A EN222 é tida pelos especialistas como uma das estradas mais bonitas do mundo. Faça uma road trip com o Roteiro Estrada Nacional 222 pelo Douro magnífico!
Fazer uma road Trip revela-se uma experiência sui generis. Viajar de carro pelas melhores estradas do mundo conjuga um conjunto de sensações fantásticas. Para além de se contemplar paisagens absolutamente deslumbrantes, de se conhecerem locais de uma beleza singular, ainda se vive a experiência de verdadeira liberdade, de sermos donos do nosso destino.
Existem no mundo diversas estradas fantásticas, sendo que alguns especialistas nesta matéria escolheram uma estrada portuguesa como estando entre as melhores road trip. A Estrada Nacional 222 é tida como uma das estradas mais belas do mundo. É uma estrada cujas linhas fazem um serpentear verdadeiramente único, pois permitem contemplar a beleza colossal do memorável Douro vinhateiro.
Roteiro Estrada Nacional 222: O Douro magnífico
- EN 222: Cinfães do Douro
- EN 222: Resende
- EN 222: Régua
- EN 222: Pinhão
- EN 222: São João da Pesqueira
- EN 222: Vila Nova de Foz Côa
A Estrada Nacional 222 (EN222)
A EN222 faz a ligação entre Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa. O percurso é encantador e percorre a Estrada Nacional 222 revela-se uma experiência singular, por isso, é considerada pelos especialistas na matéria como uma das estradas mais belas do planeta. O traçado da EN222 e o contexto paisagístico que emoldura o percurso ajudam a defender a tese de que a estrada portuguesa se revela realmente numa experiência inolvidável.
O percurso
A Estrada Nacional 222 integra a Rede Nacional de Estradas. O percurso estende-se ao longo de 226,3 quilómetros. A EN222 começa em Mafamude, no centro da bela cidade de Vila Nova de Gaia. É um início prometedor de um percurso que proporciona uma experiência memorável. O trajeto é verdadeiramente incrível, existindo diversos atrativos até ao momento em que se chega ao fim, em Almendra, que se situa no concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Atrativos
Este é um percurso verdadeiramente singular, a EN222 proporciona uma experiência distinta. Explorar a vasta riqueza da EN222 permite passar por três destinos que foram classificados pela UNESCO como Património da Humanidade. Esses três destinos imperdíveis e de grande relevância são: a Ribeira portuense, o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres de Foz Côa.
O troço da Régua ao Pinhão
Este é o troço mais deslumbrante da EN222, seguramente. O troço Régua-Pinhão revela-se a parte mais bonita desta estrada absolutamente encantadora. Neste troço de 27 quilómetros existem 93 curvas. Mas não há maior prazer de condução no nosso país do que serpentear o Douro neste troço que permite contemplar uma paisagem de roubar o fôlego, num cenário verdadeiramente inspirador com protagonismo para os socalcos.
Um percurso obrigatório
Desfrutar do troço Régua-Pinhão revela-se uma experiência de autêntica road trip, repleta de encantos. A viagem deve começar no Cais de Gaia, sendo que para ser perfeita deve iniciar-se o trajeto logo pela manhã. Haverá assim oportunidade para admirar o centro histórico do Porto. O atravessar das pontes icónicas permite contemplar o leito do rio Douro. Fazer-se à Estrada Nacional 222 representa a oportunidade de explorar os maiores tesouros turísticos que estão acessíveis, nomeadamente as vilas pitorescas, os miradouros que permitem contemplar paisagens de cortar a respiração e ainda aproveitar as experiências gastronómicas que são especialidades locais…
1. EN 222: Cinfães do Douro
As aldeias de Boassas, de Bustelo da Lage, de Gralheira e de Vale de Papas são parte da riqueza imperdível de um concelho que revela um património edificado, cultural e gastronómico encantador. Alimentar a alma é bom, mas para matar a fome sugere-se as imperdíveis especialidades locais, nomeadamente: cabrito com arroz de forno, “papas milhas” de fígado de porco ou rojões.
2. EN 222: Resende
Parte do itinerário da Estrada Nacional 222 é a terra famosa pelas suas deliciosas cerejas, mas existem diversos motivos de interesse. Recomenda-se uma visita à Casa da Torre da Lagariça, que foi imortalizada no livro “A Ilustre Casa de Ramires”, obra do icónico escritor Eça de Queiroz. O complexo termal de Caldas de Aregos também merece uma visita.
3. EN 222: Régua
Seguramente que viverá por aqui diversas experiências memoráveis. Aqui poderá conhecer a história dos vinhos do Douro e do vinho do Porto. O Museu do Douro proporciona uma experiência culturalmente enriquecedora. A Quinta do Vallado conta com uma adega fantástica, por isso, ambos os espaços são de passagem obrigatória.
No Miradouro de São Leonardo de Galafura pode deixar-se encantar pela paisagem mágica e vivenciar a sensação de êxtase sentida por Miguel Torga. No percurso até à bela vila do Pinhão viverá a parte mais memorável desta Road Trip. O restaurante D.O.C. merece ser visitado. Este espaço fica em Folgosa, no concelho de Armamar. É um dos melhores restaurantes nacionais e pertence ao famoso chef Rui Paula.
4. EN 222: Pinhão
Antes de voltar à Estrada Nacional 222 aproveite o tempo para visitar a estação de caminho de ferro e para contemplar um dos ex-libris desta vila encantadora, os azulejos da Estação de Pinhão. Se tiver disponibilidade, faça um passeio de barco e viva uma experiência sensacional. Pode ainda fazer os poucos quilómetros que separam o Pinhão da aldeia de Casal de Loivos, pois, neste espaço poderá encontrar um dos miradouros mais incríveis da região.
5. EN 222: São João da Pesqueira
São João da Pesqueira integra o distrito de Viseu, a Vila e concelho vinhateiro merecem uma visita mais demorada. Realizar um passeio pela Praça da República revela-se uma experiência obrigatória. Fazer uma visita no Museu do Vinho permitirá ficar a saber mais sobre vinhos e sobre a região.
Se procura os melhores locais para contemplar as fabulosas panorâmicas sobre o Vale do Douro pode conhecer os Miradouros de São Salvador do Mundo e da Senhora de Lurdes. As aldeias de São Xisto e de Trevões representam outra experiência inolvidável que não vai querer perder, pois, proporcionam uma experiência singular, sendo espaços que conjugam memória a beleza rústica.
6. EN 222: Vila Nova de Foz Côa
A Estrada Nacional 222 termina neste concelho, espaço onde poderá conhecer ou rever uma das atrações mais populares, as gravuras rupestres. Fazer uma visita ao museu do Parque Arqueológico do Vale do Côa revela-se uma experiência imperdível. Poderá assim conhecer mais sobre um património milenar encantador. Pode ainda visitar a praia fluvial do rio Sabor, espaço onde pode dar um mergulho, descansar e relaxar para reservar energias para fazer o percurso inverso.
O fim do percurso
A estrada acaba em Almendra, numa aldeia onde tem alguns atrativos como a Igreja Matriz e as capelas, o Pelourinho e o chafariz ou o traçado quinhentista de muitas casas.
Leia também:
- Estrada Nacional 103: o deslumbrante Norte de Portugal
- Bem-vindos ao reino de Penedono: o que visitar, onde comer e dormir
- Miradouro Cabo Girão: o promontório mais alto da Europa!
NCultura
Uma viagem pelo norte de Portugal repleta de magia. Siga a Estrada Nacional 103 e fique a conhecer um pouco do que o Norte lhe tem para oferecer. Deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…