Os portugueses recorrem a muitos temperos que dão mais sabor aos pratos da culinária nacional. Conheça os 11 temperos mais usados na gastronomia portuguesa. Os Descobrimento, o contacto com o Oriente, nomeadamente com a Índia, contribuiu para que o nosso país, desde há séculos, tenha nos temperos um recurso frequente para dar mais sabor aos mais variados pratos da nossa gastronomia.
Colorau, açafrão, pimenta, coentros e salsa são apenas alguns exemplos de temperos que gostamos de usar os nossos pratos para lhes darmos mais sabor e aroma. Por isso, as nossas receitas nunca são monótonas, podendo brindar-nos com o toque único de uma especiaria intensa ou as notas frescas de uma erva aromática. Saiba mais sobre os temperos que pontuam a nossa gastronomia, de norte a sul do país.
Os 11 temperos mais usados na gastronomia portuguesa
Os temperos mais usados na gastronomia nacional podem variar em função da região geográfica em que nos encontramos. Assim, no sul do país, é mais comum recorrer a ervas aromáticas, enquanto a norte os temperos mais utilizados são: a salsa, o louro, a cebola e o alho.
Na região sul, sobretudo no Alentejo, as preferências vão para os coentros, a hortelã, o poejo, os orégãos, o alecrim, entre outras. A pimenta, de influência indiana, é apreciada um pouco por todo o país, assim como a noz-moscada, o cravo-da-Índia, o açafrão, entre outros.
A doçaria regional recorre bastante à canela, sendo outra especiaria muito presente na nossa gastronomia.
1 – Azeite
Este é, sem dúvida, um dos elementos mais usados em todas as receitas nacionais, independentemente da proveniência. Ele pode ser utilizado na preparação de um prato, assim como na finalização do mesmo.
Tal não é de admirar tendo em conta que Portugal é um país mediterrânico, região rica em oliveiras, com condições climáticas favoráveis e, por isso, responsável por 95% da produção mundial de azeite.
Assim, a generalidade da cozinha portuguesa começa com um refogado de cebola, alho e… azeite! Este ingrediente é ainda utilizado em sopas, assados de peixe e até doces e bolos, sobretudo da região do Alentejo.
2 – Alho
Os países do Mediterrâneo costumam usar muito alho nos seus pratos e Portugal não é exceção. Este ingrediente pode ser usado picado, fatiado, em pó ou inteiro. Ele pode ser utilizado em refogados, pratos de carne ou de peixe e até saladas, massas ou arroz.
3 – Louro
As folhas de louro têm um sabor muito típico que combina na perfeição com assados de carne, como o cabrito ou o borrego no forno, ou com pratos tradicionais como a chanfana.
4 – Colorau
O colorau, pimentão-doce ou páprica são temperos com um sabor e um aroma muito caraterísticos. Além disso, estes temperos ainda dão uma cor mais viva e atrativa aos pratos. Costuma ser muito usada em pratos de arroz, carnes e caldeiradas. O colorau pode ser mais picante, ou mais doce.
5 – Alecrim
Esta erva pode ser usada fresca ou seca e está indicada para utilizar na preparação de assados de carne e batata, churrasco, sopas e até molhos.
6 – Coentros
Os coentros são outra erva aromática muito usada no nosso país, tendo mesmo um prato de destaque, quando algo é feito “à coentrada”. Nesses petiscos, a única regra é usar e abusar dos coentros, como acontece com os pezinhos de porco de coentrada.
7 – Malagueta
A malagueta também é muito apreciada em Portugal, seja seca ou através do molho de piripiri. Escusado será dizer que este ingrediente dá um toque picante e mais quente aos pratos onde é incluído.
8 – Salsa
Também muito usada numa grande variedade de receitas, esta erva é muitas vezes sugerida aos diabéticos, pois ajuda a baixar o colesterol e a evitar as doenças cardiovasculares.
9 – Noz-moscada
Esta é uma especiaria com um sabor muito próprio que, em Portugal, pode ser adicionada a preparados salgados (queijos, abóbora, sopas, massas, guisado, caldos, molho branco, risotos) ou doces (tortas, creme de ovos, bolos, pudins, doces de baunilha).
10 – Mel
O mel é um ingrediente muito utilizado quer em doces e bolos, quer em pratos salgados, sendo muito apreciado juntamente com umas fatias de queijo.
11 – Canela
Como já adiantámos, a canela é muito usada em doces, bolos, biscoitos, compotas, licores e em receitas icónicas com o arroz-doce, por exemplo. Este ingrediente confere um odor forte e um sabor quente aos pratos.
Leia também:
- Fondue de carne, refeições divertidas e memoráveis!
- Saiba onde provar e comprar o melhor Queijo Serra da Estrela
- Aprenda a fazer carne estufada tenra e macia
NCultura
Se gostou deste artigo “Os 11 temperos mais usados na gastronomia portuguesa” reaja e faça um comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…