Lisboa tem encantado o mundo do turismo pois está repleta de atrações fascinantes. Confira 7 locais imperdíveis de Lisboa que todos devem conhecer.
A palavra segredo é nome masculino que tem como significado “coisa que não se deve dizer ou não deve ser do conhecimento de outrem”. Assim, o termo segredo é coisa que não se divulga; sigilo. O termo segredo pode significar ainda processo ou assunto apenas conhecido de um ou de poucos indivíduos.
A palavra segredo também pode significar razão ou motivação misteriosa; causa secreta. O termo segredo pode ainda significar lugar oculto; esconderijo. Esta palavra vem do latim secrētu-, «coisa secreta». O termo segredo é frequentemente usado em diversas áreas, nomeadamente no turismo. Existem lugares especiais que devem mesmo ser visitados por todas as pessoas.
Em Portugal, não faltam locais assim, existindo diversas maravilhas para explorar. No presente artigo, iremos reunir lugares imperdíveis de Lisboa! São como segredos que devemos partilhar com os nossos amigos ou familiares.
Lisboa
Se está a pensar agendar as suas férias e procura locais de eleição tem mesmo de levar em consideração a capital portuguesa. Lisboa tem encantado o mundo do turismo, existindo 1001 razões para visitar esta cidade cheia de atrações fascinantes.
Existe muito para descobrir e para explorar na capital portuguesa. Esta cidade tem uma história rica e uma cultura fascinante. Há grandes fadistas portugueses nesta cidade, mas o grande nome do Fado é Amália Rodrigues. O fado é um estilo musical que só existe em Portugal. A música do Fado é muito importante para a cidade, sendo frequentemente ouvida pelas ruas de Lisboa.
Há atrações populares, conhecidas por todo o mundo, e outras que permanecem menos conhecidas. No presente artigo, reunimos locais que tem mesmo de visitar para realizar uma visita imperdível pela capital…
7 locais imperdíveis de Lisboa
- Sé de Lisboa
- Mercado de Santa Clara
- Alfama
- Mouraria
- Praça do Comércio
- Arco da Rua Augusta
- Parque Eduardo VII
1 – Sé de Lisboa
Ir à Capital é uma experiência que deveria ser vivida por todos os portugueses. Numa visita à cidade, há alguns locais imperdíveis. Ir em direção à Sé de Lisboa revela-se obrigatório.
A catedral fortificada é uma referência da cidade. A Catedral da Sé foi construída sobre as ruínas de uma mesquita. Este monumento tornou-se num ícone da capital portuguesa. Esta é a igreja mais antiga de Lisboa.
Informação útil
Localização: Largo da Sé, 1, 1100-585 Lisboa-
Contactos: [email protected] / +351 218 866 752
Mais informações, aqui.
2 – Mercado de Santa Clara
O mercado de Santa Clara, popularmente conhecido como feira da ladra, revela-se um ponto de passagem obrigatório. Neste espaço, é possível encontrar diversos produtos em segunda mão.
Na feira da ladra, há a oportunidade de adquirir facilmente produtos de moda vintage. Há um pouco de tudo: roupas, azulejos, bijuterias, artigos de couro, entre outros artigos. E não faltam bons restaurantes ao redor, de forma a aproveitar o melhor da gastronomia local.
Informação útil
Localização: Campo de Santa Clara 1100-470 Lisboa
Contactos: [email protected] / +351 808 203 232 / +351 218 170 552
Localização GPS: 38° 42′ 55.21” N | 9° 7′ 34.19” W.
3 – Alfama
Segue-se uma viagem até ao bairro de Alfama, espaço que representa a essência lisboeta! O bairro de Alfama é antigo, tem história e é forte pelas suas bases. Sabia que este bairro se manteve de pé após o terramoto de 1755? Num contexto em que os danos eram visíveis por toda a parte da cidade de Lisboa.
Este é um bairro lisboeta particularmente charmoso com as suas ruelas sinuosas e empedradas. O fado melancólico que é tão próprio da cultura portuguesa está presente em todas as esquinas deste bairro.
Visite Alfama na celebração do Santo António que é quando este bairro ganha ainda mais vida e mais alegria. As festas e a diversão prolongam-se até altas horas da madrugada!
