O docinho perfeito para os dias quentes de verão! Desfrute do sabor destas queijadas de laranja húmidas deliciosas! Ninguém resiste! As queijadas são um lanche perfeito para um momento especial, de convívio. No entanto, pode ser servido em diferentes contextos, até num pequeno-almoço solitário. No presente artigo, irá aprender a fazer queijadas de laranja húmidas em casa. A sua doçura e textura permitem que se possa servir como sobremesa ou lanche.
O sabor das queijadas de laranja húmidas é fantástico. Derretem na boca, deliciosas e suaves. Iremos partilhar uma receita tradicional e faremos ainda um conjunto de sugestões, para que possa surpreender a família com este doce que prima pela delicadeza e por uma explosão de sabores.
As queijadas de laranja húmidas são um clássico que não deixa ninguém indiferente e que delicia miúdos e graúdos.
Queijadas de laranja húmidas
As queijadas são um lanche prático e saboroso, que torna qualquer momento de convívio mais alegre. Enquanto se troca dois dedos de conversa com amigos e/ou familiares, podemos saborear algo verdadeiramente maravilhoso.
Estas queijadas são deliciosas e podem ser feitas com poucos ingredientes. Em passos simples, consegue-se apresentar um lanche fantástico.
Como se sabe, há muitas laranjas no país. Algumas regiões têm uma grande produção deste tipo de fruta. A produção da laranja em Portugal só é superada pela produção da maçã. A laranja é a segunda fruta mais produzida no nosso país.
Estas queijadas de laranja molhadas permitem aproveitar o excesso de laranjas e impedem o desperdício. Esta versão de queijadas é uma das mais fáceis que se pode conhecer! Iremos partilhar a receita e algumas sugestões, para que nada falhe e apresente umas queijadas perfeitas.
As queijadas de laranja molhadas são tentações tradicionais que conquistaram os portugueses. Este doce típico está presente nas melhores pastelarias de norte a sul do país.
As queijadas podem ser acompanhadas de diferentes formas, nomeadamente com café, chá, leite, sumos naturais, limonada, entre outras opções. Este docinho tão agradável destaca-se pelo seu toque húmido que o torna num verdadeiro mimo!
Queijadas de laranja húmidas
Ingredientes
- 4 ovos
- 2 laranjas raspas
- 350 g de açúcar
- 100 g de farinha
- 35 g de manteiga
- 500 ml de leite
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, pré-aqueça o forno e coloque-o a uma temperatura de 170 ºC.
- – Depois, deve ferver o leite com as raspas de 1 laranja.
- – Em seguida, deve aquecer a manteiga, para a ter derretida.
- – Posteriormente, coloque o açúcar, a farinha e a manteiga derretida numa taça.
- – No imediato, deve misturar muito bem os ingredientes da taça.
- – Em seguida, acrescente os ovos, coloque-os um a um, batendo sempre bem.
- – Depois, junte 2 ou 3 colheres de leite para permitir que a massa se ajuste à temperatura.
- – No imediato, acrescente o restante do leite para cobrir e misture.
- – Posteriormente, adicione mais 1 raspa de laranja.
- – Em seguida, deve untar as formas com manteiga.
- – Depois, coloque as formas em assadeiras.
- – No imediato, deve encher cada uma das formas com a mistura, até cobrir.
- – Então, deve colocar a água até que a água esteja na metade da forma.
- – Posteriormente, coloque as assadeiras no forno.
- – Finalmente, deixe cozinhar em banho-maria por cerca de 30 minutos.
- – Depois, deve colocar as queijadas no frigorífico por uma hora, mínimo.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a preparar:
- Queijadas de Sintra tradicionais
- Broas de mel com canela
- 20 maravilhosos doces tradicionais portugueses
Dicas específicas
– Há várias estratégias que podem fazer-nos confecionar queijadas de laranja. Contudo, esta é uma das melhores, quando se pretende fazer queijadas de laranja húmidas.
– As queijadas sempre ficam mais saborosas quando vão para o frigorífico. Devem ser servidas frias. Se quiser dar-lhe um toque distinto, pode colocar queijo fresco na lista de ingredientes. Este elemento deve ser acrescentado com o leite e a farinha, regra geral.
– Tenha em conta que a quantidade de queijo fresco deve ser metade da quantidade de leite. Contudo, se for queijo fresco, deve acrescentar sumo de duas ou mais laranjas, para garantir que as queijadinhas ficam mesmo húmidas.
– A quantidade de açúcar e de laranja pode ser ligeiramente alterada consoante o seu gosto. Domine esta receita e nas próximas vezes que fizer queijadas faça adaptações para testar as diferentes possibilidades.
– Para controlar o ponto de cozedura, recorra a um palito.