Descubra os melhores países do mundo para reformados, onde qualidade de vida, custo de vida acessível e infraestruturas de saúde de qualidade se combinam para criar o cenário perfeito para uma vida tranquila e gratificante na reforma.
Anualmente, a International Living e o Annual Global Retirement Index divulgam os resultados dos estudos que fazem para eleger o top 10 dos países que são referências mundiais para os reformados em redor do mundo.
Estes 10 destinos mundiais reúnem um conjunto de vantagens e podem tornar a reforma mais agradável, podendo ainda proporcionar um menor custo de vida. Este estudo revela-nos quais os melhores países para um casal de reformados viver uma vida mais despreocupada e agradável.
Nesta avaliação, realizada por estas duas organizações, consideram-se fatores como o sistema de saúde, o custo de vida, a habitação, o clima, a segurança, os benefícios gerais para os reformados e até a experiência pessoal dos editores destas organizações.
Este estudo anual procura encontrar a localização ideal para um casal reformado viver tranquilamente. Como já era de esperar, Portugal entra neste top 10 dos melhores países para se viver uma reforma dourada. Veja connosco que posição Portugal ocupa neste ‘ranking’ e fique a conhecer os restantes países do top 10 mundial para os reformados usufruírem pacificamente da sua reforma.
TOP10 dos melhores países do mundo para reformados
10 – Uruguai
Segundo a International Living e o Annual Global Retirement Index, o Uruguai, na América do Sul, destacou-se por ser uma das melhores nações que presta os melhores serviços públicos.
O registo mínimo de catástrofes naturais adicionado ao clima, que tem bem definidas as estações do ano, é tido como uma espécie de bónus.
9 – Espanha
Esta nação europeia destacou-se pelo seu baixo custo de vida, pela segurança e pelo seu sistema de saúde. A nossa vizinha Espanha também seduz os reformados através dos seus mais de 300 dias de sol anuais.
De salientar ainda que a rede de transportes públicos espanhola é reconhecida como uma das mais eficazes e económicas do mundo.
8 – Malta
Malta, oficialmente República de Malta, é um país insular localizado no Sul da Europa, e composto por 5 ilhas. Surpreendentemente ou não, neste país insular, cerca de 15% da sua população total é composta por reformados e expatriados.
Se escolher viver nas áreas metropolitanas deste país insular vai usufrui do estilo de vida europeu, mas com algumas ‘nuances’ de origem árabe.
Malta, além de nos presentear com belas paisagens, tem também três locais classificados como Património Mundial pela UNESCO, sendo eles o Hipogeu de Hal Saflieni que é um templo subterrâneo, os templos Megalíticos datados de 5000 anos a.C. e a própria cidade de Valleta.
Apesar destas vantagens, a parte negativa é o preço das casas, já que a afluência de estrangeiros para esta pequena nação fez com que os preços das habitações subisse significativamente.
7 – França
França é famosa pela sua gastronomia e pelos seus vinhos, mas tem outras atrações como as suas paisagens naturais e por ser um dos centros mundiais de arte, moda e cultura.
A recuperação do mercado imobiliário francês entre 2016 e 2017 foi bastante acentuada. Contudo, não aconteceu uniformemente em todo o país.
Assim, existem várias zonas que estão com os preços em declínio, o que faz com que seja um país atrativo também na ótica dos custos, especial e relativamente aos preços de casas.
6 – Equador
O Equador é um dos menores países da América do Sul, mas o turismo aqui continua a crescer. O Equador é a localização ideal para um casal de reformados que queira viver com uma média de 1500 a 2000 euros por mês.
O Equador é um dos países, segundo a Conservação Internacional, que tem a maior biodiversidade por quilómetro quadrado do mundo. É ainda muito procurado pelas suas praias e é considerado um país orientado para a família, ou seja, vai ter um ambiente tranquilo e familiar.
5 – Colômbia
A Colômbia é, atualmente, um dos países mais desenvolvidos da América Latina e o refúgio de muitos norte-americanos que procuram este país da América do Sul para desfrutar da sua reforma.
Conforme a Organização Mundial de Saúde nos indica, a Colômbia dispõe do 22º melhor sistema de saúde. A Colômbia atrai turistas e reformados muito devido ao seu baixo custo de vida.
Apesar das muitas vantagens, devemos salientar que o estudo realizado pela International Living e o Annual Global Retirement Index deixa a observação de que o país apresenta alguma insegurança.
4 – Portugal
A nível europeu, Portugal fica no primeiro lugar do pódio. Contudo, globalmente, fica-se por um honroso quarto lugar. Portugal, neste estudo, é visto como um país seguro, com baixo custo de vida, imensas e belas paisagens e um povo bastante amigável.
Como a maioria da população portuguesa fala pelo menos o idioma inglês, facilita a adaptação dos reformados, como foi realçado no estudo. O estudo salienta ainda as cidades pitorescas espalhas pelo território nacional, destacando a beleza da capital e a magia e encanto do Porto.
Realça ainda que apesar de serem as duas maiores cidades portuguesas, Lisboa e Porto, é possível viver nestas cidades sem carro, devido à qualidade e variedade de transportes públicos.
3 – México
O sistema de saúde no México é considerado desenvolvido e tem um baixo custo, o que traz a este país muitos norte-americanos, devido aos custos exorbitantes praticados nos Estados Unidos da América.
O México já é o país favorito para muitos canadianos e norte-americanos usufruírem da reforma, muito devido a um bom nível de vida, clima quente, Natureza e resorts. O México destaca-se também pelas suas ruínas históricas e deslumbrantes e pelas suas belas paisagens que se combinam perfeitamente com uma gastronomia que satisfaz os mais vorazes.
2 – Costa Rica
A Costa Rica destaca-se pelas suas belas praias, pelo seu ótimo clima e pelas suas paisagens que deslumbram qualquer um. Este país da América Central também se destacou pela simpatia e acolhimento da sua população.
De salientar ainda que esta nação se destacou também pelo seu baixo custo de vida e pela acessibilidade ao seu sistema de saúde.
1 – Panamá
O Panamá é o país mais meridional da América Central e fica localizado no istmo que liga as Américas do Norte e do Sul. As florestas tropicais do Panamá estão entre as biologicamente mais diversificadas do mundo
De todos os países avaliados pela International Living e pelo Annual Global Retirement Index, o Panamá teve a melhor pontuação em quatro parâmetros, sendo eles o clima, o baixo custo de vida, a segurança e o sistema de saúde.
O Panamá tornou-se o lugar de eleição para os reformados, em especial pelos norte-americanos, devido à sua fácil acessibilidade. A isenção de impostos no Panamá fez atrair indústrias e corporações para o país, acabando assim por gerar rendimento e emprego.
Como curiosidade, o souvenir número 1 do país, o chapéu-panamá, é na verdade feito no Equador.