Início Tradições Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

Nem sempre é fácil encontrar a fórmula para o café perfeito, mas temos a solução para o café ideal para si. Confira todos os segredos para o café perfeito.

o café perfeito
Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

Nem sempre é fácil encontrar a fórmula perfeita para o café perfeito, mas temos a solução para o café ideal para si. Confira todos os segredos para o café perfeito.  O café tem características únicas que o tornam numa bebida especial, cheia de aroma, sabor, benefícios, entre outras qualidades. Por isso, quando encontramos alguém com quem gostaríamos de falar, convidamos para tomar um café. É um convite irrecusável, pois beber um café é uma experiência sempre agradável, que é algo que se pretende numa conversa…

Contudo, quando um café é feito em casa, a sensação pode ser distinta, pois podem ser cometidos erros. O café pode ficar aguado; pode ficar excessivamente forte; pode ser apresentado com borras no fim, prejudicando a experiência. É algo que não queremos proporcionar a quem pretendemos tão bem receber na nossa casa.

Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

O café perfeito: leitura do rótulo

Determinados cafés podem conter na embalagem preciosas informações que podem ajudar no momento de extrair o máximo sabor do café.

O café perfeito: o armazenamento

O café deve ser armazenado adequadamente, pois tem características particulares. Deve ser colocado num recipiente fechado, que não seja transparente. Devemos ter em conta que o sol e a humidade interferem na sua qualidade, alterando a sua composição e o seu sabor.

Ele deve ser guardado num local seco e arejado.

Leia também:

o café perfeito
Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

O café perfeito: água e pó

Existem diferentes passos que devem ser dados para se conseguir fazer o café perfeito. A quantidade dos ingredientes é algo muito importante.

A medida adequada é colocar 5 a 6 colheres de sopa (de acordo com o seu gosto; se gosta mais ou menos forte) para cada litro de água.

O café perfeito: Qualidade da água

Convém usar água filtrada. A qualidade da água é crucial, por isso a água deve ser pura e limpa.

Idealmente, para se ter um café perfeito, a água deve ser filtrada ou mineral. É que as impurezas da água da torneira prejudicam muito o sabor da bebida.

o café perfeito
Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

O café perfeito: Temperatura da água

A temperatura da água é outra variável que interfere na qualidade final do café. Esta deve estar numa temperatura de 90 graus Celsius, aproximadamente. Por isso, a água deve ser retirada do lume, antes do momento de levantar fervura.

O café perfeito: a forma de verter a água

O pó deve ser primeiro humedecido. Depois, a água deve ser vertida delicadamente e em movimento circular. A passagem da água pelo filtro não deve superar os cinco minutos para não tornar o café amargo.

O café perfeito: o uso do coador

A versão de papel é a mais adequada, pois o coador de pano pode reter humidade ou mofar.

o café perfeito
Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

O café perfeito: manutenção da temperatura

É importante manter o café bem quente. Para permitir que ele fique quentinho por mais tempo, o café deve ser colocado num bule ou garrafa térmica. Como alternativa, pode ser colocado num recipiente com água fervente, pouco antes de fazer o café.

O café perfeito: cremosidade

Uma boa receita para um café cremoso pode levar outros ingredientes, além do café solúvel, nomeadamente açúcar (embora muitos recomendam que se substitua este por canela ou mel), cacau ou chocolate em pó. Um pouco de leite também pode fazer magia…

o café perfeito
Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

O café perfeito: preparação

A batedeira pode ser o grande segredo para deixar o café cremoso no momento da preparação. Pode dar mais trabalho, mas permite que a mistura fique com mais quantidade.

Algo surpreendente…

Muitos desconhecem, mas a cafeína está presente em chás e noutros produtos alimentares comuns. Não é apenas no café que ela está presente de forma generosa, mas também em muitos produtos alimentares.

O cacau e o chocolate também podem conter uma quantidade elevada de cafeína. Ela também está presente na coca-cola, na pepsi e noutros refrigerantes. Também há valores elevados de cafeína noutro tipo de bebidas, as energéticas (como a Red Bull ou a Monster).

Os suplementos alimentares e até os medicamentos são outros produtos que podem conter uma quantidade assinalável de cafeína.

o café perfeito
Todos os segredos para o café perfeito. Tome nota!

Matemática…

Esta informação é valiosa, pois leva-nos a colocar em prática o que aprendemos em matemática… É que a Organização Mundial de Saúde (conhecida pela sigla OMS) informa

a comunidade mundial que a quantidade máxima de cafeína que deve ser ingerida diariamente é de apenas 400ml.

Ora, se consumirmos outros dos produtos mencionados e os somarmos ao elevado valor de cafeína presente no café, facilmente concluímos que podemos estar a consumir cafeína em excesso.

É que beber entre 2 a 3 chávenas de café por dia, equivale a consumir uma quantidade que é só um pouco inferior aos 400ml de cafeína recomendados pela OMS.

Logo, se consome alguns dos restantes produtos acima referidos, beba apenas um café por dia.

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde devidamente qualificado.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.