Há dicas e truques fantásticos que ajudam a preparar o bacalhau gratinado. Tome nota das regras de ouro para o melhor bacalhau gratinado no forno!
O gratinado de bacalhau é particularmente saboroso. Qualquer tipo de gratinado é bom (de carne, atum ou outro), mas o de bacalhau revela-se uma refeição maravilhosa.
Além de ter um aspeto encantador, de uma beleza que atrai todos os que se encontram na mesa, o gratinado de bacalhau também seduz pelo perfume, mas só conquista pelo sabor, pela explosão de sabores que proporciona.
A experiência gastronómica revela-se memorável, encantando toda a família, miúdos e graúdos. Se pretende dominar a técnica dos gratinados, apresentando-os crocantes por fora e macios e deliciosos por dentro, fique a conhecer tudo o que precisa de saber.
Regras de ouro para o melhor bacalhau gratinado no forno

Pré-aquecimento do forno
Deve pré-aquecer o forno com uma antecedência de 15 minutos, aproximadamente. Ajuste o forno para que apresente uma temperatura entre os 180ºC e os 200ºC.
Só coloque o prato (ou pirex ou assadeira) depois desse tempo passar. Assim, o impacto do calor será bem mais eficaz.
O momento de transformar o queijo numa bela e crocante cobertura será rápido e eficaz. Assim, terá um gratinado dourado e delicioso.
O recipiente mais indicado
O recipiente ideal para fazer um gratinado é uma assadeira, pirex ou outro recipiente do género, feito em materiais de qualidade, como cerâmica, vidro ou inox que consigam reter bem o calor, mantendo a temperatura e a consistência desejadas para o gratinado.

Diversidade de gratinados
Os gratinados podem ser muito diferentes e feitos com ingredientes distintos. Se há gratinados com carne (brancas ou vermelhas, podendo ser picadas ou em pequenos pedaços, desfiadas, entre outras opções) ou peixe (como atum ou bacalhau).
Estes ingredientes costumam ser acompanhados por outros alimentos importantes, tais como massas, batatas, arroz, legumes, entre outros ingredientes do género. Estes alimentos permitem dar uma maior substância, tornando os pratos gratinados mais ricos.
Queijos
Há queijos bons e queijos maus para integrar gratinados. O efeito que se pretende para um gratinado não é conseguido com qualquer queijo. Entre as melhores opções de queijo para gratinados são o queijo mozarela e o queijo parmesão.
Estes tipos de queijos devem ser ralados na hora, logo antes de irem para o forno. Há queijos brancos que não devem ser colocados nos gratinados, pois são uma má escolha, concedendo ao gratinado uma consistência “borrachosa”.

Molhos como elemento surpresa
Em alguns gratinados, pode surgir um delicioso molho que surpreende e eleva a refeição a um outro patamar. O molho deve ser colocado antes do queijo, pois este será o último passo. O molho ajudará a que o alimento não fique seco, dando mais sabor ao gratinado.
Há diferentes molhos que ficam fantásticos no gratinado. Entre as melhores opções, estão o
molho branco (um complemento perfeito para gratinados com legumes e/ou batatas) ou um molho vermelho ou um molho bolonhês que cai particularmente bem com gratinados de massas.


Bacalhau Gratinado com Broa
Ingredientes
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas
- 2 cenouras raladas
- 1/4 de broa de milho
- 400 g de bacalhau desfiado
- 200 g de batata palha
- 400 ml de molho Béchamel
- Salsa a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, triture a broa, juntamente com a salsa e reserve.
- – Depois, rale a cenoura e reserve.
- – Posteriormente, pique o alho, a cebola e a salsa.
- – De seguida, leve tudo ao lume num tacho com azeite.
- – Depois, deixe refogar os alimentos.
- – Posteriormente, adicione o bacalhau desfiado.
- – Deixe cozinhar. Depois, faça o tempero com sal.
- – Deixe que cozinhe mais um pouco e, depois, adicione a batata palha.
- – Regue com o molho Béchamel.
- – De seguida, envolva tudo muito bem.
- – Coloque o preparado numa travessa de ir ao forno.
- – Por cima, coloque a broa.
- – De seguida, coloque a travessa no forno e leve a gratinar.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Leia também:
- Regras de ouro para o gratinado de atum perfeito
- Regras de ouro para fazer peixe assado como nos restaurantes
- As regras de ouro para um Bacalhau à Gomes de Sá perfeito

NCultura
Se leu “Regras de ouro para o melhor bacalhau gratinado no forno” e gostou das nossas dicas deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas ou temperos que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas de peixe. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…