Descubra o segredo para lavar roupa sem a danificar, mantendo o respetivo tamanho. Saiba como lavar roupa na máquina sem encolher.
Todos sabemos que a vida doméstica tem muitas tarefas delicadas que, além de esforço, necessitam que haja conhecimentos para se evitarem erros que levem a consequências indesejadas.
Lavar a roupa é uma dessas tarefas. São frequentemente cometidos erros que fazem com que a roupa altere as suas qualidades. Muitos lavam a roupa e depois são surpreendidos ao verem peças encolhidas.
Reunimos um conjunto de dicas que permite que possa aprender a lavar roupa sem fazer com que esta encolha. As temperaturas devem ser colocadas consoante os diferentes materiais. Este é um dos truques que permite conservar o aspeto original das peças de roupa.
Uma estratégia que permite que as roupas mantenham durante muito mais tempo o seu aspeto original. Desta forma, irá evitar as surpresas indesejadas, como ter uma t-shirt transformada num top… Descubra o segredo para lavar roupa sem a danificar, mantendo o respetivo tamanho.
Saiba como lavar roupa na máquina sem encolher
4 dicas que evitam que as suas roupas encolham
Os cuidados a ter com a roupa (antes e depois da respetiva lavagem) fundamentais para obter os resultados desejados. Tome nota!
1 – Reduza o número de vezes que lava a roupa
Se lavar e secar a roupa com grande frequência, pode danificar a cor, além de poder fazer com que o formato da roupa seja alterado. Apesar de parecer uma solução difícil, reduzir o número de lavagens é algo que faz toda a diferença.
2 – Respeite as informações presentes nas etiquetas da roupa
As etiquetas devem ser sempre lidas. Elas estão presentes em todas as peças de roupa e apresentam instruções preciosas que permitem obter informação determinante. Leia as informações para garantir que nada acontece à sua roupa no processo de lavagem e secagem.
É sempre importante prestar atenção a estes detalhes, independentemente do que irá fazer com a roupa, seja efetuar uma limpeza a seco, seja uma lavagem manual, seja uma lavagem na máquina (ou até para ler as temperaturas específicas da água ou o ciclo da máquina a escolher).
3 – Lave a roupa com água fria
Lavar a roupa com água fria não garante que todas as peças não fiquem encolhidas. No entanto, esta opção não é tão prejudicial aos tecidos. É bem mais comum a roupa encolher quando se faz a lavagem com a água morna e quente.
Quando a lavagem da roupa é feita com água quente, a sua temperatura pode fazer com que as fibras da peça de roupa relaxem e, dessa forma, deixem de fazer tensão. Ora, isto fará com que o tecido fique deformado.
4 – Seque a roupa ao ar livre
Outra dica importante é secar a roupa ao ar livre. Este é o método mais seguro. Se necessita mesmo de secar a roupa na máquina de secar, deve optar por uma configuração de calor mais reduzida e retirar a roupa da máquina quando esta ainda se encontra um pouco húmida.
Tecidos mais propícios a encolher na máquina de lavar
Há roupas com tecidos que têm mais tendência a encolher na lavagem, nomeadamente as fibras naturais, como o algodão, linho e lã. As roupas com fibras sintéticas (nomeadamente o nylon e poliéster) não costumam sofrer qualquer alteração no seu tamanho.
O encolhimento da roupa, após a primeira lavagem, também já não é muito comum, uma vez que a maioria das peças de roupa já são vendidas pré-lavadas.
A que temperaturas deve lavar a roupa?
Conheça algumas dicas gerais que não devem invalidar a consulta da informação disponível na peça de cada roupa.
20ºC
Este é o ciclo de lavagem da máquina de lavar roupa que permite economizar mais energia no processo de lavagem. Este ciclo é mais indicado para roupas pouco sujas, que podem necessitar somente de uma lavagem básica, ou para materiais muito delicados, nomeadamente a seda.
30ºC
Se usar um bom detergente de roupa, o ciclo de lavagem da máquina de lavar roupa a 30ºC é um dos mais eficientes, de tal forma que a maioria das pessoas usam-no como ciclo regular.
