Seja pela facilidade da automática ou pelo envolvimento da manual, leia a nossa comparação entre ambas e decida qual a melhor caixa de velocidades para si. A caixa de velocidades pode ser manual ou automática. Tratam-se de duas opções distintas com as suas especificidades. É importante conhecer bem ambas para se escolher entre uma e outra, com consciência.
Optar entre elas não consiste tanto em definir se uma é melhor que a outra, porque cada condutor tem as suas particularidades. Trata-se de uma questão de gosto.
Qual a melhor caixa de velocidades: automática ou manual?
Não há uma resposta adequada a essa questão. Dependerá sempre do condutor. Cada cabeça, sua sentença. O perfil do condutor define a opção mais indicada para si. Não há uma opção consensual como a melhor.
Para quem prefere tranquilidade, a forma automática funciona perfeitamente e realiza parte do trabalho da condução. As pessoas que preferem sentir nas mãos o constante controlo do carro, seguramente que preferem a caixa de velocidades manual, porque requer uma maior envolvência na condução.
A caixa de velocidade automática
Esta opção permite uma condução que prima pela tranquilidade. A caixa de velocidade automática retira a necessidade de ter o pedal de embraiagem.
A caixa de velocidade manual
Esta opção permite ao condutor comandar o carro. Ela faz com que o carro reaja às necessidades de quem o conduz, indicando manualmente o que fazer.
Quais as diferenças entre a caixa de velocidades automática ou manual?
Uma caixa de velocidades automática não consegue transmitir as mesmas sensações que uma manual, que proporciona uma experiência mais completa e estimada pelos amantes da condução. Muito do prazer que se tem em conduzir um automóvel passa pelo poder que é conferido no momento de comandar um veículo. Existe uma interação singular entre condutor e viatura. Desta forma, tendencialmente, os condutores que amam conduzir com uma caixa de velocidades manual preferem uma condução mais desportiva, com três pedais e uma alavanca de velocidades.
A interação do condutor com a caixa de velocidades revela-se uma das principais diferenças entre as duas caixas. Enquanto as caixas manuais requerem uma utilização constante, as automáticas somente são usadas para acelerar ou travar. Em Portugal, as caixas de velocidades manuais que necessitam de um pedal de embraiagem são as de uso mais generalizado. O pedal tem de ser pressionado para engrenar cada velocidade.
Esse processo é realizado com uma alavanca de velocidades, que permite identificar o esquema de engrenamento de todas as velocidades presentes no nosso automóvel. As caixas CVT (Continuously Variable Transmission) proporcionam alterações suaves e sem passar por “patamares de velocidades”. Este sistema permite assegurar melhores consumos e uma resposta na aceleração, que se torna mais linear e equilibrada. Aos poucos, a preferência pela caixa automática tem crescido, especialmente para circuitos citadinos ou para a realização de viagens mais longas.
Vantagens da Caixa de Velocidades Manual
- Esta opção é perfeita para quem gosta de conduzir.
- Se alguém prefere sentir toda a parte mecânica de um automóvel, esta será a melhor opção.
- Esta solução apresenta maior oferta de peças de reposição. Acontece com naturalidade, porque os automóveis com esta opção são mais comuns. Por isso, torna-se mais fácil encontrar peças de substituição.
- A manutenção desta caixa de velocidades é mais baixa e barata.
- Esta opção assegura melhor poder de controlo sobre o carro.
- Neste caso, quem gere a potência do motor é o condutor.
- Os consumos dos carros com esta opção são mais controlados.
- Quem gere a performance do carro é o condutor. Ele consegue controlar os consumos do motor da melhor forma.
Aprenda a cuidar do seu carro como ninguém:
- Truques para acabar com a humidade no carro
- Aprenda a limpar o carro por dentro e por fora e deixe-o como novo
- Como desembaciar os vidros do carro rápida e eficazmente
Vantagens da Caixa de Velocidades Automática
- A condução é mais simples. Quase não existe necessidade do recurso a mudanças.
- Esta opção é perfeita para condutores mais inexperientes, porque possibilita uma condução mais prática e intuitiva.
- A caixa de velocidades automática procede a todos os trabalhos que envolvam a embraiagem e as mudanças, mesmo em situações mais complicadas. Uma vantagem que permite evitar que o carro vá abaixo tantas vezes.
- A transição de mudanças é suave.
- As velocidades nesta opção são engrenadas de forma automática. Por isso, são as mais apropriadas para o contexto.
- Esta caixa de velocidades proporciona uma aceleração excecional.
- Esta opção permite uma economia de combustível.