O mundo do desporto tem dado salários exorbitantes, mas ao longo da história isso também se verifica! O atleta mais bem pago de sempre era natural de Lamego…
O desporto motiva fervorosas paixões, sendo os melhores atletas idolatrados como verdadeiros falsos deuses. Existem nomes emblemáticos como Leo Messi, C. Ronaldo, Neymar, Kylian Mbappé (todos futebolistas), Floyd Mayweather ou Manny Pacquiao (pugilistas), Tiger Woods (Golfista), Roger Federer ou Rafael Nadal (ambos tenistas).
O atleta mais bem pago de sempre não é nenhum destes atletas de excelência que marcaram e marcam a história do desporto recente.
No passado, existiu um atleta que foi recompensado pelos seus méritos de uma forma que faria os atletas de hoje corar de vergonha… Vamos dar uma pista: o atleta mais bem pago de sempre era de Lamego!
O atleta mais bem pago de sempre é português e não é o Ronaldo
O nome do atleta mais bem pago de sempre é Caio Apuleio Diocles (em latim, Gaius Appuleius Diocles) e era natural de Lamego. O seu desporto não envolvia bola. Este lusitano do século II era condutor de quadrigas. Tendo em conta os devidos câmbios e ajustes financeiros, com espaço para margem de erro, estima-se que Caio Apuleio Diocles tenha ganho mais de 13 mil milhões de euros.
O estudo
De acordo com Peter Struck, que é professor de estudos clássicos da Universidade da Pensilvânia e autor de um estudo que se debruçou sobre esta matéria, Caio Apuleio Diocles terá ganho mais de 35 milhões de sestércios.
Este era um valor colossal. Seria na época uma quantia que permitia abastecer de cereais a cidade de Roma ao longo de um ano! Esta quantia seria o equivalente a 13 mil milhões de euros. Por isso, Caio Diocles é o nome que merece o título de desportista mais bem pago de sempre.
Caio Apuleio Diocles
Caio Apuleio Diocles nasceu em Lamecum (atual Lamego) que pertencia a Emerita Augusta, no ano de 103 d. C. Emerita Augusta era capital da Lusitânia num território que podemos indicar como sendo a atual cidade de Mérida em Espanha.
Os romanos apoderaram-se do território, fazendo de Diocles um hispano-romano. Este condutor de quadrigas (“auriga” ou “agitator”) foi um atleta de eleição, revelando os seus talentos nos hipódromos romanos do século II d.C. A sua carreira foi bem mais longa do que a média. Ao longo de 24 anos, Caio Apuleio Diocles realizou milhares de corridas, tendo vencido cerca de um terço das corridas realizadas.
Se compararmos estes números com os dos atletas atuais, percebemos que o número de vitórias dos desportistas de eleição, que hoje idolatramos, são bem superiores aos revelados por Caio, mas são contextos distintos e desportos muito diferentes.
Caio Apuleio Diocles representou um caso raro, pois um auriga dificilmente permanecia tanto tempo nessa atividade, já que muitos morriam nas corridas, ficavam feridos ou afastavam-se mais cedo.
Diocles teve a capacidade, o talento e o engenho de se manter sempre a salvo durante as corridas, ficando célebre por apresentar uma velocidade incomum na ponta final. Ele competiu até aos 42 anos de idade e foi o mais famoso vencedor de corridas de quadrigas, tendo sido um dos maiores atletas da sua época. Pelos seus sucessos históricos, Diocles foi homenageado na cidade de Roma. Diocles morreu depois de 146 d.C.
Comparação
Se compararmos os 13 mil milhões de euros ganhos por Caio Apuleio Diocles na sua carreira com os 265 milhões de euros ganhos pelo pugilista Floyd Mayweather (em 2015) ou com os 70 milhões de euros ganhos por Cristiano Ronaldo, percebemos que a diferença é assinalável, não é verdade?
NCultura
Se leu o nosso artigo e gostou, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!
Gostei do artigo, pela sua descrição e porque não conhecia esta figura do desporto destes tempos antigos.
Muito Obrigado