Uma das ruas mais bonitas do mundo fica em Portugal. A rua da Bica de Duarte Belo fica em Lisboa e está repleta de encantos. Fique a conhece-los!
A rua da Bica de Duarte Belo, em Lisboa, foi eleita a rua mais bonita do mundo, a par dos Champs-Élysées e da 5ª Avenida! Esta votação ocorreu em vários sites americanos, que pediam aos utilizadores que selecionassem a sua rua favorita e as experiências que aí tinham vivido.
Algumas das razões apontadas para a eleição desta rua prendem-se com o mítico funicular, o Elevador da Bica, muito popular entre os turistas que visitam a capital portuguesa. Entre as ruas destacadas, encontram-se ainda a Via Dei Fiori Imperiali, em Roma, Itália; a 5ª Avenida; e os Champs-Élysées, com os seus incríveis 250 metros de largura!… Fique a saber mais sobre esta rua lisboeta que é, para muitos, a mais bonita do mundo!
Rua da Bica de Duarte Belo é uma das mais bonitas do mundo
A Rua da Bica de Duarte Belo é um dos espaços mais fotografados por turistas da cidade de Lisboa. O seu ascensor atrai milhares de visitantes e pode ter contribuído para que ela fosse eleita a rua mais bonita do mundo.
A votação pedia que os visitantes tivessem em conta a relevância histórica da rua, a sua paisagem, a qualidade da animação urbana e o impacto nos visitantes.
História
O nome desta rua deriva de uma bica (pequena fonte de água) que ali terá sido construída nos idos de setecentos, tratando-se de uma propriedade de um comerciante, de seu nome Duarte Belo, armador e negociante da Lisboa Quinhentista. A Bica dos Olhos, que curava maleitas dos olhos, resistiu à destruição causada pelo terramoto de Lisboa, em 1755, e ainda hoje existe, embora já não tenha água.
Norberto de Araújo (Peregrinações em Lisboa, vol. XIII) indica que Duarte Belo possuía na Boa Vista umas casas e um chão, no qual existia uma bica, conhecida como a Bica dos Olhos. Sabe-se, ainda, que, desde 1554, o topónimo “Bica do Belo” existe referindo-se a um local situado à beira-rio.
Em 1709, a Bica dos Olhos foi desviada para o alinhamento da Rua da Boavista, tendo, no entanto, mantido a função de servir de lavadouro das vistas de muitas pessoas que ali iam lavar os olhos, antes do nascer do sol, de modo a melhorarem a sua visão ou curarem alguma doença ocular.
Esta rua fica situada no também conhecido bairro da Bica, muito frequentado por turistas, sobretudo devido à animação noturna. Além disso, esta zona mantém muitas caraterísticas típicas, as quais o tornam num bairro muito pitoresco e tradicional.
Atrações que valem “likes”
Além da história, que nem todos os turistas conhecerão, a Rua da Bica de Duarte Belo é também muito marcante não só pelas suas caraterísticas bairristas, como pelas vistas que oferece para o Tejo, além de ter o ascensor da Bica ali bem perto.
Prova deste impacto, é que a hashtag #ruadabica possui mais de 3.200 menções e a #elevadordabica mais de 12.400 referências.
Elevador da Bica
Este é, sem dúvida, um dos funiculares mais incríveis de Lisboa. Ele faz a ligação entre o Cais do Sodré e o Bairro Alto/Chiado e funciona há quase 130 anos.
Os elevadores e ascensores da capital serviram sempre como auxiliares para ligarem as zonas baixas da cidade às mais elevadas, o que tendo em conta as sete colinas de Lisboa é algo de bastante útil e vantajoso.
Outras sugestões
Vale ainda a pena dizer que perto da Rua da Bica de Duarte Belo fica o fantástico Miradouro de Santa Catarina, um dos melhores de Lisboa, também conhecido por Adamastor. Este é um ponto de encontro e de visita a não perder.
Já agora, quem está por estes lados deve aproveitar para ir até à Manteigaria, onde provar dos melhores pastéis de nata de Lisboa.
Leia também:
- É portuguesa uma das ruas mais coloridas da Europa
- 50 das ruas mais bonitas de Lisboa
- Uma das 24 ruas mais bonitas do mundo é portuguesa
NCultura
Portugal está cheio de relíquias para visitar. Desde piscinas naturais, paisagens incríveis e agora a Rua da Bica de Duarte Belo, considerada uma das mais ruas mais bonitas do mundo. Já alguma vez visitou esta rua? Conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…