Quem já visitou a Madeira ou Porto Santo, certamente já provou o seu bolo do caco e lembra, até hoje, o seu sabor e textura únicos. Portanto, fique a saber mais sobre esta receita única e maravilhosa.
Muitas vezes, quando viajamos pelas iguarias e petiscos da gastronomia nacional, esquecemos os sabores maravilhosos que os cozinhados das ilhas têm para partilhar connosco.
Receita do Bolo do Caco, uma delícia para conhecer
O bolo do caco é, sem dúvida, um excelente exemplo de um produto tradicional, delicioso e que deixa todos de água na boca.
Mas, como será que ele é confecionado e qual a sua origem? Descubra tudo, já a seguir.
Origem e história
O bolo do caco é, na verdade, um pão de trigo, tradicional da ilha da Madeira e de Porto Santo, que se carateriza por ter um formato redondo e achatado.
Segundo aquilo que se conta, o seu nome deve-se ao facto de, no passado, ser cozido sobre um caco de basalto.
Além disso, era um pão popular, pois não necessitava de forno, logo podia ser confecionado por todos, mesmo pelos mais humildes que não possuíam, nem tinham acesso a fornos.
Atualidade
Ainda hoje, o bolo do caco não vai ao forno, sendo cozido sobre uma chapa ou pedra, algo que lhe dá um sabor único e distinto do de qualquer outro pão. Além disso, a massa de que é feito contém um ingrediente pouco comum nas massas para pães e que é a batata-doce.
Hoje em dia, é possível encontrar esta iguaria não só na ilha da Madeira, como também em Porto Santo. Pode ser servido como entrada, acompanhamento ou prato principal, normalmente barrado com manteiga de alho, salsa picada e um pouco de sal, e comido ainda morno.
Onde comprar?
Como a Madeira não fica propriamente ao “virar da esquina”, a menos para quem viva lá, já existem algumas marcas que garantem o melhor e mais original bolo do caco, a quem vive no continente.
Por isso, se não tem possibilidade de ir até à Madeira nos próximos tempos, não hesite em comprar bolo do caco certificado e com selo de qualidade. Aqui ficam algumas marcas que pode contactar para esse efeito:
Outras iguarias madeirenses
Mas se gosta tanta ou ficou tão curioso para experimentar esta iguaria que já está a tratar de marcar uma viagem para a Madeira, saiba que há muitas outras especialidades gastronómicas na ilha que deve mesmo provar.
Referimo-nos, por exemplo, à espetada de carne em pau de louro com milho frito, ao peixe fresco e à poncha (só para dar alguns exemplos).
Receita tradicional de bolo do caco
Ingredientes
1 kg de farinha
750 gr de batatas doces
25 gr de fermento de padeiro
1 pitada de sal
Água, q.b.
Modo de Preparação
– Descasque as batatas, coza-as em água e reduza-as a puré.
– Desfaça o fermento em cerca de 150 ml de água e junte o sal.
– Coloque a farinha numa bancada, abra um buraco no meio e coloque a batata doce e o fermento. Deixe fermentar entre 2 a 3 horas.
– Divida a massa em pequenas porções e espalme.
– Leve a cozinhar de ambos os lados, numa chapa bem quente.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Ovos moles de Aveiro, um doce com história (receita original)
Receita. Bolas de Berlim à portuguesa, história e receita
_