Em Portugal, há uma grande ligação ao vinho. Há diversas produtoras que criaram um legado importante que atravessaram diferentes gerações. A Quinta da Aveleda, em Penafiel, serve de exemplo de um espaço com muita história, com muitos episódios que revelam o seu passado e a sua incrível riqueza. Descubra alguns dos diversos segredos que se encontram escondidos nesta propriedade incomum…
Quinta da Aveleda, um jardim mágico em Penafiel
Quinta da Aveleda tem uma história que se perde no tempo. Há alguns registos sobre a quinta a partir do século XVI. Nessa época, era uma propriedade agrícola composta por um conjunto de quinta.
No entanto, ao longo do passar dos anos, os terrenos foram passando de mão em mão. Manoel Pedro Guedes torna-se o herdeiro legítimo da Quinta da Aveleda, em 1870.
Este homem era alguém com uma grande visão. Manoel Pedro Guedes de Silva da Fonseca dedicou-se à propriedade, fazendo com que ela prosperasse. Ele decidiu plantar vinhas no espaço. Além disso, realizou diversas obras, com o propósito de desenvolver as estruturas da Quinta.
Foram construídos os muros e o portão principal da Quinta, que permitiu delimitar toda a propriedade. Por esta altura, surgiu também a criação do jardim romântico, um espaço surpreendente. Neste local, testemunha-se uma atmosfera especial quase irreal, que muitos definirão como mágica.
Ele ainda construiu uma adega com capacidade para 300 pipas num momento em que a Quinta da Aveleda produzia apenas 30 pipas. A visão de Manoel Pedro é defendida com a frase, “O futuro desta casa será o vinho”.
Há mais de 150 anos de história na Quinta da Aveleda. Ela surge como resultado do sonho Manoel Pedro Guedes, o fundador da empresa. Nessa época, a Quinta da Aveleda produziu o primeiro vinho branco da empresa. Este vinho branco foi provado pelos principais críticos da época, o que aconteceu em Berlim e em Paris. Logo, nesse momento, o vinho comprovou o seu valor, tendo obtido o reconhecimento de qualidade com a conquista de medalhas de ouro e prata.
Foi em 1888 e 1889 que os vinhos Aveleda conquistaram as primeiras medalhas internacionais. Os vinhos da famosa quinta revelaram a sua qualidade, tendo conquistado uma medalha de Ouro na Exposição Internacional de Berlim e arrecadado uma medalha de Prata na Exposição de Paris. Este foi o início de uma epopeia de sucesso, o começo de um percurso que permitiu tornar os vinhos da Quinta da Aveleda conhecidos e apreciados no nosso país e internacionalmente.
Foi a partir dessa época que foi criado o Aveleda, tratando-se de um vinho de grande qualidade, um produto distinto, apreciado por muitas pessoas de diferentes partes do mundo.
Atualmente, este vinho é distribuído por mais de 70 países. As vinhas foram uma das razões que levaram ao crescimento sustentável da empresa. Ao longo dos 150 anos da Aveleda, foram criadas muitas histórias, foram realizados muitos sonhos, foram várias as cinco gerações que contribuíram para as conquistas da Quinta da Aveleda.
Fernando Guedes é filho de Manoel e também um nome emblemático da história da casa. O segundo filho de Fernando, Roberto Guedes, também teve grande preponderância.
Roberto começou a ajudar o pai quando concluiu o serviço militar. Numa família grande, de quatro irmãs e três irmãos, Roberto foi o único na altura a trabalhar na Aveleda e por lá permaneceu.
Em 1946, na altura da morte de Fernando Guedes, os filhos constituíram uma sociedade agrícola para fazerem a administração da propriedade. É neste período áureo que a Quinta da Aveleda conhece um maior desenvolvimento.
O aumento significativo das vendas de Vinho Verde para o Brasil e para os mercados de África ajudaram a assegurar grande prosperidade. Nesta fase de grande sucesso, os melhoramentos realizados na quinta são frequentes.
São realizadas as construções de novos edifícios. Além disso, espaços como os jardins e o parque são aumentados. Por isso, Roberto e Fernando foram duas pessoas muito importantes nesta fase de crescimento da empresa.
Atualmente, o vinho Aveleda está presente na casa de muitas pessoas, sendo perfeito para nos acompanhar em diversos momentos da nossa vida. Tanto pode ser um vinho de mesa que harmoniza perfeitamente com a nossa refeição, como também pode ter protagonismo num momento em família, com amigos, com colegas de trabalho, até para primeiros encontros ou para celebrações de vida ou conquistas.
Como chegar
Morada: Rua da Aveleda, 2, Penafiel
Contactos: 255 718 242 / [email protected]
Loja: Das 09h às 12h e das 13h às 18h. Não encerra. (Durante o mês de dezembro, não encerra ao almoço)
Visitas por marcação a partir de 11 euros (com prova)
Mais informações, aqui.