Uns possuem controle de recursos, outros possuem biliões de dólares! Descubra quais são os 10 políticos mais ricos do mundo. É frequente falarmos sobre os homens mais ricos do mundo, que criaram impérios em diversas áreas, nomeadamente nas tecnologias. No entanto, há muitas pessoas que têm grandes fortunas e que estão em posições de poder.
No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção nos membros da política mundial que escondem autênticas fortunas. A sua fortuna seguramente que não se deve ao salário elevado, enquanto políticos…
TOP10 dos políticos mais ricos do mundo
10 – Silvio Berlusconi
Foi primeiro-ministro de Itália e também ficou conhecido por ser dono de um clube de futebol italiano, o AC Milan.
Silvio Berlusconi tornou-se num dos homens mais fortes do mundo. Apesar do sucesso, também teve maus momentos: foi réu por fugir aos impostos. Faleceu recentemente, em 2023, deixando uma fortuna incomum.
9 – Suleiman Abusaidovich Kerimov
Este político russo também conseguiu construir uma fortuna. Suleyman Abusaidovich Kerimov está na política desde o ano de 1990. Parte da sua fortuna deve-se ao facto de ter exercido um cargo relacionado com o comércio de petróleo do estado. Suleyman Abusaidovich Kerimov tornou-se membro da Duma Russa, no ano de 1999. No entanto, este homem ocupou outros cargos ao longo da sua vida. Suleyman Abusaidovich Kerimov é membro do Conselho da Federação Russa. O seu património está estimado em cerca de 8.245 mil milhões de euros, o que faz dele um dos políticos mais ricos do mundo.
8 – Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum
Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum é dono de 99.67% da Dubai Holding. Este homem de nome complicado é o primeiro-ministro e ministro da Defesa dos Emirados Árabes Unidos. Além disso, Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum ainda atua como governante do Emirado de Dubai. Este homem tem um património líquido de 11.9 mil milhões de euros, o que faz dele um dos políticos mais ricos.
7 – Hassanal Bolkiah
Ao longo da sua vida, Hassanal Bolkiah obteve vários diplomas nas melhores universidades, nomeadamente na Universidade Nacional de Singapura e na Universidade de Oxford na Inglaterra. Ser príncipe herdeiro e sultão de Brunei desde 1967 foi fundamental para tornar Hassanal Bolkiah num dos políticos mais ricos do mundo. Possuir um património líquido de cerca de 17 mil milhões de euros ajuda este homem a ter um lugar na lista.
6 – Príncipe Alwaleed Bin Talal Alsaud
Ser membro da família real da Arábia Saudita ajudou este homem a tornar-se num dos políticos mais ricos com um património líquido de 18,6 mil milhões de euros. Ele é neto de Abdulaziz, o primeiro rei da Arábia Saudita. O príncipe Alwaleed Bin Talal Alsaud não é apenas político: é investidor, empresário e filantropo. Ele é o fundador e acionista maioritário da holding Kingdom.
Este empresário experiente lidera uma empresa que tem investimentos em vários setores como bancos, agricultura, entretenimento, imobiliário, tecnologia, entre outras áreas. Este milionário é ainda acionista de outras empresas, nomeadamente do Twitter.
5 – Mohammed bin Salman
Foi na Arábia Saudita que este homem nasceu, mais precisamente em Riade. Mohammed bin Salman é o príncipe herdeiro com um património líquido de 21 mil milhões de euros, uma fortuna que o torna num dos políticos mais ricos do mundo.
4 – Xeque Mansour Bin Zayed Al Nahyan
Sheikh Mansour Bin Zayed Al Nahyan é o primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos. Ele é descendente da família real de Abu Dhabi e meio-irmão do atual presidente do país, xeque Khalifa Bin Zayed Nahyan.
Este homem poderoso nasceu nos Estados Unidos da América em 1970. Ele tornou-se num político e num empresário de sucesso nos Emirados Árabes Unidos (EAU). O seu património líquido é de 25,5 mil milhões de euros, uma fortuna que torna Al Nahyan num dos políticos mais ricos do mundo.
3 – Maha Vajiralongkorn
Tinha 64 anos em 2015, momento em que se tornou no governante mais velho a ascender ao trono. O seu reinado foi declarado no dia 3 de outubro de 2016, na sequência do falecimento do pai.
Maha Vajiralongkorn é o 10º monarca da dinastia Chakri. O rei da Tailândia tem uma fortuna de 25,5 mil milhões de euros, o que faz dele o monarca mais rico do mundo.
2 – Michael Bloomberg
A sua formação foi de excelência. Ele passou pela escola de negócios de Harvard e pela Universidade John Hopkins. Este político e empresário americano foi cofundador e proprietário da Bloomberg LP.
Esta empresa apresenta uma receita de cerca de 8,5 mil milhões de euros. Contudo, a fortuna de Michael Bloomberg é superior. O seu património é de 47,6 mil milhões de euros. Por isso, tem um lugar de destaque entre os políticos mais ricos do mundo.
1 – Vladimir Putin
Vladimir Putin foi eleito, em 2012, o presidente da Rússia e é detentor de uma fortuna inigualável no mundo da política. Vladimir Putin tem um património líquido de 59,5 mil milhões de euros, o que faz dele o político mais rico do mundo.
O atual líder da Rússia chegou a ser primeiro-ministro de 1999 a 2000 e, novamente, em 2008, antes de se tornar presidente da Rússia. A sua carreira no país demonstra um poder incomum numa nação. Além de ser um dos mais ricos, é também um dos mais poderosos.
Descubra mais curiosidades sobre pessoas:
- 40 portugueses de sucesso mundial que honram Portugal
- 10 mulheres pioneiras que mudaram a história de Portugal
Os políticos mais ricos
- Vladimir Putin
- Michael Bloomberg
- Maha Vajiralongkorn
- Xeque Mansour Bin Zayed Al Nahyan
- Mohammed bin Salman
- Príncipe Alwaleed Bin Talal Alsaud
- Bolquias Hassanal
- Sheik Mohammed Bin Rashid Al Maktoum
- Suleiman Abusaidovich Kerimov
- Silvio Berlusconi
Conclusão
Os políticos aqui listados apresentam (ou apresentavam, uma vez que um morreu recentemente) grande riqueza. Será que os caminhos que estes homens realizaram para se tornarem os mais ricos do mundo foram politicamente incorretos?
Sendo certo que nalguns casos já havia fortuna antes dos cargos políticos, noutros o poder poderá ter ajudado a que boas oportunidades de negócio surgissem…