.
Em 2022, foi comprada por um valor que terá superado os 44 mil milhões de euros, pelo multimilionário Elon Musk, dono de empresas como a Tesla e a SpaceX. Atualmente, ainda se encontra entre as redes sociais mais utilizadas no mundo.
11 – Kuaishou: 673 milhões de utilizadores
Outra rede social chinesa, Kuaishou, que traduzindo quer dizer “mão rápida”. Esta rede foi lançada em 2011 e foi criada para a partilha e edição de vídeos entre os utilizadores. Esta rede social tem algum sucesso fora da China. No mercado estrangeiro, esta rede social é designada como Kwai e é usada em países como o Paquistão, a Indonésia ou a Índia.
10 – Douyin: 743 milhões de utilizadores
Douyin foi lançada na China em 2016. Contudo, para o mercado internacional, foi lançado em 2017 com o nome de TikTok. Esta aplicação serve para criar, editar e partilhar vídeos.
Atualmente, o Douyin e o Tik Tok são apresentados como duas plataformas diferentes.
9 – Snapchat: 750 milhões de utilizadores
O snapchat é uma aplicação de mensagens multimédia, lançada em 2011, em que um dos seus principais recursos é que as mensagens, vídeos ou imagens só podem ser visualizados num curto espaço de tempo, pois as mensagens desaparecem.
Recentemente, tem perdido alguma popularidade. Contudo, continua a atrair gerações mais novas.
8 – Telegram: 800 milhões de utilizadores
O Telegram foi fundado em 2013. Nele, os utilizadores podem fazer chamadas de vídeo, trocar fotos, mensagens e arquivos de qualquer tipo, tendo como opção enviar as mensagens com a tecnologia de criptografia de ponta-a-ponta, ou seja, um recurso de segurança que protege os dados dos utilizadores durante as trocas de mensagens.
7 – Facebook Messenger: Mil Milhões de utilizadores
O Facebook (META) é tão gigante que a sua aplicação de envio de mensagens conta como uma rede social separada. O Facebook Messenger é uma aplicação de mensagens instantâneas de texto ou vídeo.
Como curiosidade, o Messenger serve de concorrente do WhatsApp. Contudo, as duas “apps” pertencem à mesma empresa.
6 – Tik Tok: 1,2 Mil Milhões de utilizadores
O Tik Tok é uma rede social lançada mundialmente em 2018, que serve para criar, editar e partilhar vídeos curtos, em que se destacam os desafios virais, entre outros.
Apesar de ser uma rede social recente, teve um crescimento meteórico em 2020 e hoje encontra-se na sexta posição deste “ranking”, mas prevê-se que ainda possa crescer mais.
5 – WeChat: 1,3 Mil Milhões de utilizadores
WeChat é um serviço de mensagens instantâneas desenvolvido na China, lançado em 2011 e é o grande concorrente chinês do WhatsApp.
A maioria dos utilizadores são chineses e a rede social tem mais força no continente asiático do que no resto do mundo, apesar desta “app” ter muitas opções na escolha da língua, incluindo a língua portuguesa.
4 – Instagram: 2 Mil Milhões de utilizadores
O Instagram é uma rede social de partilha de fotos e vídeos entre os utilizadores, que permite inclusive aplicar filtros digitais, tendo sido lançada em 2010.
Hoje, esta aplicação é o paraíso para os amantes das “selfies” e para os fotógrafos gastronómicos que não deixam escapar a oportunidade de partilhar uma foto do seu mais recente almoço ou jantar.
3 – WhatsApp: 2 Mil Milhões de utilizadores
O WhatsApp foi fundado em 2009, como uma aplicação de mensagens instantâneas e de chamadas. As comunicações são grátis, bastando ter uma ligação à “internet”.
Esta aplicação tem crescido desde o seu lançamento e, atualmente, está na terceira posição, como uma das redes sociais mais usadas do mundo.
2 – YouTube: 2,4 Mil Milhões de utilizadores
O YouTube é uma plataforma de partilha de vídeos, fundada em 2005. O êxito desta aplicação foi tal que, em 2006, a Google comprou o sítio “web” por cerca de 1,5 mil milhões de euros. Desde então que o YouTube funciona como uma das filiais da Google.
Como curiosidade, diariamente, mais de mil milhões de horas de vídeo são vistas no YouTube!
1 – Facebook: 3 Mil Milhões de utilizadores
O Facebook é o grande rei e senhor das redes sociais, fundado em 2004 por Mark Zuckerberg, com alguns dos seus colegas de Harvard. Com 3 mil milhões de utilizadores ativos no mundo, o que nos diz que, uma em cada quatro pessoas tem uma conta nesta aplicação.
Atualmente, o Facebook é uma das empresas mais valiosas do mundo, em conjunto com a Microsoft, Amazon, Apple e Google.