Informação útil
Museu do Fado
Localização: Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1, 1100-139 Lisboa
Contactos: +351 218 823 470 / [email protected]
4 – Mouraria
O bairro da Mouraria é um dos bairros mais tradicionais e o bairro mais multicultural da cidade. Um bairro que encanta pelas suas sinuosas ruas medievais. Há neste bairro comunidades oriundas de diversos países. Entre as mais representadas estão: China, Índia, Paquistão, Moçambique, entre outras.
A requalificação realizada em algumas zonas do bairro, nomeadamente no Largo da Achada, tornou a Mouraria ainda mais encantadora, ficando mais atrativa para turistas que querem conhecer a verdadeira Lisboa.
Informação útil
Onde dormir?
Apartamento Mouraria Heart
Beco dos Três Engenhos nº1A, 1100-610 Lisboa.
5 – Praça do Comércio
A Praça do Comércio (tinha o nome de Terreiro do Paço antes do terramoto de 1755) é uma das mais belas praças da Europa, encontrando-se aberta a sul para o imenso estuário do Tejo.
O cenário é maravilhoso, por isso revela-se outra experiência imperdível que se tem de viver depois de se visitar Lisboa. Aqui, neste espaço encantador, é possível ler um livro ou ouvir um bom som. Repousar e admirar as vistas do pequeno miradouro revela-se um momento extremamente agradável.
Aproveite para visitar o café-restaurante Martinho da Arcada. Este espaço é uma referência da cidade e um dos locais de culto da capital, que pode ser encontrado junto da entrada da Rua do Ouro.
Informação útil
Martinho da Arcada
Localização: Praça do comércio, 3, 1100-148 Lisboa.
Contactos: (+351) 218 879 259.
Mais informações, aqui.
6 – Arco da Rua Augusta
O Arco da Rua Augusta é um espaço mítico na capital. Este incrível monumento simboliza a força de Lisboa e dos lisboetas. Ele recorda uma cidade que renasceu dos danos causados pelo terramoto de 1755. Por isso, naturalmente, o Arco da Rua Augusta ocupa um lugar especial no coração dos lisboetas.
O Arco Triunfal da Rua Augusta é uma construção encantadora que impressiona todos os que passeiam na rua pedonal mais movimentada de Portugal. Poder visitar o topo deste monumento único é uma experiência imperdível, pois subir a um dos ícones de Lisboa é algo verdadeiramente distinto.
No seu topo, é possível contemplar uma beleza deslumbrante sobre a cidade de Lisboa e permite apreciar vistas maravilhosas sobre a Baixa de Lisboa e o rio Tejo.
Informação útil
Arco da Rua Augusta
Localização: R. Augusta 2, 1100-053 Lisboa
Coordenadas GPS: 38° 42′ 30.44” N | 9° 8′ 12.54” W
7 – Parque Eduardo VII
O Parque Eduardo VII é outra maravilhosa atração lisboeta. Inicialmente, chamou-se Parque da Liberdade, sendo que atualmente é conhecido como Parque Eduardo VII. Deve-se ao rei de Inglaterra Eduardo VII o nome atual. O novo nome só surge após o monarca britânico ter visitado Lisboa, momento que aconteceu em 1903.
O formato retangular que apresenta atualmente surgiu numa alteração feita com origem num projeto de Keil do Amaral. O Parque Eduardo VII é um espaço com 25 hectares, onde se podem encontrar várias grandes zonas verdes e arborizadas.
Existem algumas atrações neste parque imperdível, nomeadamente, a Estufa Fria e a Estufa Quente. O Miradouro do Parque Eduardo VII é muito procurado pelas pessoas que visitam a cidade (e pelos lisboetas), pois é um local que oferece vistas incríveis sobre essa parte da capital. O Jardim Amália Rodrigues está presente no Parque Eduardo VII, sendo um local encantador. Além do Parque Infantil que faz as delícias das crianças, o Pavilhão Carlos Lopes é outra atração local.
Informação útil
Localização: Parque Eduardo VII, 1070-051 Lisboa
Coordenadas GPS: 38°43’42.1″N 9°09’10.1″W.
Leia também:
- 6 coisas diferentes para fazer em Lisboa
- 10 praias fluviais perto de Lisboa vai querer conhecer
- 10 das melhores hamburguerias de Lisboa
NCultura
Se leu “Segredos da capital: visite 7 locais imperdíveis de Lisboa” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…