Conheça algumas dicas que reunimos para si para fazer um peixe assado suculento e delicioso. Se quer surpreender a família, tome nota destas regras.
O peixe assado representa uma refeição saudável que, quando é feita como deve ser, revela-se simplesmente deliciosa. Existem diversas pessoas que vão fazendo peixe assado, sem paixão nem interesse por conhecerem a arte. Por isso, o prato acaba por não ficar saboroso, o que leva a que muitos achem não gostar de peixe assado.
Contudo, com algumas dicas que reunimos para si, conseguirá fazer um peixe assado perfeito. Se quer dominar esta refeição saudável e irresistível e fazer um peixe assado perfeito como se fosse um chef só tem que apontar os truques.
8 regras de ouro para peixe assado suculento e delicioso

1 – Não abuse da gordura
O peixe já contém óleos naturais, por isso não abuse da gordura, antes de assar. Pode até nem ser necessário usar. Antes de assar o peixe, coloque sobre ele uma pequena quantidade de manteiga ou de óleo.
2 – Descongele corretamente
O peixe pode ser usado fresco, mas se for descongelado, há que fazer-se esse processo com antecedência. O método adequado é colocá-lo no dia anterior num prato, numa das prateleiras inferiores do frigorífico.
Ele deve permanecer no frigorífico por 8 a 12 horas. Cerca de 30min antes de usar o peixe, retire-o do frigorífico.
Nota: O uso do microondas para descongelar o peixe é um erro.
3 – O tempo
O peixe é um alimento diferente da carne, bem mais delicado. Por isso, costuma assar rapidamente no forno. Assim, convém respeitar o tempo indicado para cada receita pois, se ficar tempo demais, ele pode secar e até queimar.

4 – A escolha do peixe
No momento de comprar um peixe, deve verificar se os olhos de peixe se encontram claros. Devem ser olhos brilhantes e levemente salientes. Além disso, deve ainda olhar para as brânquias rosas ou vermelhas.
Não compre o peixe se os seus olhos estiverem afundados, nublados ou rosados. Evite também se as brânquias forem cinza. Isso significa que o peixe não está fresco. Pode ser barato, mas não é um bom peixe…
5 – Marinada
Se for um peixe assado que pretende fazer, convém fazer uma marinada com sal e limão. Faça-o antes de cozinhar o peixe, pois isso irá ajudar a que o peixe apresente uma carne mais firme. Além de melhorar nos aromas e nos sabores, também irá facilitar o manuseio do peixe.
Também se recomenda que antes de assar o peixe, se mergulhe o peixe na água com vinagre para torná-lo mais macio e manter sua forma. Nas marinadas, pode usar vinhos brancos, frutas (nomeadamente citrinos como limão e laranja) e temperos como tomilho e pimenta que ficam muito bem nas marinadas.

6 – Cama
Para impedir que o peixe se agarre na assadeira, recomenda-se que se coloque o peixe numa cama de cebola, aipo ou legumes. Assim, o peixe não ficará agarrado na assadeira e conseguirá retirar o peixe inteiro com facilidade.
Além disso, também proporciona um sabor fantástico. Por isso, revela-se uma opção mais sensata do que papel vegetal/manteiga, que também pode ser usado, mas não dá sabor ao peixe.
7 – O tempo para o peixe
A regra geral para assar o peixe no forno é destinar 10 minutos para cada centímetro de espessura. Ou seja, se tiver uma espessura de 2 cm, deixe 20 min no forno; se tiver uma espessura de 3 cm, deixe 30 min. A intensidade do forno deve ser entre baixa a média.

8 – Papel de alumínio
O uso de papel de alumínio revela-se uma estratégia importante pois, ao preparar o peixe, pode embrulhá-lo no papel de alumínio.
Assim, o peixe assa de dentro para fora, assegurando um resultado fantástico. O peixe fica suculento e húmido, além de ficar crocante por fora.
Leia também:
- Como fazer os melhores temperos para frango grelhado
- Folhas de louro: um tempero distinto com muitos benefícios
- Saiba temperar frango para assar como um Chef

NCultura
Não se esqueça de seguir estas regras para preparar um peixe assado suculento e delicioso. Se tem alguma sugestão de temperos ou receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas de peixe. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…