Prepare-se para uma explosão de sabores italianos com a nossa receita de esparguete à carbonara! Esta receita clássica é rápida, simples e absolutamente irresistível. Embora os especialistas na arte de fazer massa (ou pasta) sejam os italianos, os portugueses são um dos muitos povos que fica rendido aos encantos deste ingrediente.
Uma das variedades mais populares é a esparguete. Se procura realizar uma refeição nutritiva e saborosa, deve optar por uma esparguete à carbonara. Iremos partilhar consigo uma receita que assegura uma refeição memorável. Não acredita? Então, experimente seguir o passo a passo que propomos…
Dicas para fazer um esparguete à carbonara perfeito
A versão de carbonara que iremos partilhar consigo é uma das opções que pode seguir. Reunimos alguns truques para que possa apresentar à família uma refeição de mão cheia. As sugestões que iremos deixar-lhe permitem tornar a massa ainda mais deliciosa!
Um prato com origem italiana
A origem deste prato não é certa, embora os especialistas nos levem até à zona de Lazio e, em particular, à cidade de Roma. Terá sido por aqui que este prato foi criado. Contudo, certo, é que há atualmente diversas versões de esparguete à carbonara.
Esparguete à carbonara
A massa à carbonara é um prato confecionado com ingredientes simples e acessíveis. Esta refeição de tradição popular recorre a ingredientes que podem ser obtidos com facilidade.
Os ingredientes tradicionais
O prato italiano tradicional é preparado com ovos, parmesão, pimenta e guanciale (trata-se de um tipo de bacon italiano que não é defumado). Este ingrediente conquista todos os que o saboreiam.
Modificar a refeição
Embora a tradição requeira a utilização de poucos ingredientes e um modo de preparação único, a verdade é que dado o sucesso do prato, há várias versões deste prato. Por isso, se quiser adicionar algum elemento que não se encontre na receita, então saiba que representa um afastamento do prato tradicional. Essa pode ser uma opção para quem procura um prato com um toque mais pessoal.
Quantidades
A versão de esparguete à carbonara que iremos apresentar permite-nos uma boa gestão dos ingredientes colocados, sendo possível variar em termos de tipo e de quantidade. Portanto, pode alterar ligeiramente para adaptar aos seus gostos.
Os ingredientes
Para este prato de esparguete à carbonara, pode usar bacon para dar mais sabor ao seu prato. Outro ingrediente opcional que permite enriquecer a refeição são os cogumelos. Ambos os ingredientes podem ser comprados na versão por laminar. São mais baratas e nós podemos assumir o trabalho de os cortar. A sua inclusão nesta receita depende do seu gosto. Sem eles também terá um prato saboroso.
A esparguete
Este prato pode ser confecionado com diferentes tipos de esparguete. Além disso, se preferir, pode utilizar outro tipo de massa.
As natas
Outro ingrediente que pode ser utilizado para tornar a refeição mais gulosa são as batatas. Se preferir, pode utilizar natas light, para tornar o prato menos calórico.
Outro ingrediente distinto
Há outros ingredientes que podem ser adicionados à receita. Por exemplo, espinafres. Desta forma, conseguirá inovar no prato, dando-lhe um toque especial. Este elemento vegetal tornará a refeição mais nutritiva e saudável.
O queijo
Para esta receita de esparguete à carbonara, iremos utilizar queijo Pecorino ralado. No entanto, se tiver a oportunidade de usar queijo Manchego, também combina muito bem com este prato.
A bebida
No momento de servir a esparguete à carbonara, acompanhe com um vinho rosé “Alentejo Portal de São Braz”.
Siga o canal Ncultura no WhatsApp. Clique aqui.
Aprenda a preparar os melhores pratos com esparguete:
- 4 maravilhosas receitas de esparguete com natas
- Receitas de esparguete com molho de tomate. Tão bom!
- Esparguete à bolonhesa, as melhores receitas
Receita de esparguete à carbonara
Ingredientes
- 4 gemas de ovo
- 400 g de esparguete
- 150 g de bochecha de porco
- 100 g de queijo Manchego ou Pecorino
- 2 cl de azeite virgem extra
- Sal q.b.
- Pimenta a gosto
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, numa taça, coloque as gemas com uma pitada de sal.
- – No imediato, acrescente 1/3 do queijo Pecorino ralado.
- – Depois, bata os ingredientes.
- – Em seguida, coloque uma frigideira com azeite a aquecer em lume médio.
- – Então, quando estiver quente, adicione a bochecha de porco cortada em tiras.
- – Posteriormente, deixe cozinhar durante alguns minutos, até alourar.
- – Entretanto, leve ao lume uma panela com bastante água a ferver com sal.
- – Depois, coza a massa na água.
- – Em seguida, siga o tempo de cozedura indicado na embalagem.
- – Posteriormente, após esse tempo, escorra a água da cozedura da massa.
- – Então, verta na frigideira com a bochecha de porco.
- – Depois, mexa bem os ingredientes.
- – Em seguida, com o lume apagado, junte as gemas batidas com duas colheres da água da cozedura da massa.
- – No imediato, mexa durante cerca de 30 segundos.
- – Então, acrescente o queijo Pecorino (ou Manchego) restante.
- – Finalmente, mexa.
- – Está pronto a servir.
- – Sirva de imediato com muita pimenta-preta moída.
- – Bom proveito!