Início Cultura «Sorrelfa» 10 palavras da língua portuguesa pouco usadas

«Sorrelfa» 10 palavras da língua portuguesa pouco usadas

A riqueza da Língua Portuguesa comprova-se também pelo seu número de palavras: mais de 306.949!... «Sorrelfa» 10 palavras da língua portuguesa pouco usadas.

Sorrelfa
«Sorrelfa» 10 palavras da língua portuguesa pouco usadas

A riqueza da Língua Portuguesa comprova-se também pelo seu número de palavras: mais de 306.949!… «Sorrelfa» 10 palavras da língua portuguesa pouco usadas.

No maior dicionário de português, estão presentes 306.949 palavras! A obra em questão é a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), sendo a melhor fonte para avaliarmos e estimarmos o número de palavras existentes na língua portuguesa. Contudo, há termos usados noutros dicionários de português que não estão presentes nela. A somar a essas palavras ainda há termos novos que surgem em determinado contexto e que só são, posteriormente, são integrados nos dicionários. Por exemplo, COVID-19.

Apesar da existência de tantas palavras, apenas usamos uma pequena parte delas. Segundo é defendido por alguns especialistas, no nosso vocabulário ativo apenas usamos 1500 palavras (número médio, tendo em conta um nível médio de instrução). Com muito trabalho, é possível alargar esse número.

Se aprendermos uma palavra por dia, tal como sugerido no presente artigo, vai conseguir aumentar e muito o seu vocabulário ativo. Alertamos que, no entanto, não é suficiente ler o significado dos conceitos para alargar o seu vocabulário ativo. É necessário aplicar regularmente as palavras aprendidas.

«Sorrelfa» 10 palavras da língua portuguesa pouco usadas

Recato

Este termo é derivação regressiva de recatar. Recato é nome masculino que significa ato ou efeito de recatar ou recatar-se. Significa também cautela; resguardo.

Significa ainda pudor, modéstia. Outro significado de recato é segredo. É também lugar oculto. Bom recato é bem escondido, bem guardado.


Leia também: Língua Portuguesa: diz-se Obrigado ou Obrigada


Sorrelfa

Termo de origem obscura. Sorrelfa é nome feminino que significa disfarce para enganar, dissimulação. Dizer “à sorrelfa” significa disfarçadamente, pela calada.

Quezília

Termo que vem do quimbundo kijila, «preceito». Quezília é nome feminino que significa desentendimento; discussão; briga. É embirração; antipatia. É também transtorno; importunação.

Prosápia

Termo que vem do latim prosapĭa, «linhagem; nobreza». Prosápia é nome feminino que significa linhagem; ascendência; progénie; estirpe. Em sentido figurado, é vaidade; jactância; bazófia.

Esplendor

Termo que vem do latim splendōre-, «brilho». Esplendor é nome masculino que significa brilho intenso; fulgor. No sentido figurado, é luxo; magnificência.

Abstinência

Termo do latim abstinentĭa-, com o mesmo significado. Abstinência é nome feminino que significa ato ou efeito de se abster. Significa também privação voluntária da satisfação de uma necessidade ou de um desejo, por motivos religiosos ou morais.

É ainda privação voluntária ou forçada de determinados comportamentos (alimentares, sexuais, etc.) ou de determinadas substâncias (por exemplo, álcool, droga,…); jejum. É restrição de certos alimentos com fins terapêuticos; dieta. Também significa moderação nos hábitos ou comportamentos; continência, comedimento; síndrome de abstinência.

Significa ainda manifestação de sintomas físicos, devido à suspensão da administração de substâncias suscetíveis de causar dependência física.

Modéstia

Termo que vem do latim modestĭa-, com o mesmo significado. Modéstia é nome feminino que significa ausência de vaidade ou de luxo; humildade, simplicidade. É também comedimento, sobriedade. Significa ainda ausência ou falta de ambições ou pretensões.

Outros significados de modéstia são: honestidade, pudor; decência; recolhimento. Por outro lado, “falsa modéstia” significa apreciação modesta ou até injusta sobre si mesmo, mas insincera, com o propósito de provocar apreciações lisonjeiras dos outros.


Leia também: «O comer está na mesa» é um erro de português?

Jactância

Termo que vem do latim jactantĭa-, com o mesmo significado. Jactância é nome feminino que significa atitude ou comportamento de quem mostra e exibe as suas qualidades ou o elevado conceito que tem de si próprio. É bazófia, ostentação. Significa ainda vaidade e altivez.

Insurreição

Termo que vem do latim insurrectiōne-, com o mesmo significado. Insurreição é nome feminino que significa ato ou efeito de insurgir(-se), de revoltar(-se) contra uma autoridade, uma ordem, etc. É rebelião contra o poder estabelecido; sublevação; revolta. É, ainda, rebeldia.

Chorreira

Termo que vem do castelhano chorrera, com o mesmo significado. Vem de chorro, «água que salta em torrente; jorro». Chorreira é nome feminino que significa enxurrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.