Quer preparar um frango irresistível? Não cometa erros comuns e siga estas 4 regras de ouro para um frango assado suculento. Conheça algumas das melhores sugestões para que possa apresentar à família um frango próximo da perfeição. Tome nota das dicas que se seguem e prepare-se para os elogios!
A arte de cozinhar é vista como sendo algo muito especial. Embora todos possam querer cozinhar, nem todos se podem orgulhar de cozinhar bem. Na verdade, muitas pessoas que cozinham diariamente, não procuram sequer melhorar, vão cozinhando com a finalidade de alimentar a família, sem amor à cozinha.
No entanto, mesmo essas pessoas podem melhorar bastante, se derem a si mesmas a oportunidade de aprender um pouco mais. Não faltam dicas dadas por alguns dos melhores chefs do mundo.
Uma das refeições mais comuns é o frango assado, muitas vezes tida como algo bastante fácil. Mas são frequentemente cometidos erros que tornam esta refeição numa experiência desagradável, pois comer frango seco e sem sabor está longe de ser considerado um petisco.
As 4 regras de ouro para um frango assado suculento e irresistível
O frango assado
O frango é um alimento comum, sendo saudável e saboroso. É um ingrediente bastante versátil, permitindo diversas receitas. Esta é mesmo a carne mais consumida em todo o mundo, sendo um alimento fácil de cozinhar, que sacia e é delicioso.
Pelas suas características, salva-nos muitas vezes a vida, pois pode integrar receitas rápidas para quando não há muito tempo para cozinhar. Pode integrar saladas, sandes, omeletes, entre muitas outras opções.
Assim, o cozinheiro menos experiente comete erros que podem estragar a experiência, tornando o frango mais duro, mais seco ou sem sabor. Evite assumir esse papel, tomando nota das dicas que reunimos para si…
1 – Salmoura
De acordo com a opinião de um chef experiente, Germán Ruberto:
“Para preparar frango, é indispensável realizar uma salmoura feita por água, louro, alho e sal. O frango (inteiro ou em pedaços) é deixado no frigorífico, mergulhado na solução criada, por 5 ou 6 horas, no mínimo e, depois, o frango é levado diretamente do frio para a ação, para a churrasqueira, o forno ou a panela.”
A salmoura também deve ser feita quando um frango inteiro vai ao forno, diz Ruberto.
2 – O sal
Se quiser cozinhar um frango inteiro, o chef Ruberto fá-lo com sal:
“Coloque o frango sobre um quilo de sal grosso, pois assim irá conseguir preservar o caldo. Claro que tem de o colocar sentado (não no sentido vertical), de forma a conseguir conservar o líquido e não agarrar o sal, pois só a pele deve entrar em contato com o sal.”
3 – Cozinhar a vácuo
O chef Ruberto defende que:
“O ideal seria ter um forno Roner em casa (…) Mas qualquer pessoa pode usar um saco Ziploc onde os pedaços de frango são colocados com uma mistura feita com alho, ervas, azeite ou casca de laranja. Depois, o saco é fechado e, quando rompe a fervura, o calor é reduzido ao mínimo e, se for um único peito, é cozido entre 18 e 20 minutos.”
Assim, esta dica do chef permite que se obtenha um resultado surpreendente pois, além do sabor, o especialista reforça “não há odor na cozinha”.
4 – Manteiga
Outro conselho de Ruberto consiste em untar uma assadeira com manteiga (e até pode usar algumas gotas de óleo para não queimar), nomeadamente se for para fazer os peitos no forno.
Coloque os peitos, depois de bem temperados, na assadeira com um pouco de manteiga. Depois, lembre-se de cobrir a assadeira com papel manteiga e leve ao forno por 30 minutos, à temperatura média.
Com estas dicas simples pode transformar uma refeição numa experiência gastronómica bastante agradável. Faça um frango assado perfeito, seja inteiro ou fatiado. O seu frango irá ficar suculento e irresistível!
NCultura
Se leu “As 4 regras de ouro para um frango assado suculento e irresistível” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…