Este queijo nacional, do Fundão, tem sido reconhecido, mesmo além-fronteiras: Queijo nacional conquista prémio nos “Oscars” da gastronomia! O Queijo Tradicional da Soalheira, oriundo de Portugal ganhou um importante prémio no concurso internacional Great Taste Awards. O evento teve lugar em Londres e juntou mais de 12 mil produtos alimentares de todo o mundo!
A Quinta do Pomar é uma produtora de Joaquim Duarte Alves e recebeu uma estrela pelo seu Queijo de Mistura Ovelha e Cabra. Este foi o único produto de Portugal Continental premiado.
Queijo nacional conquista prémio nos “Oscars” da gastronomia
Este é um dos queijos mais famosos do país, não só devido a este, como a muitos outros prémios que tem vindo a colecionar nos mais variados concursos e certames.
O seu odor intenso e sabor único contribuem para a sua popularidade e, obviamente, para o seu reconhecimento e medalhas recebidas. Outro aspeto importante é facto de seguir um fabrico tradicional ao longo de todo o processo, tornando-o num produto genuíno e de grande qualidade.
Conheça, aqui, todos os prémios já recebidos pelos Queijos da Soalheira.
Leia também:
- Tintos e brancos do Continente conquistaram 48 medalhas de ouro em 2020
- Não é Tinto! É um branco nacional e venceu a medalha de ouro em Itália
- Tinto nacional arrecada medalha de ouro em Bruxelas
- Tintos e brancos da vinícola que vale ouro no Wines of Brazil Awards
- Vinho tinto brasileiro conquista medalha de ouro
Queijaria Joaquim Duarte Alves
Esta queijaria dedica-se à produção de queijo de ovelha e cabra. É uma empresa familiar que coloca muito amor em todos os queijos que produz. De acordo com o júri do International Great Taste Awards, o prémio atribuído ao queijo Soalheira “é a prova que estamos perante um dos melhores queijos do mundo em rigorosa, prova cega internacional”.
Diariamente, esta queijaria usa mais de cinco mil litros de leite, os quais originam cerca de mil queijos de ovelha, cabra ou ovelha e cabra (queimoso, típico da região, e curado).
Queijo Tradicional da Soalheira
Este queijo de ovelha ou de cabra é uma marca registada. Ele pode ser curado, de pasta semi-dura ou semi-mole, ligeiramente amarelada, com alguns olhos pequenos, obtido por esgotamento lento da coalhada, após a coagulação da mistura de leite cru de ovelha e cabra por ação do coalho.
Também existe o queijo de Ovelha e Cabra Queimoso, um queijo curado, de pasta dura ou semi-dura, de cor ligeiramente acinzentada, com pequenos olhos, sem crosta, obtido pelo esgotamento da coalhada, após a coagulação da mistura de leite cru de ovelha e cabra por ação do coalho.
Para o fabrico, é sempre usado leite fresco, cru e puro, sem aditivos. Apenas são acrescentados sal e flores de cardo secas para que coalhe. Um método absolutamente artesanal que lhe confere um sabor realmente distinto.
Alguns dos queijos da Soalheira
QUEIJO DE OVELHA E CABRA CURADO
Queijo curado de pasta semi mole, branco marfim com alguns olhos pequenos. Tem um aroma e sabor acentuados, obtidos através do esgotamento lento da coalhada, após a coagulação do leite cru de ovelha e cabra, por ação do coalho animal.
A casca ou crosta possui uma cor amarela bem formada fina e lisa. Tem a forma de um cilindro baixo regular, com ligeiro abaulamento lateral e bordos bem definidos.
Deve ser conservado em local fresco e seco, podendo ser colocado à temperatura ambiente, antes de ser servido.
QUEIJO DE OVELHA E CABRA CURADO MERENDEIRA
Queijo curado de pasta semi mole, branco marfim com alguns olhos pequenos. Possui um aroma e sabor acentuados, obtidos através do esgotamento lento da coalhada, depois da coagulação do leite cru de ovelha e cabra, por ação do coalho animal.
Tem uma casca ou crosta de cor amarela, bem formada, fina e lisa. A sua forma é equivalente a um cilindro baixo regular, com ligeiro abaulamento lateral e bordos bem definidos.
Deve ser conservado em local fresco e seco, podendo ser colocado à temperatura ambiente, antes de ser servido.
QUEIJO DE OVELHA E CABRA CURADO QUEIMOSO
Queijo curado de pasta semidura, branco acinzentado com poucos olhos. Na boca, apresenta um aroma e sabor bastante acentuados, conseguidos pelo esgotamento lento da coalhada, depois da coagulação do leite cru de ovelha e cabra, por ação do cardo. É curado em palha, seguindo o modo tradicional.
Deve ser conservado em local fresco e seco, podendo ser colocado à temperatura ambiente, antes de ser servido.
Saiba mais sobre esta fantástica queijaria e os seus produtos, aqui.