Início Tradições Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

O sabor do chouriço em todo o seu esplendor. Confira diferentes formas de preparar este aperitivo. Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

como assar chouriço
Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

O sabor do chouriço em todo o seu esplendor. Confira diferentes formas de preparar este aperitivo. Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial! O chouriço é um alimento especial para os portugueses. Pode facilmente ser usado como entrada, ser comido como um aperitivo ou como acompanhamento. O chouriço é frequentemente usado como ingrediente de comidas tradicionais, como em sopas (nomeadamente no caldo verde, entre outras) ou em refeições principais (como o cozido à portuguesa, arroz de pato ou paella), entre muitas outras.

Também é muitas vezes colocado no pão, para uma simples sande. Já experimentou pão rústico com queijo de cabra e um chouriço assado?… Há muitas outras receitas que se podem fazer. O chouriço pode ser consumido a frio ou ser colocado no pão, depois de ser assado. Fica sempre delicioso.

Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

Assar chouriço na frigideira

Deve primeiro aquecer a frigideira, colocando-a ao lume com um fio de azeite. Junte o chouriço, antes da frigideira estar a ferver. Vá mantendo sempre o enchido sob controlo, virando o chouriço de lado, depois de estar pronto. Deixe assar por alguns minutos, sem deixar queimar.

Depois do chouriço estar pronto de ambos os lados, coloque em lume baixo e deixe a frigideira arrefecer. Junte, então, uma chávena de água, vertendo-a aos poucos e delicadamente. Cubra a frigideira, deixe que cozinhe em lume brando, tapada, ao longo de 10 minutos. Ao longo do tempo, confirme se o chouriço está pronto. Retire, depois dele estar bem assado.

como assar chouriço
Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

No microondas

É uma forma simples de assar o chouriço. Comece por cortar o chouriço na transversal. Coloque num pequeno prato e leve-o ao microondas por 4 minutos, para assar o chouriço de forma parcial.

Leia também:

como assar chouriço
Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

No forno

É uma das melhores formas de assar o chouriço.

Primeiro, deve pré-aquecer o forno, colocando o mesmo à temperatura de 180ºC. Faça com uma faca alguns golpes na transversal. Disponha o chouriço num tabuleiro com papel vegetal (ou spray anti-aderente). Se usar mais do que um chouriço, separe-os bem. Leve o tabuleiro ao forno para assar bem o enchido.

Mantenha-se atento e retire mal esteja pronto de um lado. Retire o tabuleiro, vire e coloque novamente. Depois, mantenha a atenção, sem deixar que asse em demasia.

como assar chouriço
Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

Assar no assador

Uma forma de assar tradicional e interessante. Usar um assador de barro, específico para o efeito, é uma experiência distinta. Todos devíamos ter um pote de barro tradicional que permita assar um chouriço de forma rápida.

Faça vários golpes na perpendicular no chouriço. Verta álcool etílico no assador, até ter cerca de um dedo de altura. Junte um pouco de whisky, aguardente, rum ou outra bebida alcoólica, pois permite dar um sabor distinto ao chouriço.

Acenda o álcool com um fósforo longo. Depois, coloque o chouriço sobre a grelha do assador de barro. Esteja com toda a atenção, enquanto o chouriço assa. Vire o chouriço com a ajuda de um garfo, depois de confirmar que ele está pronto de um lado.

como assar chouriço
Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

Atenção

Apesar do assador ser portátil e permitir dar-se um espetáculo visual, sendo usado como e quando se quer, deve haver muito cuidado no seu uso.

Deve evitar-se usá-lo perto das crianças. Deve evitar-se usá-lo, quando se tem algo inflamável muito próximo. Tenha em atenção ao longo do processo, pois pode queimar as mãos.

Nota: Nunca se deve acrescentar mais álcool do que aquele que está presente no assador. Se estiver a acabar, deixe que se extinga. Caso contrário, o álcool etílico em chamas vai pegar fogo ao fio de álcool que está a acrescentar, levando a arder até a garrafa ou o recipiente que usar, podendo causar assim um incêndio ou explosão.

como assar chouriço
Saiba como assar chouriço. Um petisco muito especial!

A tábua

É importante usar uma tábua para cortar, devidamente, o chouriço às rodelas, logo depois de o assar. Assim, estará rapidamente cortado e pronto a servir. É mais rápida a preparação da sande que pretende fazer.

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura.

Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura.

Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.