Comece já a planear a sua agenda do mês de março. Confira as nossas sugestões para um roteiro imperdível de um dia para ver as Amendoeiras em Flor.
Para muitos, as primeiras semanas de março já estão reservadas para um passeio único: ver as amendoeiras em flor. São várias as empresas de transporte e de turismo a organizar percursos até lá. O que lhe propomos aqui deve ser feito de carro e passa por zonas como Freixo de Espada à Cinta, Barca d’Alva, Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo e Vila Flor.
A paisagem é o principal atrativo deste percurso, mas como verá haverá muito mais para fazer neste pedacinho de Portugal que lhe vamos sugerir. Património histórico, edifícios emblemáticos e tradições seculares são apenas algumas das atrações incríveis de que pode usufruir, se fizer este percurso. Dedique um dia a conhecer uma porção do nosso país, sob o pretexto de admirar as deslumbrantes amendoeiras em flor.
Leia também: O que visitar em Fátima e arredores
Roteiro imperdível de um dia para ver as Amendoeiras em Flor
Freixo de Espada à Cinta – Barca d’ Alva
Freixo de Espada à Cinta é a “vila mais manuelina de Portugal”, por aqui haver vários exemplares de arquitetura no estilo Manuelino. Por isso, não pode deixar de visitar a sua vila e as suas ruas, onde se encontra a Igreja Matriz e a Torre do Galo.
Até Barca d’Alva são 20 kms de pura beleza. Há montes, vales, campos de oliveiras e, claro, amendoeiras em flor. Em Barca D´Alva, aproveite o seu ambiente calmo e tranquilo. A estação ferroviária e linha férrea abandonadas têm muito encanto, assim como o Parque Natural do Douro Internacional.
Barca D’ Alva – Castelo Rodrigo
Figueira de Castelo Rodrigo e a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo marcam a paisagem com as suas ruínas emblemáticas. A aldeia conserva a sua traça medieval e é patrimonialmente muito rica.
Visita as muralhas do castelo (construído em 1209), as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura (edificado em 1590), o Pelourinho quinhentista, a cisterna medieval e a igreja matriz (século XII/ XIII). Passeia pelas ruas e prova a diversidade de amêndoas disponíveis no estabelecimento Chá Sabores do Castelo.
Foz Côa – Torre de Moncorvo
Continue o percurso, agora em direção a Torre de Moncorvo. De paragem obrigatória é Foz Côa, nomeadamente o Parque Arqueológico do Vale do Côa, um museu ao ar livre com pinturas rupestres da época do Paleolítico que tem de conhecer. Passe ainda pelo Castelo Melhor, uma povoação com um castelo datado do século XII ou XIII.
Leia também: Costa Nova do Prado: 10 locais encantadores que tem de visitar
As suas ruínas medievais de carácter militar são verdadeiramente impressionantes. Foz Côa é a Capital das Amendoeiras e, por isso, até tem uma Festa da Amendoeira em Flor muito popular, a qual deve ficar a conhecer.
Chegando a Torre de Moncorvo, deve passear pelo seu centro histórico de traça medieval e ver a sua Igreja Matriz e o chafariz Filipino (1636), na praça central. Nesta vila, há muitas casas bonitas e lojas de venda de produtos regionais, onde a amêndoa tem obviamente papel de destaque.
Vila Flor
O dia está a chegar ao fim, assim como este roteiro. Percorra 25 kms até Vila Flor. Um trajeto encantador e belíssimo que vai gostar de fazer. E, mais uma vez, é o caminho que nos surpreende.
Chegando a Vila Flor, todos são recebidos pela figura da Rainha Santa Isabel que marca presença na praça principal da vila. Aproveite as vistas sobre o vale da Vilariça e usufrua ao máximo da história rica e incrível desta vila.
Vídeo de: António Manuel Teixeira