Esta é uma temperatura mais indicada para roupas com tecidos como lã, sedas, isto é, tecidos com tendência a ficarem tingidos ou peças que possam encolher.
40ºC
Esta temperatura é também uma das mais utilizadas para lavar a roupa. Esta lavagem da máquina de lavar roupa assegura melhores resultados ao lavar peças de roupa de algodão ou tecidos misturados, como misturas de lã e poliéster.
50ºC
Esta temperatura de água na lavagem da máquina de lavar roupa foi especificamente criada para lavar roupas de algodão ou com manchas e sujidade de tecidos com materiais misturados.
60ºC
As lavagens da máquina de lavar a roupa a uma temperatura a 60ºC são mais indicadas em casos mais difíceis. Desta forma, notará excelentes resultados em peças de roupa que possam ser lavadas a essa temperatura.
Esta opção é a melhor para essas peças, porque a temperatura permite matar bactérias, vírus e eliminar manchas difíceis. Por isso, esta é uma excelente opção para lavar toalhas e roupas de cama. No entanto, esta opção implica um maior gasto energético, porque quanto mais elevada é a temperatura da água, mais gastos terá.
90ºC
A máquina de lavar a roupa tem os 90ºC como temperatura mais elevada. Esta opção deve ser reservada para clarear os brancos. Os 90ºC permitem eliminar manchas persistentes de algodão ou de linho, além de servirem para matar bactérias presentes em peças muito sujas.
Esta opção deve também poder ser usada para realizar uma lavagem de manutenção de rotina à própria máquina. No entanto, esta é a temperatura que pode provocar mais danos na roupa. Por isso, só use a opção 90ºC em determinadas peças.
Saiba quando usar água fria
- A lavagem com água fria (a temperaturas de 20ºC ou 30ºC) permite que se possa economizar energia. No entanto, esta opção não deve ser usada em todas as roupas.
As lavagens a frio permitem beneficiar roupas com cores escuras ou brilhantes e também peças de roupa que tenham facilidade em encolher. As camisas, as roupas leves de verão, as roupas de desporto, as peças de ganga e as roupas coloridas são exemplos de peças que podem ser lavadas nestes ciclos.
Saiba quando usar água morna
- Os ciclos considerados de água morna também são úteis. A lavagem a 40ºC e 50ºC pode servir para fazer uma lavagem mais eficaz que permite garantir que as cores não desbotam.
Estes ciclos permitem lavar roupas íntimas, roupas de cama, toalhas, e outros tecidos mais difíceis do dia a dia, nomeadamente, peças de lã.
Saiba quando usar água quente
- As temperaturas iguais ou superiores a 60ºC fazem parte das lavagens a quente. Estas devem ser somente usadas para lavar peças muito sujas, nomeadamente toalhas, lençóis e fraldas de bebés. Esta opção também pode ser eficaz para lavar roupas com manchas de gordura, nomeadamente óleo ou manteiga.
Leia também:
- Como lavar sapatilhas sem as estragar na máquina da roupa
- Descubra 14 coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça
- Os 15 itens proibidos de lavar na máquina da roupa
A roupa encolheu. E agora?
Infelizmente, não há solução na maioria dos casos em que uma peça de roupa encolhe. Somente há quando a peça for de lã. Se for esse o caso, experimente mergulhar a roupa de lã numa solução de água morna com um pouco de condicionador de cabelo.
Posteriormente, deixe atuar por meia hora e, no imediato, deixe a peça secar numa superfície plana, em cima de uma toalha e à sombra. Em seguida, vá esticando delicadamente a peça de lã, até a roupa retomar o tamanho original.
Siga estas dicas e trate de lavar roupa sem encolher e sem danificar as peças. Desta forma, pode evitar surpresas indesejadas e tratar da melhor forma das suas peças de roupa, tendo os cuidados de que elas necessitam e merecem.
Não se esqueça de analisar minuciosamente as caraterísticas de cada peça e atue conforme as respetivas particularidades. Assim, é possível garantir uma vida mais longa para a sua roupa.