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Início Histórias Curiosidades

Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber

Descubra como verificar a sua situação e evitar multas pesadas.

Márcio Magalhães Por Márcio Magalhães
01/08/2025
em Curiosidades, Notícias
0
Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber

Renovação da carta de condução: milhares de condutores podem estar ilegais sem saber - Foto: Terra Ruiva

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Já terminou o prazo excecional para renovar cartas de condução antigas. E agora? Muitos condutores em Portugal podem estar, neste momento, a circular com a carta caducada… sem sequer o saberem. E o risco não é pequeno: coimas até 600 euros, perda de pontos na carta e, em casos mais graves, a obrigação de repetir exames ou até a perda da habilitação para conduzir.

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Num cenário de mudanças legislativas recentes, a desinformação pode custar caro. É por isso urgente verificar se está legal — antes que seja tarde.

O que mudou afinal?

Durante os últimos meses, esteve em vigor um regime excecional, que permitia a renovação de cartas emitidas antes de 2008 sem necessidade de exames especiais. Este prazo, definido no Decreto-Lei n.º 63/2023, terminou oficialmente a 31 de julho de 2024.

A partir de agosto de 2024, os condutores que não aproveitaram esta oportunidade passam a estar sujeitos às regras gerais de revalidação, que podem ser mais exigentes, demoradas e até penalizadoras.

Calendário da renovação: não vale para todos o mesmo

As regras variam consoante a categoria da carta e a idade do condutor. Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), os condutores do grupo 1 (categorias AM, A1, A2, A, B1, B, BE e veículos agrícolas) devem renovar a carta aos 30, 40, 50, 60, 65 e 70 anos. A partir dos 70, a renovação passa a ser feita de dois em dois anos.

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Estas regras aplicam-se a todas as cartas emitidas depois de janeiro de 2014. Mas quem tirou a carta antes de 2008, e não renovou durante o regime especial, pode agora estar em situação irregular — mesmo que o cartão físico ainda esteja dentro da validade.

Cuidado: a data impressa nem sempre diz tudo

A data de validade que consta no documento pode ser enganadora. Muitos condutores julgam estar dentro do prazo, mas estão, na realidade, a infringir a lei.

  • A única forma segura de confirmar a situação da sua carta é através do portal IMT Online. Na plataforma “A Minha Carta de Condução”, é possível verificar a validade legal de cada categoria habilitada, cruzando dados com a idade do condutor e o histórico do título.

Também pode consultar a coluna 11 no verso da carta, onde estão indicadas as datas por categoria.

Conduzir com a carta caducada: o que está em risco?

Circular com a carta fora de validade é uma contraordenação grave. As consequências podem ser sérias:

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  • Coimas entre 120 € e 600 €
  • Subtração de 2 pontos na carta de condução
  • Obrigação de realizar exame especial, se a carta estiver caducada há mais de 5 anos
  • Cancelamento da carta e perda do direito de conduzir, se a caducidade ultrapassar os 10 anos

Mesmo que não tenha sido por intenção, o desconhecimento da lei não o livra da multa.

Leia também:
  • As doenças que lhe podem retirar o direito de conduzir
  • 600€ e 4 pontos perdidos: multa pesada por um hábito comum ao volante
  • O Waze ou Google Maps podem estar a conduzi-lo para uma multa!
  • O seu carro está parado há dias? Veja se está dentro do prazo legal

 

Como renovar a carta de forma simples e atempada

A renovação pode ser feita até seis meses antes da data-limite, evitando pressas, falhas e complicações. Para condutores com menos de 70 anos e sem alterações clínicas relevantes, o pedido pode ser feito online, com toda a segurança e comodidade.

Custo da renovação:

    • 30 € (condutores até 70 anos)
    • 15 € (condutores com 70 ou mais anos)

O processo é simples:

  1. O médico envia eletronicamente o atestado ao IMT (sem precisar de papel).
  2. Submete o pedido no site do IMT.
  3. Recebe uma guia provisória válida por 90 dias, que permite continuar a conduzir enquanto espera pela nova carta.

Casos especiais: atenção redobrada

A partir dos 60 anos, passa a ser obrigatório apresentar atestado médico. E para os condutores profissionais (grupo 2), é exigido também um certificado de avaliação psicológica em cada renovação.

Todos os exames devem ser feitos em entidades certificadas e nos prazos estipulados, avisa o Postal do Algarve. Ignorar este requisito pode impedir a renovação ou atrasar todo o processo.

Evite surpresas desagradáveis: confirme já a validade da sua carta

A recente alteração legislativa apanhou muitos condutores desprevenidos. Com o fim do regime especial, deixou de ser possível renovar cartas antigas sem cumprir todos os requisitos atuais.

Se tem dúvidas sobre a validade da sua carta, não arrisque. Aceda ao IMT Online, confirme os seus dados e, se necessário, trate já da revalidação.

A sua segurança — e o seu direito de conduzir — dependem disso.

Em resumo:

  • O regime excecional terminou a 31 de julho de 2024
  • Cartas emitidas antes de 2008 podem estar caducadas, mesmo sem parecer
  • A data no cartão pode não refletir a validade legal
  • Conduzir com carta caducada pode custar até 600 € e levar à perda de pontos
  • Caducidade superior a 5 anos obriga a exame especial
  • Pode renovar até 6 meses antes da data-limite
  • Verifique já no portal “A Minha Carta de Condução” do IMT Online
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Etiquetas: atestado médico carta conduçãocarta de condução antes de 2008carta de condução caducadacarta de condução canceladacódigo da estrada carta caducadacoimas por carta fora de validadecomo renovar carta de conduçãoevitar coimas carta conduçãoexame especial carta de conduçãoguia provisória carta de conduçãoIMT carta onlinemultas carta de condução caducadanovas regras carta de condução Portugalpontos perdidos carta conduçãoprazos renovar carta Portugalregime excecional IMTrenovação carta de condução 2024renovar carta IMT Onlinerevalidação carta de conduçãovalidade legal da carta de condução
Márcio Magalhães

Márcio Magalhães

Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

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