Delicie-se com a autenticidade do Pão Alentejano e com a nossa receita especial! Aprenda a preparar esta iguaria tradicional, conhecida pela sua crosta estaladiça e miolo macio. A origem deste pão está explícita no nome. O pão alentejano é uma tentação que facilmente conquistou o povo local e alastrou-se pelo país. O pão tornou-se bastante popular entre portugueses.
O pão alentejano é feito com tradição e conquista todos logo ao sair do forno pelo aroma. Este pão tradicional é feito de farinha de trigo. Ele apresenta uma crosta crocante acastanhada e destaca-se pelo seu sabor, ligeiramente azedo. O formato do pão alentejano é peculiar. Tem um dos lados mais alto.
Cada mordida no pão fumegante transporta-nos para o melhor do Alentejo. Por isso, o prazer de saborear o genuíno Pão Alentejano revela-se uma experiência especial! Este tipo de pão tem caraterísticas particulares, sendo até bastante usado na culinária alentejana, fazendo parte de pratos como açordas ou migas.
Receita de Pão Alentejano
O pão alentejano é delicioso. O seu sabor único é criado com ingredientes bastante comuns. O pão é confecionado com farinha alentejana e o fermento caseiro. Portanto, com ingredientes tradicionais.
Parte do segredo está no facto de colocar a massa nos fornos tradicionais a lenha, após o levedar da massa. É nestes formos que o pão alentejano forma uma côdea crocante muito apetecível.
O pão alentejano tem uma crosta crocante. Por isso, é frequentemente usado para ir ao forno com alguns recheios. Pode usar a imaginação e colocar o que deseja. Pode optar por colocar produtos mais saudáveis ou aqueles que são uma tentação, mas que não perdoam na hora de ir à balança.
Alguns ingredientes que pode colocar no pão (como recheio ou como complemento) são: fiambre, presunto, mortadela, paio, chouriço, salpicão, manteiga, frango desfiado, bacalhau desfiado, atum, salmão, carne picada, linguiça, alheira, ovo cozido, salsicha, bacon, entre outros.
Se o desejar, pode colocar no fim queijo, para ficar um petisco verdadeiramente irresistível. Existem diversos queijos que podem ser colocados no pão alentejano, para depois gratinar, nomeadamente mozzarella, parmesão, queijo da serra, entre outros.
Acompanhe a refeição com uma salada fresca, feita com alguns dos ingredientes que mais aprecia. Pode usar: salada, rúcula, pepino, cebola, tomate, tomate cherry, queijo feta, entre outros. Para acompanhar, convém escolher uma bebida que harmonize bem com a explosão de sabores. Este prato fumegante pode ser acompanhado por uma cerveja bem fresca. Embora possa escolher outras bebidas (nomeadamente vinho branco, rosé, espumante, sangria), esta será mesmo a melhor opção.
Receita de Pão alentejano
Ingredientes
- 2,5 kg de farinha de trigo tipo 55
- 50 g de sal grosso
- 125 g de fermento de padeiro
- 1,5 L de água
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, coloca-se a farinha num alguidar suficientemente grande.
- – Em seguida, abre-se no centro da farinha um buraco.
- – No imediato, deve colocar no buraco a água morna com o sal.
- – Posteriormente, mistura-se bem o fermento na água.
- – Depois, mexe-se a farinha até que ela absorva totalmente a água.
- – Então, à medida que se amassa, borrifa-se com água tépida.
- – Repita este procedimento sempre que a massa borbulhar.
- – Em seguida, deixa-se a massa em descanso, a levedar.
- – No imediato, cubra o alguidar com um pano.
- – Deixe a levedar (crescendo) 2 a 3 cm no alguidar. Tendem-se os pães.
- – Em seguida, cozem-se em forno bem quente.
- – Deixe no forno durante, mais ou menos, 1 hora.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a preparar:
- Pão recheado com bacon
- Saiba como congelar pão para a semana toda
- Pão-de-Ló de Ovar eleito um dos melhores bolos do mundo (com receita)
Dicas específicas
– O tempo de cozedura irá sempre depender da potência do forno. Se usar um forno a lenha, o resultado é ainda mais apetitoso. Em caso de dúvida, deve ir vigiando a cozedura do pão. Ele deve ser retirado, antes que fique demasiado tostado.
– Se aumentar a temperatura do forno, irá acelerar o processo de cozedura do pão alentejano. No entanto, faça-o só se tiver pressa. Não é obrigatório. Pode manter o forno sempre na temperatura, no caso, nos 200 °C.
– Após retirar o pão do forno, não o corte imediatamente, porque o pão pode não estar totalmente cozido. Se se mantiver intacto fora do forno, o pão continua a cozer durante mais alguns minutos.