Descubra 15 das melhores praias do Algarve que, para além de areais extensos e águas cristalinas, têm um sem-número de atrativos naturais absolutamente deslumbrantes. Apesar de muitos outros atrativos, o Algarve continua a ser muito procurado pelas suas praias. A oferta ampla e diversificada permite, efetivamente, encontrar um pouco de tudo, desde as mais bonitas, às mais desertas, sem esquecer as que são verdadeiramente paradisíacas.
Hoje, trazemos-lhe as realmente imperdíveis, pelos seus encantos naturais únicos e rara beleza. Por isso, aproveite o tempo quente e águas mornas da melhor forma e rume ao sul do país em buscas destas 15 praias do Algarve que não pode perder.

Praia Dona Ana, Lagos
Em 2013, a Condé Nast Traveler escolheu-a como uma das 50 praias mais bonitas em todo mundo. A água cristalina e os encantos naturais possibilitam fotografias deslumbrantes.

Praia da Cova Redonda, Lagoa
Há 5 anos, os europeus concederam-lhe a “medalha de prata” por ser uma das praias mais bonitas do Velho Continente. A sua grande falésia e formações rochosas alaranjadas são, apenas, alguns dos atrativos e pontos de interesse.
Leia também: Portugal: as 10 melhores praias portuguesas

Praia da Marinha, Lagoa
Além de ser uma das 100 melhores praias do mundo, os recantos naturais desta praia são mais que muitos, a começar pela sua bela e encantadora falésia.

Praia de Odeceixe, Aljezur
Esta é, sem dúvida, uma praia para todos. Para as famílias, há infraestruturas de apoio quanto baste; para os que adoram Natureza, há ribeira de Odeceixe que atravessa a praia e o miradouro da Ponta Branca que promete vistas deslumbrantes.

Praia da Albandeira, Lagoa
Para quem procura um areal algarvio bem sossegado, nada como esta praia, pouco frequentada, mas com muito para ser descoberto. Além disso, e apesar de “escondida”, tem parque de estacionamento e zona de restauração bem perto.

Ponta da Piedade, Lagos
Em 2014, o Huffington Post indicou-a como a praia mais bonita do mundo. Se a visitar, usufrua do areal, mas não se esqueça de subir à falésia e admirar a deslumbrante vista do topo.

Praia do Carvoeiro, Lagoa
Esta é uma praia de pescadores com uma pequena baía. Nas zonas circundantes, há grutas e praias isoladas que pode visitar por meio de barcos que podem ser alugados no local.

Praia do Camilo, Lagos
Esta é uma das praias do Algarve mais apreciadas, pelas suas encostas e águas tranquilas e límpidas. Um areal que se estende num cenário verdadeiramente paradisíaco.
Leia também: Alentejo: as 16 melhores praias

Praia dos 3 Irmãos/Praia do Alvor poente/Praia da Nascente, Portimão
Conhecida por três nomes distintos, esta é uma praia de areal muito amplo, com dunas e vegetação circundante. Nas imediações, existe tudo o que pode ser preciso: parque de estacionamento, WC’s, restaurantes e, até, centro de saúde.

Praia da Armona, Olhão
No extremo poente da ilha da Armona, existe esta praia onde é possível realizar várias atividades náuticas, além de usufruir das piscinas naturais e da flora rica.
Praia do Monte Clérigo, Aljezur
A tranquilidade desta praia apenas pode ser interrompida por algumas das espécies marinhas que por ali podem ser observadas, como é o caso co polvo, caranguejo, ouriço ou robalo. Existem ainda algumas infraestruturas de apoio como parque de estacionamento, bares, restaurantes, centro de primeiros socorros e, ainda, salva vidas.
Praia do Barril, Tavira
A meio da ilha de Tavira, fica esta praia à qual se chega depois de se atravessar a ria através de um percurso pedonal ou de um comboio turístico e de observar toda a fauna e vegetação locais.
Praia da Fuseta, Olhão
Os encantos da ria Formosa evidenciam-se numa viagem de barco através da qual se alcança o areal deserto da Barra da Fuseta e as suas piscinas naturais. Uma experiência memorável.
Leia também: 16 fantásticas praias secretas do Algarve
Praia da Ilha Deserta, Faro
Para aceder a esta praia precisa de apanhar um barco. Este é um serviço disponível para turistas e com acordos com alguns hotéis da região e vale bem a pena a visita.
Praia de Cacela Velha, Vila Real de Santo António
Situada na Península de Cacela, esta praia pode ser visitada a pé ou de barco, através do qual pode admirar diversos viveiros de ostra e amêijoa. Há ainda uma flora rica e inúmeras aves, como os borrelhos, os garajaus, as andorinhas do mar, as gaivinas ou as chilretas.