Início Tradições Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto

Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto

Algumas dicas que reunimos para ter todo o conhecimento necessário para armazenar o seu vinho. Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto.

guardar vinho depois de aberto
Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto

Existem algumas dicas que reunimos para ter todo o conhecimento necessário para armazenar o seu vinho. Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto.

O vinho é uma bebida especial. Devendo ser sempre bebido com moderação, pois pode tornar-se prejudicial, o vinho revela-se um hábito bastante saudável.

Muitos são os estudos científicos que revelam que o consumo regular e moderado desta bebida está na origem de diversos benefícios para a saúde do consumidor. Por isso, muitos são os que gostam de abrir uma garrafa e apreciar o doce néctar.

Contudo, depois de aberta a garrafa, como se deve guardar o vinho? Quer saber como?

Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto

Seguramente já deve ter percebido que o vinho tinto perde qualidades pouco tempo depois de ser aberto, não é verdade? Tal acontece, pois o oxigénio vai modificando o vinho tinto, levando-o a ficar uma espécie de vinagre. Assim, é sensato impedir ao máximo o contacto do vinho com o oxigénio.

Existem alguns procedimentos que permitem prolongar a vida do vinho. Estes métodos visam minimizar a exposição do vinho ao oxigénio. Entre as ideias comuns está a substituição ou até a remoção do oxigénio.

Se realizar as nossas sugestões, garantirá ao vinho uma longevidade que permitirá usufruir da bebida por mais tempo.

Leia também:

guardar vinho depois de aberto
Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto

Abertura da garrafa

Logo após a abertura da garrafa, há cuidados básicos a ter. Quer conhecê-los? Logo após cada uso da garrafa, deve recolocar sempre a rolha. A garrafa deve ser colocada afastada de qualquer fonte de luz. Depois, deve ser armazenada à temperatura ambiente.

O frigorífico revela-se uma excelente opção para guardar a garrafa aberta, pois permite que o vinho se mantenha fresco por mais tempo. Mesmo o vinho tinto deve ser colocado no frigorífico, pois quando o vinho é armazenado no frigorífico, o processo químico é desacelerado, devido às baixas temperaturas, tal como é desacelerado o seu processo de oxidação, que ocorre depois do vinho ser exposto ao oxigénio.

Assim, para se ter um vinho tinto que dure mais tempo, até 3-5 dias, a indicação é simples. Deve ser colocada a rolha o mais rapidamente possível, depois da garrafa de vinho ser aberta, e encher o copo ou copos. Depois deve ser colocado no frigorífico, para que se mantenha fresco.

guardar vinho depois de aberto
Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto

Dicas rápidas para armazenar vinho

Armazene a garrafa de vinho na posição vertical.

Evite mudanças de temperatura drásticas.

Use água morna (nunca quente) para recuperar a temperatura, se não apreciar a bebida fresca.

Coloque o vinho numa garrafa menor, assim irá reduzir o contacto com o ar.

Erros comuns que devem ser evitados

Armazenar a garrafa de vinho na horizontal, pois aumenta o contacto da superfície com o oxigénio.

Armazenar a garrafa de vinho perto da janela, pois a exposição ao sol estraga o vinho.

Armazenar a garrafa de vinho a temperaturas acima dos 21ºC.

guardar vinho depois de aberto
Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto

Acessórios que ajudam na preservação do vinho aberto

Existem alguns acessórios que podem ajudar na preservação das garrafas de vinho já abertas. Contudo, nem todos são perfeitos. Entre as melhores opções que podem ser encontradas no mercado estão: bomba de vácuo e preservação por gás inerte.

Bomba de vácuo

O funcionamento da bomba de vácuo é prático e simples. Existe uma tampa de borracha reutilizável que, em conjunto com a bomba de ar, permite que o ar de dentro da garrafa seja retirado, embora não o faça completamente.

Gás inerte

O gás inerte é outra opção válida. Este gás deve ser colocado dentro da garrafa. Ele resulta por se revelar um gás mais pesado do que o ar. Assim, o ar não fica em contacto direto com o vinho. Contudo, não existe uma quantidade indicada de gás que deva ser colocada dentro da garrafa para que funcione na perfeição.

guardar vinho depois de aberto
Tinto ou branco, saiba como guardar vinho depois de aberto

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!

Se tem um particular interesse neste tema, conheça outros artigos sobre vinho, há diversos artigos do género no NCultura. Se tem paixão pelo mundo dos vinhos e da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.