Estes são os temperos que nunca podem faltar na sua cozinha. Os temperos naturais permitem sabores e aromas distintos que elevam a refeição a outro patamar.
O mundo da cozinha tem diversos segredos, existindo vários truques e dicas que podem contribuir para melhorar substancialmente as refeições que fazemos. Frequentemente, recorremos a diferentes temperos quando cozinhamos, pois enriquecemos a comida de diferentes formas.
Os temperos naturais são elementos que possuem propriedades distintas, que conferem ao prato caraterísticas particulares, ajudando a que seja preparada uma refeição bem mais saborosa e saudável! É que os temperos adicionam muito valor à refeição pois, além de enriquecerem a comida com aromas e sabores, conferem personalidade ao prato e ainda são ingredientes com propriedades específicas que estão na origem de vários benefícios para a nossa saúde.
10 fantásticos temperos naturais obrigatórios na cozinha
1 – Manjericão
Este ingrediente é rico em vitamina C e gera um efeito antioxidante. Fica particularmente bem em pizzas, tal como os orégãos, sendo um dos melhores temperos naturais para integrar refeições com molho. O manjericão fica extremamente bem em molhos de tomate.
2 – Louro
O louro contém Vitaminas A e C, gerando um efeito anti-inflamatório.
Ao longo do tempo, este tempero foi usado como um produto medicinal. Ele facilita a digestão e possui e atua como um diurético natural.
O louro é um tempero que pode ser usado em diversas refeições, combinando particularmente bem com pratos de feijão, sopas, caldos e ensopados.
3 – Sálvia
A sálvia revela-se um ingrediente precioso, sendo usado como erva medicinal, pelo seu poder anti-inflamatório. Ela pode ainda ajudar a contrariar a falta de apetite. Enquanto tempero a sálvia é usada em diferentes refeições deliciosas. Ela combina particularmente bem com pratos de aves e massas.
4 – Alecrim
O alecrim é um tempero natural que é particularmente indicado para carnes. Ele torna a carne vermelha ainda mais especial. O alecrim tem um sabor leve e as suas propriedades permitem auxiliar na prevenção de determinadas doenças, nomeadamente dos rins e dos olhos e também ajuda a tratar e a prevenir gripes e constipações.
5 – Gengibre
Este tempero é perfeito para carnes assadas. O gengibre pode ser usado de diferentes formas, seja picado, em rodelas ou ralado, seja ensopado, cozinhado ou cru. O gengibre tem uma riqueza singular. Este tempero de sabor forte e marcante, concede ao alimento um toque picante.
Assim, ele contribui para tornar as refeições mais exóticas e saborosas. Este tempero está na origem de diversos benefícios. Entre os mais conhecidos estão o seu poder anti-inflamatório, ajudando no alívio das dores da artrite. O gengibre ainda ajuda na redução das infeções respiratórias, ajudando a prevenir e a tratar problemas como bronquite e asma.
6 – Alho-francês
Este ingrediente é perfeito para integrar diversos tipos de pratos, nomeadamente caldos, sopas, concedendo ainda um sabor especial às saladas. O alho-francês gera uma sensação de saciedade que faz com que nos sintamos satisfeitos mais rapidamente, além de ajudar na digestão e no controlo da pressão arterial.
7 – Orégãos
Sendo conhecido mundialmente como um ingrediente que é perfeito para pizzas, os orégãos também podem integrar muitas outras refeições, nomeadamente massas, molhos de carnes, omeletes e tapiocas. A ação antioxidante dos orégãos é uma das suas muitas mais-valias para a saúde.
8 – Tomilho
O tomilho é um ingrediente que funciona bem numa vasta gama de pratos. Este tempero natural é ideal para temperar pratos de frango (entre outras aves) ou outras carnes brancas ou pratos de peixe. Ele concede aos pratos um sabor especial.
O tomilho é uma erva medicinal que se revela uma fonte valiosa de vitamina C. Por isso, por ter diversas propriedades interessantes para a saúde, o tomilho revela-se excelente no tratamento da tosse e da bronquite.
9 – Alho
O alho é um dos temperos mais populares do mundo. O alho é um tempero que tem um sabor marcante, podendo ser servido cru, frito ou assado. Este tempero natural serve para inúmeras refeições, arroz e feijão, carnes ou qualquer outro alimento que necessite de um refogado.
10 – Cebola
Tal como o alho, a cebola é dos temperos mais usados no planeta. Também a cebola é usada nos refogados. Por isso, é usada na base de inúmeras refeições, podendo ser utilizada com vários tipos de carnes, também pode integrar saladas e legumes.
A cebola é uma boa fonte de Vitaminas A e C, revelando ainda uma riqueza em diversas propriedades. Assim, está na origem de diversos benefícios para a saúde. Ela pode ajudar no alívio de problemas respiratórios e no controlo do colesterol.
Um tempero caseiro
Sugestão: Estes são todos ótimos temperos que se deve ter por casa, mas nem sempre se tem tempo para os usar devidamente. Por isso, sugere-se a criação de um tempero caseiro.
Este tempero caseiro, além de tornar os pratos mais saborosos, está na origem de diversos benefícios para a nossa saúde! Sugerimos que use este tempero caseiro que pode ser utilizado na preparação de diversas refeições, nomeadamente pratos de carne.
Use-o em pratos de carnes feitos na panela, em pratos de carne assada no forno ou na brasa, em carne picada, molhos, entre outras opções!
Receita de tempero caseiro para carne
Ingredientes
– 1 folha de louro
– 1 c. de sopa de sal
– 1 c. de sopa de cebola em pó
– 1 c. de chá de alho em pó
– 1 c. de chá de paprica*
– 1 c. de chá de ervas finas (ou desidratadas, orégãos, tomilho, manjericão, sálvia, salsa…)
– 1 c. de café de colorífico (colorau)
– Pimenta q.b.
* A paprica pode ser doce, picante ou defumada.
Nota: Se não tiver em casa alho e cebola em pó, pode usar desidratados.
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Coloque todos os temperos num microprocessador ou no liquidificador.
– Depois, bata bem os ingredientes até que tudo fique muito bem misturado.
– Coloque o preparado num pote de vidro com tampa.
– Pode armazenar o seu tempero no frasco durante 1 mês, no máximo!
– Se desejar uma quantidade de tempero superior, dobre ou triplique a receita.
– Use este tempero a seu gosto. Pode ser usado para temperar carnes, nomeadamente churrasco.
– Bom proveito!
Leia também:
- 3 receitas de bola de carne, um petisco delicioso
- Aprenda a fazer carne estufada tenra e macia
- 4 receitas com carne picada económicas e deliciosas
NCultura
Não deixe passar a oportunidade de surpreender a sua família ou convidados usando os melhores temperos naturais nos seus pratos. Experimente as nossas receitas. Conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Receitas de carne. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…